segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Como renovar as forças diante do esgotamento e cansaço espiritual

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
devocionaisdoprebjaniosdeoliveira.blogspot.com




O problema principal da Igreja hoje não é a falta de oração, de estudo da Bíblia, de fé ou de dedicação. O problema é mais profundo. Algo tornou-nos tão fracos, que não queremos orar, ou ler a Bíblia. Eliminou-se, de nós, o entusiasmo pelas coisas de Deus.

Onde está o problema? Quando o cerne do Evangelho não é bem entendido ou bem ensinado, o esgotamento espiritual alcança-nos mais cedo ou mais tarde.

Os sintomas deste esgotamento são Igrejas sem nenhum entusiasmo; Igrejas que não refletem o amor de Deus, pois nunca o experimentaram de verdade; igrejas onde Cristo está do lado de fora.

O que aconteceu? Onde se perdeu o fabuloso legado espiritual, que deveria chegar até nós, já que, por ele, foi pago um alto preço na cruz e um alto preço pelos milhares de mártires, mortos por amor de Cristo?

No princípio da história da Igreja, ocorreram dois graves desvios que alcançaram até a Igreja de hoje:

1) O Cristianismo como religião e não como relacionamento com Cristo Jesus Cristo debateu veementemente o farisaísmo, pois eles ensinavam ao povo que deveriam buscar a aceitação de Deus, mediante méritos pessoais.

As palavras mais duras de Jesus foram dirigidas aos fariseus, pois uma carga muito grande estava sobre o povo, dificultando o acesso dos mesmos a Deus.

E Jesus debateu esse desvio, pois Ele sabia que ao longo da história da sua Igreja, muitos ficariam no meio do caminho por causa do cansaço espiritual.

Jesus ensinava ao povo que eles eram livres para amar a Deus, e que o Evangelho era simples:...“amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.” Não ao legalismo, não à religiosidade. "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei...”.

Se alguém encara a vida com Deus entendendo que precisa fazer de tudo para agradá-LO; que precisa trabalhar muito no Reino para tirar um sorriso dos lábios do Senhor; que precisa melhorar o desempenho espiritual visando garantir um terreninho no céu... Saiba que todo esse sacrifício é vão!

A graça é tudo de maravilhoso que poderia acontecer para o ser humano. É de tirar o fôlego! Estamos livres para amá-LO. Não precisamos, desesperadamente, buscar agradar a Deus, pois Ele morreu por saber que nós NUNCA conseguiríamos agradá-LO por nós mesmos.

Por causa da cruz, somos declarados puros, diante de Deus, mesmo não o sendo. Fantástico! O esgotamento espiritual vai embora, se as pessoas souberem que Deus quer um coração conquistado, por essa graça, não um coração ansiando arrumar um jeito de escapar do inferno.

Este é o primeiro desvio que têm minado a Igreja de Cristo hoje. O legalismo dos fariseus alcançou-nos, afastando-nos do entendimento do puro Evangelho.

2) A Graça foi barateada
Que é graça barata? É a pregação do perdão sem arrependimento, graça sem cruz, graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado, graça sem discipulado. Significa justificação do pecado e não do pecador. Graça sem preço, sem custo.

O que é graça preciosa? É o tesouro por amor do qual o ser humano sai e vende tudo o que tem com alegria; é o amor tão intenso a Jesus Cristo pelo qual, o ser humano arranca o olho que o faz tropeçar; é o chamado de Jesus, pelo qual o discípulo larga suas redes e o segue. É preciosa por condenar o pecado, e é graça por justificar o pecador. É preciosa por ter custado a Deus a vida de seu Filho. “Vocês foram comprados por preço”. É preciosa porque não pode ser barato a nós aquilo que custou caro a Deus.

Com a expansão do Cristianismo e a secularização crescente da Igreja, a consciência da graça preciosa perdeu-se gradualmente. Tornou-se barata. O mundo estava cristianizado, a graça passou a ser propriedade comum de um “mundo cristão”. Mas a Igreja católica, ainda bem, manteve o monasticismo, pois nele se mantinha viva a consciência da preciosidade da graça.

Por amor de Cristo, homens e mulheres abandonavam tudo quanto possuíam.

Mas a vida monástica era uma coisa para poucos, não para a massa do povo cristão. Era duro demais. Passaram a serem encaradas essas duas esferas de obediência cristã: uma mais severa e outra mais branda.

Qual o erro do monasticismo e onde ele se distanciou do Cristianismo? Não foi no caminho do discipulado rigoroso e na tentativa de obediência perfeita, mas foi por deixar-se transformar ele próprio na realização excepcional, voluntária, de uns poucos, reivindicando, assim, mérito especial para si. A mudança tinha que acontecer nos recônditos mais íntimos do ser e não em demonstrações superficiais.

Esse desvio tem minado a vida da igreja, pois ela não passa apenas de uma opção morna, enfraquecida, que nos constrange ao lembrarmo-nos dos milhares de cristãos que morreram porque entendiam que ser cristão significava renúncia, significava morrer por Cristo.

Tudo infinitamente mais do que encontrarmos com os irmãos, uma vez por semana, para reclamarmos do Pastor e da vida medíocre que levamos no Reino.

Não estejamos no time de cristãos que, por não compreenderem a graça, pensam que precisam se superar para agradar a Deus. E também não fiquemos entre aqueles que pensam que tudo já foi feito na cruz e por isso podem levar uma vida onde a convivência com o pecado é tranqüila, sem crise.

Fiquemos no ponto de equilíbrio, caro leitor, o qual a graça o alcançou e é preciosa demais, pela qual, por amor, você é impulsionado a largar tudo por Jesus e dizer, sem titubear: “Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20).

"Estou me sentindo triste, aborrecido, mal-humorado, chateado, nervoso e não desejo ver nem conversar com ninguém. Quero estar só."

Estas declarações e tantas outras podem ser sintomas de esgotamento, estresse, depressão, estafa, ou angústia. Podem apenas demonstrar cansaço ou necessidade de uma boa noite de sono, ou realmente carecer de um tratamento médico.

Por outro lado, podem também ser o alerta de uma situação de caráter espiritual, que precisa ser revista com carinho.

Quase sempre há um misto de espiritual com o psicológico ou ainda, mais grave, de espiritual e psiquiátrico.

Temos alguns exemplos clássicos no Antigo Testamento. Saul - Desde sua aclamação como rei de Israel, vemos Saul com atitudes estranhas.

Samuel já havia ungido Saul como rei (l Sm 10.1), ele já havia profetizado entre os profetas do Senhor (10.10), no entanto na hora da aclamação ele vai se esconder entre a bagagem (10.22).

Saul estava esgotado espiritualmente, isto significa que lhe foi tirada até a última gota do Espírito Santo (esgotar é esvaziar completamente) passando então a desejar a morte de Davi (10.19). Saul esgotado espiritualmente chegou ás raias da loucura, cometendo suicídio no final (l Sm31.4).

Davi- O segundo rei de Israel também conheceu o esgotamento espiritual, perdeu a alegria da salvação (SI 51.12) sentiu-se no fundo do abismo (SI 130.1, esteve angustiado (SI 138.7), andou pelo vale da sombra da morte (SI 23.4), mas venceu todos os obstáculos- confiando no Senhor Todo Poderoso.

Que extraordinária diferença com seu predecessor Davi confiou em Deus e foi vitorioso.

Outros exemplos preenchem os relatos da Bíblia e, evidentemente são numerosos em nossos dias. Nós nos sentimos esgotados espiritualmente devido à fraqueza que se instalar em nós.

Lembremo-nos do que Paulo diz em Romanos 8.18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada". As aflições que recaem sobre nós precisam ser vencidas com a ESPERANÇA e com a PACIÊNCIA (Rm 8.24-25).
Como podemos reverter o fluxo do esgotamento? O inverso de esgotar é encher.

E preciso enchermo-nos do Espírito Santo. Novamente a pergunta surge: Como estancar o esgotamento e produzir a ação de encher, completar e abundantemente vivermos uma vida espiritual frutífera?

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Rm 8.26.

O esgotamento espiritual deve ser vencido da mesma forma que fazemos quando nosso automóvel não caminha mais por falta de combustível: é necessário encher o tanque.

A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo. (Is 42: 3)

Do momento em que aceitamos ao Senhor Jesus como nosso Salvador até o nosso último momento na Terra, a nossa vida cristã deve ser uma constante ascendente. O gráfico que retrata-nos como cristãos deve ser uma linha reta ascendente, sempre. Para isso foi que Deus nos chamou.

Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. ( Pv 4. 18).

Deus tem nos chamado, nos desafiado a vivermos sempre em crescimento espiritual. Contudo, sabemos que isso nem sempre acontece. Nem sempre estamos crescendo; antes, estamos estagnados ou até mesmo retrocedendo.

No entanto, Deus conhece a nossa estrutura, entende as nossas dificuldades, dúvidas.

Ele nos entende porque Ele mesmo já passou por tudo o que passamos. ( Hb 4. 15).

Acabe reina em Israel

Em 874 a.C., levanta-se ao trono de Israel, Acabe, que foi o pior rei que o reino do Norte já teve. A bíblia diz que ninguém fora como Acabe que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o incitava. (I Re 21: 25).

Mas, em resposta a isso, o Senhor levanta o maior profeta que o reino do Norte já viu; Elias, o tisbita.

A Palavra nos diz: Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.( I Re 17. 1).

Interessante lembrarmos que Acabe não somente foi tolerante com a idolatria, mas instituiu o culto a Baal, deus fenício controlador das chuvas, em Israel, e quando Elias fala esta palavra a Acabe, ele está confrontando diretamente o poderio de Baal.

A história de Elias é uma das mais conhecidas da Bíblia. O famoso desafio de Elias aos quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal no cume do monte Carmelo é uma das mais conhecidas do Antigo Testamento.

O desafio está narrado na seguinte passagem:

Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe metam fogo. Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa essa palavra. ( I Re 18. 23, 24).

Então, desde a manhã até ao meio-dia, os profetas de Baal clamaram ao seu deus e não obtiveram resposta. Depois disso, Elias repara o altar do Senhor, divide o bezerro em pedaços, derrama sobre o holocausto doze cântaros com água e clama ao Senhor que responde por fogo. O povo de Israel, vendo isso, se prostra e diz que só o Senhor é Deus! Após isso, o profeta institui a matança dos profetas de Baal.

E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. (I Re 19. 1,2).

O homem de Deus ouve outro desafio, sendo que agora de Jezabel, só que ao invés de Elias enfrentar o desafio da rainha de Israel como o fizera com os profetas de Baal, toma a seguinte atitude.

O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço. (I Re 19. 3)

Elias foge. Por que? Porque está esgotado espiritualmente. Esta, portanto, é a primeira característica de alguém que está esgotado espiritualmente: fuga. O homem de Deus vai a Berseba que é a cidade mais ao sul do reino do Sul; Judá, onde Jezabel não poderia encontrá-lo.

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Tm 1. 7

Deus não te tirou do mundo para que você esteja retrocedendo; contudo, o Senhor tem um chamado para avançarmos, progredirmos, caminharmos porque Ele é conosco e ainda que Jezabel e os 450 profetas de Baal levantem-se contra nós, Deus é conosco para nos livrar!

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Mas em todas estas somos mais do que vencedores. (Rm 8. 31 , 37).

Deus é contigo! Não temas! O Senhor não pode usar covarde! Não podemos nos acovardar, não podemos ficar parados diante das circunstâncias, dos problemas, das tribulações porque Deus está conosco!

E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que os meus pais. ( I Re 19. 4)

A segunda característica é: deseja a morte; não propriamente a morte física, mas a morte espiritual. Como? Alguém esgotado espiritualmente pensa que a sua caminhada já acabou, que o seu ministério já chegou ao fim, que a obra que Deus tem para fazer na sua vida e aquilo que Ele quer já se concluiu.

Elias pensava que o seu ministério tinha acabado, mas não! Deus ainda tinha muitas coisas para o profeta fazer. Da mesma forma o Senhor nos diz que ainda quer realizar uma grande obra conosco. Não penses que o seu chamado acabou que a tua obra terminou que a tua chamada findou porque Deus te diz que não!

Deus quer restaurar o seu ministério! Não faças como Elias que desejou a morte; antes, grande é o chamado que o Senhor ainda tem contigo.

A plenitude de nosso ministério que não temos realizado será cobrada pelo Senhor.

Mas, se, quando vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia. A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel... Ez 33. 6).

Desenvolva o seu ministério! Não penses que o seu lugar é apenas no banco da Igreja ouvindo a Palavra porque não é!

...porque o jovem morrerá de cem anos... Comerão o seu fruto. ( Is 65: 20b,21c).

Não ache que pela sua idade avançada, sua chamada acabou. Por outro lado, não admita que pela sua pouca idade, o Senhor ainda não quer te usar. Deus definitivamente quer a todos: desde o maior até o menor, desde o mais velho ao mais moço.

E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro...( I Re 19: 5ª)

A terceira característica é: sono (dormir)

O Senhor Jesus nos disse na parábola do trigo e do joio que enquanto os homens estavam dormindo (Mt 13: 25), o inimigo (diabo) semeou o joio no meio do trigo. O que significa dormir? Falta de vigilância.

Sede sóbrios e vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a que possa tragar.( I Pe 5. 8)

Quando não damos importância à casa do Senhor, à Palavra de Deus, não oramos, não jejuamos não nos preocupamos com nossa intimidade e comunhão com Deus; o diabo nos ataca. Ele está sempre pronto para isso! Porém, se nós temos a nossa aliança com Deus intacta, o que é o diabo para nos tocar? Devemos fazer como Davi perante Golias.

Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.( I Sm 17: 45).

Por que Davi pôde fazer isso? Porque ele mantinha a sua perfeita aliança com o Senhor. Saul, que nessa época já havia sido rejeitado por Deus, não pôde enfrentar Golias. Teve medo! Contudo, Davi ungido pelo Espírito, ele pôde enfrentar o gigante Golias e o vencer porque Deus era com ele e da mesma forma o Senhor é conosco! Deus está contigo leitor!

As três ordens de Deus

Em resposta ao esgotamento espiritual de Elias, o Senhor lhe dá três ordens.

...e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te... (I Re 19: 5b )

E disse-me: Filho do homem põe-te em pé, e falarei contigo.( Ez 2: 1)

Toda vez que lemos na Bíblia, o Senhor mandando alguém se levantar é porque Ele quer que esta pessoa esteja na posição correta para ser usado. Deus nos diz também para levantarmos e nos colocarmos na posição que Ele quer para nós.

Se não temos mais lido a Palavra, se não temos mais buscado ao Senhor como antes, se não temos mais nos dedicado à oração; o Espírito do Senhor ministra ao nosso espírito: levante-se e coloque-se na posição que Eu quero para poder te usar na minha obra. Levanta-te!

...e come.( I Re 19: 5c)

A segunda ordem de Deus a Elias é comer. Mas comer o quê? A Palavra do Senhor. A própria palavra nos manda que voltemos a comê-la. Deus ministra que tenhamos um conserto com a sua Lei.

Na história da Igreja, sempre que o povo de Deus redescobria a Bíblia, como conseqüência havia avivamento. Ao mesmo tempo em que nos afastamos dos mandamentos do Senhor, nos afastamos também dEle. No entanto, quando nos voltamos para a Palavra, quando a Igreja de Jesus retorna à Bíblia, Deus manifesta-se no meio do seu povo.

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (Jo 17. 17)

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem a Pai, senão por mim. (Jo 14. 6).

O senhor Jesus é a personificação da Palavra do Senhor. Definitivamente, Deus quer que voltemos à sua Palavra. Quanto tempo tem sido gasto com outras coisas que não a Lei de Deus?

Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias? Vem para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor, pois ele vai passar. ( I Re 19: 9 e 11ª).

Elias foi a Horebe, o monte de Deus, mas ao invés de se colocar perante Ele, entrou em uma caverna. No entanto, Deus lhe perguntou: Que fazes aqui, Elias?

Caverna não é lugar de profeta, de atalaia, de filho de Deus! O Senhor lhe diz: O que fazes na caverna? Vem para fora porque Eu ainda quero lhe usar! Saia da caverna do medo, dos problemas. Deus te chama! Elias, vem para fora! Coloque o seu nome no lugar do de Elias.

Se você se sente como Elias, dizendo: Senhor, eu não tenho mais forças! Eu não consigo mais caminhar. Agora, eu só quero deitar e dormir.

Quero ir à Igreja apenas por uma religiosidade. Quero ir à Igreja apenas para ouvir a Palavra, somente para ouvir os louvores, mas sem compromisso com a obra de Deus. Se você tem estado na caverna, o Senhor ministra ao teu espírito: Saia da caverna e vem para fora!

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gl 6.9).
Veja agora as 5 verdades acerca do esgotamento e cansaço espiritual

1. O cansaço é real e alcança a todos nós. "Não nos cansemos" - o uso da 1a pessoa do plural mostra que Paulo se incluiu. Ele era também tentado a se cansar. “Esgotamento espiritual é quando a vida da alma se esgota” .

2. O cansaço é de não querer fazer o bem. "de fazer o bem". Chegamos a ponto de não querer fazer nada. "Esgotamento não acontece por causa de pecado, mas por causa do serviço” .

3. O cansaço é uma mistura de exaustão física, mental e espiritual. Às vezes não há força física, mas quando há força física, às vezes não há motivação, pois falta força na alma.

4. O cansaço dura um tempo. "há seu tempo..."- A um tempo de duração. Não é uma corrida de 100 metros rasos, mas uma maratona. Se persistir, pode chegar a ser um "cansaço crônico"

5. Há cansaço, mas há esperança: "há seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos". Há uma ceifa para aqueles que perseveram e conseguem superar o cansaço.

• Renova-me Senhor

"Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam". (Is 40. 29-31).

Em nossa caminhada ao longo da vida, para prosseguirmos, necessitamos ser fortalecidos diariamente. Você pode estar passando por um momento na vida de esgotamento espiritual, físico e mental! Não consegue lutar mais, sente minada a sua força e a sua resistência.

Fica totalmente esgotado, vazio, seco, insensível, e sabe que sem uma operação sobrenatural do poder de Deus, simplesmente não vai suportar. É o fim da estrada - o fim da linha - o fim das forças! Você já gastou cada grama da força que tinha, e nada... somente o Senhor pode ajudar.

O cansaço é uma experiência humana. Até o profeta Jeremias o provou: Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso (Jr 45.3).

Entretanto, não se pode esquecer que Deus fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças (Is 40.29). O Senhor Jesus ainda insiste: Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso (Mt 11:28).

O cansaço pode tornar-se uma perigosa tentação. Duas vezes o apóstolo Paulo proíbe o cansaço da prática do bem: Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos (Gl 6.9; 2 Ts 3.13).

Para vencer a tentação do cansaço e do desânimo é preciso ter os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, pois Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hb 12.1-3).

Paulo, em sua oração pela igreja, pede ao Pai para que, segundo a riqueza da sua glória, conceda-nos que sejamos fortalecidos interiormente. A fonte desta força é Deus! Somente Ele tem todo poder e todos os recursos para que isto aconteça. Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder (Ef 6.10).

Quando nos sentimos esgotados, cansados, e pensamos em desistir, é preciso sempre lembrar que em nós não há capacidade de nos erguermos. Podemos não ter forças, mas Deus faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor... (Is 40. 29-31).

Pode ser que você já tenha desistido "jogado a toalha", esteja prostrado, achando que é o fim; mas saiba que, se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão. (Sl 37.24).

Somos fortalecidos em Deus através de Cristo habitando em nós: do nosso interior fluirão rios de água viva (Jo 7:38), uma fonte para vida eterna (Jo 4.14). É a experiência de Cristo vivendo em nós, e nós vivendo a vida de Cristo.

Muitos desistiriam logo no início se pelo menos imaginassem como é íngreme o caminho proposto. Deus simplesmente nos convida a percorrer o trajeto e se propõe a estar ao nosso lado durante todo o percurso. Ele sabe do que somos capazes de fazer quando confiamos plenamente nEle...

Deus sempre sabe quando e o quanto está doendo. Ele entende que, às vezes, chega a queimar de dor. Ele ouve e reconhece nossas confissões de cansaço e desânimo. Achamos que algumas subidas nunca chegarão ao fim.

Muitas vezes, depois de corrermos em uma curva, tudo o que conseguimos ver é outra curva bem mais distante. Isso, por si só, já é suficiente para perdemos o ânimo e reavaliarmos se ainda vale a pena transpormos as dores e o cansaço emocional e continuarmos inabaláveis na direção que estamos seguindo.

Nossa esperança nos momentos de desilusão na jornada é a certeza de que Deus sabe que nós precisamos correr cada um dos quilômetros que Ele nos convida a trilhar, subir cada colina que aparecer a nossa frente, atravessar cada pântano e cruzar cada deserto para que muitas coisas dentro de nós sejam transformadas por Ele.

Com isso em mente, continuamos a dar os passos que nos capacitam a transpor as dificuldades desta vida, às vezes firmes, muitas vezes cambaleantes, mas sempre ouvindo Sua doce voz a nos guiar, dizendo “sei que está doendo, sei o quanto está queimando, mas tenha bom ânimo, falta só um pouco para chegar ao final desse percurso”.

Deus está conosco em cada passo que damos, desde o momento em que decidimos obedecê-lo sem reservas. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século (Mt 28.20)... NUNCA te deixarei, NEM te desampararei... (Hb 13.5). Nunca desista de continuar tentando, nunca pare de ouvir a voz do nosso Treinador – Deus, que está nos dizendo: “só mais um pouco”...

Você também pode estar cansado deste evangelho água-com-açúcar pregado por “pastores” que descobriram como angariar popularidade, fazer dinheiro e enriquecer, mas não sabem produzir discípulos de Cristo.

Você pode estar cansado com a falta de pudor desses “líderes” que tiram a lã das ovelhas, deixando-as cada vez mais pobres e desnutridas. Cansado com o jeito marqueteiro de se vender a Palavra em benefício próprio, oferecendo aquilo que Deus nunca prometeu a ninguém.

É por isso que encontramos tanta frieza em nossas Igrejas. A letargia espiritual está no fato de a nossa relação de comunhão com Jesus estar obstruída. O problema não está no coletivo, e sim no individual. O problema está em cada um de nós.

Afinal a Igreja é constituída de indivíduos. E se o indivíduo não mantém um relacionamento íntimo com Cristo, o resultado será uma Igreja fria, indiferente e sem amor pela causa do Evangelho.

Há uma falsa idéia de que todos os cristãos devem estar sempre sorrindo, sempre felizes, satisfeitos. A verdade é que, por trás dos sorrisos, dos louvores, das mãos levantadas, pode haver um inferno particular. Você pode sair de um culto diretamente para sua casa, ir para o quarto, e se derramar em lágrimas no seu travesseiro!

Se você está ferido, seu fracasso, sua falta de vitória, têm feito você “andar de luto todos os dias”. Está na hora de receber nova infusão da força do Espírito Santo - você sabe que chegou ao fundo do poço. Você conhece o porquê, e sabe que chegou ao fim de suas forças!

Quando você achar que não pode mais, lembre-se: o "EU SOU" pode por você. Quando você achar que chegou ao fim, saiba que é o início de Deus; quando você se deparar com o impossível, é porque terá chegado o possível de Deus.

Ainda que você se encontre na mais completa escuridão, sem nenhum ânimo para continuar seguindo em frente, sem nenhuma perspectiva sobre o quanto já caminhou ou o quanto ainda falta para encontrar, finalmente, o lugar de descanso...

Ainda que uma voz grite insistentemente dentro de você, em alto e bom som, que é hora de desistir...

Ainda que a sua mente não encontre nenhuma razão lógica para prosseguir...

Ainda que até mesmo seus amigos mais chegados duvidem da sua capacidade de subir até o ponto mais alto da colina, onde você contemplará o crescimento gerado pelo desafio...

Ainda que seus líderes digam que você não é a pessoa certa para realizar algo...

Ainda que, desencorajado, perseguido, humilhado, desmotivado, caluniado e não compreendido...

Ainda que abandonado por todos no meio do percurso...

Tenha certeza de uma coisa; o Criador não desistiu de você, Ele continua andando ao seu lado dizendo: “vamos meu filho, minha filha, só mais um pouco, eu sei que você pode”.

E que Deus nos abençoe e nos dê forças para a longa caminhada em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário