segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Quatro coisas que devemos fazer para alcançar o alvo

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
devocionaisdoprebjaniosdeoliveira.blogspot.com/




“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão” (Fp 3.13).

*
Um dos maiores motivos que os cristãos deixam de servir a Deus, é que perderam de vista o alvo. Se você não tiver alvos na vida você não faz nada. Soldados precisam de alvos. Homens de negócios precisam de alvos.

Alunos precisam de alvos. Cristãos precisam de alvos. Alvos nos dizem aonde vamos, o que vamos acertar o que devemos fazer. Você que tem tropeçado ou caído e está achando difícil de ir para frente com Deus de novo. Eu acho que esta passagem tem o que precisas para te levantar e alcançar o alvo na sua carreira até o destino final.

A vida cristã é uma busca constante da perfeição! E para alcançarmos o "Alvo”:

1)Devemos esquecer as coisas do passado (v.13b)

A coisa importante não é onde você esteve, mas para onde você se dirige. Ninguém pode se lançar às esperanças e conquistas do futuro, se viver na lama do passado. Paulo estava determinado: “não deixarei o meu passado impedir o meu futuro.”

Será que Paulo tinha coisas das quais queria esquecer? Muitas.

Lembre-se que antes que ele se tornasse um crente, um apóstolo, ele foi um assassino; ele foi um blasfemador; ele foi um perseguidor da Igreja; ele tinha que esquecer as dores do passado; ele sofreu muito, foi combatido, perseguido, naufragado, deserdado pela família, preso, caluniado...

Paulo teria que esquecer não somente os pesares das culpas passadas, como também as glórias passadas.

Você terá que limpar a gaveta do seu passado e esquecer as falhas passadas se quiser prosseguir com Deus. O Significado a palavra esquecer, não é varrer da memória, mas deixar de ser influenciado ou ser controlado por.

Exemplo: Deus diz no livro de Isaías: “Dos teus pecados não me lembro mais.” Quer dizer que Deus tem uma má memória? Não.

O que Deus está dizendo é isto: não permitirei que aquilo que você fez no passado influencie o Meu relacionamento com você no presente.

Não permitirei que os pesares passados, tuas culpas passadas, tuas glórias passadas se coloquem entre ti e Mim. Assim deve ser conosco em relação a tudo que quer nos impedir de crescer e prosseguir para nosso alvo maior: a eternidade com Cristo.

Aplicação: Amados, não se deixem ficar presos ao passado. Viva o presente e creia que o futuro está sendo preparado por Deus. O texto ainda nos mostra que, para alcançar o alvo:

2) Devemos avançar para as coisas que diante de nós estão (v.13c)

“...e avançando para que as que diante de mim estão...” – A vitória de Josué viria, mas ele não poderia perder o alvo, pois assim teria a vitória: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.” (Js 1.7)

Uma postura que glorifica a Deus – Essa postura deve ser de conquista, independente das dificuldades que nos possam advir. Na famosa seleção de Gideão (Juízes 7.3), o primeiro perfil a ser desconsiderado para fazer parte do exército de Deus era ser “tímido e medroso”. Não foi por quantidade (somente 300 homens), mas foi na força de Deus.

Não podemos temer antes mesmo de qualquer luta! Alguns irmãos (ãs) sofrem por antecipação quando é de Deus há vitória! a luta não chegou ao fim e a vitória é nossa pelo sangue de Jesus!

3)Devemos buscar o prêmio Glorioso (v.14)

“...prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” – Para os que trabalham no final de mês ou do serviço temos um salário, para os que estudam no final da prova vem a aprovação, para os que têm a sua vida pautada na palavra de Deus irão alcançar bênçãos.

Está reservado para nós um prêmio, uma dádiva, uma graça de Deus, todavia só irão alcançar aqueles (as) que subirem os “degraus”. Tem muita gente dando um passo maior que a “perna”! Querem bênçãos, vitórias, graças de Deus, entretanto não querem nada com consagração, renúncia, compromisso, fidelidade (a denominação, aos dízimos e ofertas, pastores, lideranças).

4. Devemos viver em santidade ao Senhor (Hb 12.14)

a)- A vontade de Deus para conosco é a nossa santificação (Its 4.3-7).

b)- Ande com Deus, viver em comunhão constante com Ele; viva o lindo relacionamento de amor-Pai e filho.

Ex. Enoque (Gn 5:21-24)

c)- Viva de acordo com os princípios de Deus; o Cristão verdadeiro diz: “assim diz o Senhor, e não, assim diz a maioria”.

d)- Consagre novamente sua vida ao Senhor; permita que Ele grave em seu coração, “Santidade ao Senhor”.

e)- Comprometa-se com uma vida santa em Cristo até o fim.

O que Paulo deseja? – Ele anseia ser liberto completamente do pecado e alcançar a perfeição. “Prêmio” a palavra (grega) indica um corredor de olimpíadas; quando vencia, ele recebia uma quantia em dinheiro e era colocado em lugar de honra, sentava-se na primeira classe.

Paulo falou sobre isso aos coríntios: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.”(1Co 9.25), e para Timóteo: “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.” (2Tm 2.5) – A vida cristã é uma caminhada em busca do “Prêmio”, a saber: a Perfeição eterna.

A advertência em Apocalipse - Nos capítulos 2 e 3, João recebeu a ordem de Cristo para escrever às sete Igrejas da Ásia. Assim ele coloca cada uma de suas características, algumas boas outras ruins.

Ali é ressaltada, no final de cada carta a expressão: “ao vencedor”(Ap. 2.7, 17, 26; 3.12,21). Para os que permanecem, os que lutam, há um prêmio, há um benefício, por isso não podemos nos abater e perder a luta sem esforço.

Amados, temos muitas metas e conquistas como: aumentar o número de pessoas salvas e batizadas, abrirem novas frentes de trabalho, concluir às obras (congregação, casa pastoral e novo templo).

Por isso, se inclua neste exército! Não se deixe abater por “boatos”, “mentiras”, “desânimos”, “murmuração” e outras que tentam minar a obra de Deus.

Prossiga para o alvo almejando o premio, a perfeição em Cristo, pois ele nos salvou: “…para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros” (1Pe 1.3)

Deixamos de prosseguir para o alvo quando desvalorizamos o prêmio prometido por Jesus Cristo.

Há uma vida muito melhor que esta no céu, mas vejo muitos irmãos esquecidos desta verdade e satisfeitos com coisas que não passam de sombras em comparação àquelas que ainda virão (Cl 2.17). A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp 3.20).


Para nós, portanto, está prometida uma vida eterna com Cristo (Tt 1.2). Nós esperamos esta felicidade plena, que virá junto com o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus (Tt 2.13). Por isto, sabemos que, [quando e] se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, [que] não [é] construída por mãos humanas (2 Co 5.1).

Fazemos bem em lutar pela cidadania terrena, mas fazemos mal em pensar que toda a nossa esperança se esgota na obtenção desta cidadania. A melhor é aquela a que teremos acesso com a volta de Jesus Cristo.

Fazemos bem em buscar a felicidade, aqui e agora, mas fazemos mal em nos cansar nesta busca, porque isto não nos satisfará. Haverá felicidade plena com a volta de Jesus Cristo.

Fazemos bem em construir casas próprias e melhores, neste nosso tempo, mas fazemos mal em esquecer que Deus construiu para nós uma casa eterna, que ganharemos com a volta de Jesus Cristo.

Apesar de tudo isto, muitos irmãos não entendem que partir e estar com Cristo é muito bom (1 Co 1.23), seja o presente ruim ou muito bom. Muitos irmãos pensam que a esperança cristã é apenas para esta vida e, ao viverem assim, se tornam dignos de lástima (1 Co 15.19).

Devemos olhar para o alvo e para o prêmio destinado a quem conquista a vitória.

Sabem por que nunca desanimei, mesmo quando pressionado? É porque eu não tirei o meu olhar do alvo. Sabem porque, depois de ter recebido a salvação, nunca dei ouvidos aos cantos do presente século? É porque eu nunca me esqueci do prêmio reservado para mim.

Eu sei que vencerei e anseio por aquele dia quando o presidente do Comitê dos Jogos Olímpicos eternos vai me chamar pelo nome, esperar-me no pódio celestial e me entregar a coroa da vitória, que é o próprio Jesus Cristo: Ele é a minha coroa.

Meu alvo é Jesus Cristo: eu quero ser como Ele.

É para Ele que eu corro. É por Ele que eu corro. Eu serei como Ele, quando me encontrar definitivamente com Ele. Meu prêmio é Jesus Cristo: é a Ele que eu quero e eu O alcançarei de modo completo quando eu acabar a minha corrida.

Meus irmãos: não importa em que estágio esteja na corrida, se perto do estádio ou no começo da carreira: não tirem os olhos do Alvo; não esqueçam o Prêmio guardado para lhes ser entregue.

Tenham sempre em mente que, pelo poder que capacita [Jesus] a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, Deus transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao corpo glorioso [de Jesus] (Fp 3.21).

Meus irmãos: nesta caminhada, não se esqueçam que perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus (Fp 4.5-7).

Gosto desta dinâmica da fé: já recebemos tudo, a salvação; mas não alcançamos ainda a glorificação. Eu quero meu corpo glorioso como o de Jesus. Estou certo que vocês também têm o mesmo desejo.

Como filhos de Deus nós temos um alvo claro, a pátria celestial, um corpo glorificado como o do Senhor Jesus, o céu, a vida eterna com Deus e sua família. Esqueça o que ficou para trás e prossiga para o alvo, para o premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Seja forte e corajoso, seja perseverante, seja ousado, continue firme na fé, olhe firmemente para Jesus, prossiga para o alvo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário