sexta-feira, 25 de novembro de 2011

As prioridades do cristão

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
devocionaisdoprebjaniosdeoliveira.blogspot.com/




Cada vez mais as coisas estão mais aceleradas, porque o tempo passa mais rápido. A vida está mais agitada. Muitas vezes as agendas estão tão cheias de ocupações que o cristão corre o risco de se descuidar da leitura da Biblia e da oração.

Pela manhã corre para não chegar atrasado ao trabalho e á noite chega a casa cansado! as semanas passam sem que haja um contacto real com o Senhor. Se consagrarmos a Deus o começo do nosso dia, provavelmente as horas seguintes Lhe serão consagradas também. Porém, se deixarmos passar esse momento priveligiado, todo o dia pode estar perdido para o Senhor.

Não procuremos desculpas, coloquemos nossas prioridades em ordem: assim poderemos enfrentar o dia na paz e na vitória da fé.

Ao nos descuidarmos da leitura das Sagradas Escrituras sentimos um vazio. Talvez tentemos preenchê-lo com o que o mundo oferece, porém, isso não nos irá ajudar. Confiemos em Deus, que nos reservou algo melhor; o gozo da presença de Jesus. Reservemos tempo para orar e ler a Biblia. Busquemos ao Senhor Jesus. ELE também deseja ter comunhão connosco.

*
A palavra prioridade em português deriva do termo latino “prioritas” que significa “o que está mais avançado”, dando a entender que o portador da prioridade ter o direito de passar à frente de outras coisas. Resumindo podemos dizer que a prioridade é a coisa mais importante e por isso dever ser executada em primeiro lugar.

• Eu e Deus

Meu relacionamento íntimo com Deus deve ser a primeira prioridade. Reservar um tempo diário a sós com o Pai, orando, adorando e lendo Sua palavra, desenvolvendo o relacionamento íntimo da verdadeira adoração, falando com Ele e ouvindo Sua voz, em obediência e amor; refletir a Glória de Cristo, assumindo minha nova natureza, ESPIRITUAL, vivendo um novo estilo de vida, como um autêntico discípulo de Jesus, transformando meu caráter para ser cada dia mais semelhante a Ele;

Ser guiado pelo Espírito Santo e não mais pelas minhas vontades, sentimentos e emoções, mas sim, desenvolvendo o fruto do Espírito, revestindo-me de toda armadura espiritual, orando e louvando sem cessar, em novidade de vida.

Em um mundo marcado por tantas doenças, em que o câncer e a depressão corroem o corpo e a alma, mais uma enfermidade foi descoberta. Trata-se da chamada síndrome da pressa, ou, em outras palavras, síndrome da “falta de tempo”. Quais são os seus sintomas?

O modo como modelamos o nosso tempo é determinado, geralmente, por nossas prioridades. Nossas prioridades, por sua vez, são influenciadas por nossos valores.

Assim, o “como usamos nosso tempo” tem a ver com o que é verdadeiramente importante para nós. Nos dias atuais, todavia, também vivenciamos a chamada “tirania do urgente”, ou seja, vivemos correndo de um lado para o outro, dedicando o nosso tempo a “apagar os incêndios” que surgem repentinamente.

Várias coisas requisitam nossa atenção se declarando como urgentes, como algo que não pode ser deixado para depois. Por causa disso, constantemente podemos dar prioridade ao que não consideramos verdadeiramente importante.

A maneira como utilizamos o nosso tempo, na verdade, é o nosso estilo de vida. Tempo é vida. Portanto, Deus está profundamente interessado em nossa agenda e tem o que dizer a esse respeito.

Se a nossa agenda é determinada pelas nossas prioridades, as quais são influenciadas pelos nossos valores, há valores certos e errados, que podem estar ou não de acordo com os propósitos de Deus para o ser humano. Assim, a Bíblia, a Palavra de Deus, nos diz quais são as prioridades que, segundo Ele, devem orientar a nossa vida.

As prioridades deste mundo são:

1. Ganhar dinheiro

2. Possuir coisas materiais

3. Ter sucesso

4. Ter poder

5. Gozar vida

6. Sentir-se bem

7. Melhorar o nosso corpo

8. Valorizar a família

9. Satisfazer os desejos

10. Ter alguém especial como companheiro

Deus, em sua Palavra, tem o que dizer sobre isso, apontando qual é a ordem prioritária que pessoas, tarefas e coisas, ou, em outras palavras, ser, fazer e ter deve ter em nossas vidas.

Jesus, nos Evangelhos de Mt 10:39; Mc 8:34-35; Lc 9:23, afirma com ênfase que se alguém quiser vir até Ele, negue-se a si mesmo, tome a cada dia sua cruz e siga.

O que Jesus quis dizer com negar-se a si mesmo para poder chegar-se até ele? Será que Jesus quis dizer que o homem tem que se anular por completo neste mundo? Ignorar todas as coisas que aqui estão? Não, Jesus não quis dizer isto.

Em outra passagem, apesar de afirmar que os discípulos não eram do mundo, mas estavam no mundo, afirma também na sua oração pelos mesmos que não os tirasse do mundo, mas os livrasse do mal, santificando-os na verdade (Jo 17:14 - 17). Então qual o alcance das palavras de Jesus quando manda negar-se a si mesmo?

Negar-se a si mesmo significa não viver as nossas coisas em primeiro lugar, não viver as coisas que o mundo oferece que são contrárias aquilo que Deus requer do homem. E o que é não viver minhas coisas em primeiro lugar? É priorizar Deus e fazer escolhas certas, ou seja, colocar sempre as coisas de Deus no primeiro plano; é assim que As Escrituras nos ensinam em vários ordenamentos.

Em várias passagens, a Bíblia repete: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma de todo o teu entendimento” (Dt 6:5; Mc 12:20).

Mas será que se perguntarmos aos membros da igreja se amam a Deus, não obteríamos a resposta sim? Aqui é que começa a profundidade deste texto, todos amam a Deus, mas onde está Deus no momento das escolhas pessoais?

Amar a Deus de todo o nosso coração de toda a nossa alma é priorizar a Deus, mas como priorizo Deus? Nas minhas escolhas diárias, nas pequenas e nas grandes coisas de nossa vida.

Como posso constatar isto? Simples, quando muitas vezes coloco meu pai, meu filho, meu esposo, esposa, namorado, namorada, meu trabalho, meus estudos, meu lazer, meus projetos de vida pessoal acima de Deus, não estou priorizando Deus.

Isto é perigoso demais, pois Cristo afirma, perguntando: “O que aproveita o homem ganhar o mundo todo e perder a sua alma” (Lc 9:25). De nada adianta tentar construir uma vida com bases não sólidas. Quando não priorizo Deus, estou construindo minha casa sobre a areia e não sobre a rocha, que é Cristo, como nos ordena as Escrituras.

A quem devo agradar: a Deus ou ao homem? Devo agradar a Deus através da obediência a sua lei, e só posso guardar corretamente a sua lei se priorizá-lo sempre. Muitas vezes não vou agradar a todos os homens se eu priorizar Deus.

O apóstolo Paulo afirma em Gálatas 1:10 que a persuasão deve ser a Deus e não aos homens, e nosso agradar deve também ser a Ele, pois se procuro agradar aos homens, não sou servo de Cristo.

Portanto, não posso servir a dois senhores, ao mundo e a Deus (Mt 6:24).

O texto se refere a outro Deus, mas a interpretação do texto não pode ser literal, pois há muitas coisas que temos e acabam sendo o nosso deus.

Sempre que coloco Deus em segundo, ou terceiro lugar, estou tendo outro deus acima do Deus Eterno e Verdadeiro, e estarei infringindo o primeiro mandamento do Decálogo divino: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êx 20:3).

Reflitamos: O que tem sido prioridade na nossa vida? Deus ou todas as outras coisas que já citadas? Que lugar Deus ocupa na minha e na sua vida? Qual a conseqüência que sofreremos em nossas vidas se não priorizarmos Deus? Tudo tem seu preço, e o preço para aquele que serve a Deus e não o prioriza é caro. O que esperaremos de Deus se não o priorizamos?

No livro de Marcos 8:35, Cristo afirma que: “Qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará”.

A grande e incrível conseqüência de priorizarmos a Deus sobre todas as coisas é a nossa Salvação. Não há nada maior do que isto. O que o homem não faz para salvar esta vida material quando se encontra enfermo? Procura todos os meios materiais e espirituais para salvar este corpo corruptível da morte, e o que temos feito para livrar nossa vida da morte espiritual que é a segunda morte? Tenho priorizado Deus?

Além do plano futuro da Vida Eterna que é o bem maior do homem, há outras conseqüências materiais nesta vida de benção ou maldição (leia Deuteronômio 28: 1-14).

Há bênçãos que Deus reserva para aqueles que o priorizam e guardam os seus mandamentos, mas há também maldições descritas em Deuteronômio 28: 15-28 para aqueles que deixam Deus em segundo plano e não guardam seus mandamentos.

As bênçãos ou maldiçoes estão nas mãos de Deus, mas dependem de nossa atitude, pois o arbítrio é livre. Somos donos do nosso querer; nossas ações e atitudes são livres; o bem ou o mal depende de nossas escolhas.

Deus é misericordioso, mas exige em sua palavra honra a Ele. Se priorizarmos a Deus sobre todas as coisas, estaremos dando honra e glória a Ele, então todas as cadeias do mal se quebrarão. Serei feliz por uma simples razão: Deus é o meu ajudador é o meu guia em todos os momentos difíceis ou fáceis de minha vida, pois isto é promessa. Todo o restante das coisas da minha vida será mera conseqüência desta prioridade que darei ao meu Criador.

Lembre-se sempre: serei benção, serei cabeça e nunca cauda, além do grande significado que minha vida terá, pois o mundo passa, mas o que fica é aquele que faz a vontade de Deus.

E então, amigo, irmão, não vale à pena priorizar Deus?

As coisas deste mundo são fáceis? Não, não são, mas Cristo já disse alertando-nos: “No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo, vos vencereis” (Jo 16:33)

Mas como vou vencer as dificuldades para priorizar Deus? Tendo fé, esperança de que aquilo que estamos fazendo não é em vão, de que o nosso Deus vive e Cristo afirmou que tudo que pedirmos ao Pai em seu nome, Ele nos daria (Jo 16:23-24).

Na sociedade atual, ativista e materialista, vivemos uma crise entre pessoas, tarefas e coisas, ou entre ser, fazer e ter. O mundo nos diz que tarefas e coisas são mais importantes. Ou, ainda, que o ter deve ser a prioridade. Pessoas são valorizadas pelo que fazem e pelo que têm.

Suas identidades são determinadas por isso. Quando se quer conhecer uma pessoa, pergunta-lhe o que ela faz e não quem ela é, busca-se por saber o que ela tem na conta bancária e registrado em seu nome e não no coração. Se os valores do mundo não são os valores de Deus, então eles são pecaminosos e geram conseqüências negativas quando seguidos. Pense nas conseqüências de se priorizar o ter e o fazer ao invés do ser.

A Bíblia diz: “Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo” (Lucas 9.25). Portanto, se quisermos ter vidas abençoadas, devemos estabelecer nossas prioridades à maneira de Deus e assim viver.

Concluo esta mensagem com as palavras do próprio Jesus acerca das prioridades do Reino de Deus. Vejamos:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber;

Nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta.

Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem;

não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram).

De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. (Mt 6:24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário