segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As oito táticas de como lidar com a tempestade

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
devocionaisdoprebjaniosdeoliveira.blogspot.com





“... O SENHOR TEM O SEU CAMINHO NA TORMENTA, E NA TEMPRESTADE... (Na 1.3).

Na vida de todos chegam às tempestades. Às vezes, anunciadas; às vezes, inesperadas. Situações incríveis se armam, nas quais perdemos o controle. Porém, aí, no meio da tormenta, Deus tem o seu caminho.

Os discípulos de Cristo estavam no meio de uma tempestade, no Mar da Galiléia. Já haviam perdido o controle. Então Jesus apareceu, caminhando por cima das águas. Os pobres homens gritaram: “é um fantasma”.

Esse é o perigo que corremos: não reconhecer Deus na tormenta. Ele sempre estará lá. Em cada tempestade que Ele permite em nossa vida, há um propósito. Ele nunca perde nosso barquinho de vista. Nós é que não o enxergamos. Nós é que não o entendemos e atribuímos a um fantasma a presença do Senhor.

Reconheça-o na tua tormenta. Ele te convidará a andar por cima das águas. O vento continuará soprando, as ondas continuarão altas, mas tu te surpreenderás. As águas se tornarão sólidas sob teus pés. Tu também começarás a caminhar no meio da tempestade.

Se, porventura, fraquejar, se sentires o abismo se abrir sob teus pés, não temas. Somente grita: “Senhor, me salva”. Ele estenderá sua mão e segurará a tua. Sabe? Ele gosta de segurar a mão de pessoas que, como Ele, não pára de caminhar, na tormenta e na tempestade.

O Espírito Santo tem um capítulo inteiro para nos ensinar como lidar com tais ventos

(At 27.15-35)
Veja agora as oito táticas de como lidar com a tempestade:

I. Aceitar os ventos, como parte do plano do Senhor (V. 15).

1. Deus não comete erros. (Jó 37:1-3)

2. Alguns dos escolhidos servos do Senhor enfrentaram ventos contrários (Jó 3:26, 5:7) (Discípulos, Marcos 6) (Pedro, I Pe 4 :12-13) (Paulo, 2 Co 4:8, Fp. 1:29)

3. O Senhor sabia tudo sobre uma pequena ilha que precisava ouvir o evangelho em Atos 27

4. Podemos não entender por que Deus permite determinadas situações, mas pode ter certeza Deus tem um propósito.

II. Abandonar tudo, exceto as coisas que são mais preciosas (V. 18, 19; 38).

1. Os ventos têm uma maneira de explodir tudo, exceto o que está no solo.

2. Todos nós temos muita bagagem em nossas vidas (examine-se)

III. Ficar a sós com o Senhor em oração (V. 21).

1. Onde você acha que Paulo estava por tanto tempo?

2. Eu não acho que ele estava se escondendo com medo

3. Uma coisa eu sei, quando ele reapareceu, ele tinha a resposta (22) E ele disse que Deus tinha dado a ele (25)

4. Eu sei que quando Paulo reapareceu ele disse que tinha falado com um Anjo (V. 23)

5. Eu conheço outros nas Escrituras que encontraram ajuda através da oração, quando os ventos contrários sopraram.

A. Jacó. (Gn 32.24)

B. Jonas. (Jn 2)

C. Davi. (Sl 120.1; 142.1)

D. Ezequias. (2 Re 19; Re 20.1-6)

IV. Afirmar a presença do Senhor durante os ventos (V. 23)

Deus nunca prometeu que não iríamos enfrentar as tempestades, mas Ele prometeu que estaria conosco. (Is 43.2)

Deus nunca disse que não iríamos passar pelo vale da sombra da morte, mas Ele disse que estaria lá conosco (Sl 23.4).

1. Como José. (Gn 39.2; Sl23. 4)

2. Como Moisés. (Êx 3.12)

3. Como Samuel. (I Sm 3. 19)

4. Como os três jovens hebreus. (Dn 3)

5. Como Davi. (I Sm 18. 12)

6. Como Ezequias. (2 Re 18. 7)

7. Como João. (Lc 1. 66)

8. Como Paulo. (At 23. 11; 27.23)

V. Tenha a certeza da promessa do Senhor. (V. 25).

1. Eu fico tão feliz de ler essa declaração de Paulo, "Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois creio em Deus que há de suceder assim como me foi dito”.

2. "Deus não é homem para que minta" (Nm 23. 19)

3. "na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos" (Tt 1. 2).

4.( Fp 1. 6; 2 Tm 1. 12) Deus prometeu a Paulo que ele iria a Roma. ( 23. 11)

VI. Agarrem-se as coisas que são firmes e seguras (V. 29).

1. Os princípios de Deus são firmes. (Mt 24. 35)

2. A paz de Deus ainda é segura. (Jo 14.27)

3. O plano de Deus é certo. (Hb 6. 19)

VII. Permanecer no lugar onde Deus prometeu guardá-lo. (V. 31).

1. Há um caminho que parece direito ao homem

2. Há apenas um caminho para ser salvo, o caminho de Deus!

4. Nós estamos em melhor situação em uma tempestade do que em um ambiente calmo, se é onde Deus nos disse para estarmos.

VIII. Tribute o louvor ao Senhor por seu livramento (V. 35).

1. "Em tudo dai graças" (I Ts 5. 18)

2. Os primeiros cristãos em Jerusalém (At 5. 41)

3. Paulo e Silas na prisão de Filipos. (At 16)

4. Temos muito para os quais podemos louvar a Deus

VEJA AGORA OUTRAS PRECIOSAS LIÇÕES DE JESUS COM OS DISCÍPULOS NO MAR DA GALILEIA (Mt 14.22-33).

Os discípulos de Cristo estavam no meio de uma tempestade, no Mar da Galiléia. Durante toda a noite eles remaram tentando não se afundar naquela grande tempestade

Mas a grande verdade é que eles já haviam perdido o controle. Então na 4° vigília da noite Jesus apareceu, caminhando por cima das águas eles ficaram apavorados, pois no escuro no meio daquela tormenta não dava para reconhecer aquela figura que vinha andando sobre as águas os pobres homens gritaram: “é um fantasma”.

Existem pelo menos dois grandes perigos que enfrentamos quando passamos por uma tempestade e que na tempestade perdemos o controle da situação

1. Quantas vezes nas adversidades da vida chega-se a um ponto que você não tem mais o controle daquilo que acontece em sua volta.

Parece que o seu barco agora vai naufragar, por mais que você tente se esforce, parece que não tem resultado.

Enquanto era só um chuva torrencial você ainda conseguia remar, mas agora na tormenta o seu barco esta quase afundando.

Se na sua vida você não tem mais o controle da situação, então esta na hora de você entregar o remo do seu barco nas mãos do Deus que pode todas as coisas ( Sl 37-5).

Talvez você diga: - mas eu já passei por situações semelhantes, eu sou uma pessoa experiente, acostumado com as tormentas da vida, eu posso resolver isto! Eu consigo.

Não se esqueça que os discípulos no barco eram homens experientes também, acostumados com as intempéries do mar, acostumados a enfrentar tempestades

Mas se Jesus não tivesse chegado para acalmar o mar eles teriam morrido naquela tempestade.

Se você perdeu o controle da situação, se o seu casamento parece que não tem mais jeito, se o seu problema financeiro parece insolúvel, se a sua vida espiritual esta fracassando, se o seu ministério esta afundando.

Lembre-se, antes que o seu barco afunde na tempestade, peça ajuda de Jesus, ele quer e ele pode te ajudar, basta uma palavra dele para o mar se acalmar (Mc 4.39).

2. O perigo de não reconhecer Deus na tormenta

Por mais que nós não possamos vê-lo mais ele sempre estará lá. Em cada tempestade que Ele permite em nossa vida, há um propósito.

Ele nunca perde nosso barquinho de vista. Nós é que não o enxergamos. Nós é que não o entendemos e atribuímos a um fantasma a presença do Senhor.

Se você prestar bastante atenção no texto de você vai ver que foi Jesus que mandou os discípulos entrar no barco, enquanto ele subiu para o monte Mt 14.22-23

La embaixo no mar da Galileia os discípulos lutaram a noite toda contra a tempestade e o mar bravio, mas La décima do monte Jesus contemplava tudo

Deus não te abandonou no mar desta vida, os olhos dele estão sobre você, ele esta te contemplando, no momento certo ele vai caminhar em sua direção pra te dar o livramento, creia nisto!

Reconheça-o na tua tormenta. Não murmure pensando que você esta só, ele esta contigo na tormenta.

O caminho dele é na tormenta, ele esta usando a tempestade para te moldar, para de dar experiência para te ensinar a confiar mais ainda nele.

E no momento certo ele te convidará a andar por cima das águas. O vento continuará soprando, as ondas continuarão altas, mas tu te surpreenderás. As águas se tornarão sólidas sob teus pés. Tu também começarás assim como Pedro fez caminhar no meio da tempestade.

No meio das tempestades da vida não olhe para o vento nem para as ondas como Pedro fez e acabou afundando nas águas, olhe para Jesus que vem caminhando em sua direção no meio da tempestade e por cima das águas, faça isto e por mais que o vento sopre você não vai afundar.

Quando estamos no caminho de Deus podemos nos alegrar em todas as coisas, porque mesmo os contratempos são para o nosso bem.

Por acaso o vento que sopra forte, os relâmpagos que ferem a terra e as chuvas torrenciais, não fazem produzir uma paisagem maravilhosa? Por isso, por maior que sejam as dificuldades do momento, temos que enxergar o depois, o momento “pós” tempestade.

Foi na tempestade que os homens de Deus tiveram as maiores experiências. Noé teve o seu dilúvio, Jó as suas perdas, Abraão o seu Moriá, Jacó a sua luta, José a sua prisão, Josué o seu deserto, Davi o seu Golias, Jonas a sua tempestade, Daniel os seus leões, os Apóstolos os seus sofrimentos... Mas atenção: Somente com os olhos da fé e do amor; da alma e do espírito, se pode ler a linguagem da dor.

Pensando e vivendo isto, Jesus veio ao mundo despojando temporariamente a Sua glória. Sentiu fome, sede e cansaço. Ensinou a vida como ninguém e caminhou vitoriosamente para a cruz. No momento de Sua prisão disse a Pedro: Guarde a sua espada (Jo 18.11).

Era como se dissesse: Não me desvies da dor e da morte, porque por ela salvarei milhares. Há, por ventura, na história conhecida, uma melhor entrega do que esta?

Caminhemos passo a passo no caminho Divino, nos alegrando por cada incidente. Jamais, porém, devemos abrir mão das verdades reveladas na Bíblia, do bondoso Pai, do gracioso Jesus, do glorioso Espírito Santo.

Não negociemos a fé e rejeitemos os pratos de sopa e as moedas de prata. Cada tempestade traz consigo um arco-íris de vitória.

Se você está passando por um vento ou até mesmo por uma tempestade, faça como os discípulos: fale com o mestre Jesus que ele vai dar a Palavra de ordem e a tempestade vai acalmar para a honra e a glória de Deus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário