sexta-feira, 25 de novembro de 2011

4 razões porque tudo vai bem

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
devocionaisdoprebjaniosdeoliveira.blogspot.com



(2 Re 4.8-37)

8 Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer.

9 E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.

10 Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto sobre o muro; e ponhamos-lhe ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, quando ele vier a nós se recolherá ali.

11 Sucedeu que um dia ele chegou ali, recolheu-se àquele quarto e se deitou.

12 Então disse ao seu moço Geazi: Chama esta sunamita. Ele a chamou, e ela se apresentou perante ele.

13 Pois Eliseu havia dito a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao chefe do exército? Ao que ela respondera: Eu habito no meio do meu povo.

14 Então dissera ele: Que se há de fazer, pois por ela? E Geazi dissera: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho.

15 Pelo que disse ele: Chama-a. E ele a chamou, e ela se pôs à porta.

16 E Eliseu disse: Por este tempo, no ano próximo, abraçarás um filho. Respondeu ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.

17 Mas a mulher concebeu, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte como Eliseu lhe dissera.

18 Tendo o menino crescido, saiu um dia a ter com seu pai, que estava com os segadores.

19 Disse a seu pai: Minha cabeça! minha cabeça! Então ele disse a um moço: Leva-o a sua mãe.

20 Este o tomou, e o levou a sua mãe; e o menino esteve sobre os joelhos dela até o meio-dia, e então morreu.

21 Ela subiu, deitou-o sobre a cama do homem de Deus e, fechando sobre ele a porta, saiu.

22 Então chamou a seu marido, e disse: Manda-me, peço-te, um dos moços e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus e volte.

23 Disse ele: Por que queres ir ter com ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.

24 Então ela fez albardar a jumenta, e disse ao seu moço: Guia e anda, e não me detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.

25 Partiu pois, e foi ter com o homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a de longe o homem de Deus, disse a Geazi, seu moço: Eis aí a sunamita;

26 corre-lhe ao encontro e pergunta-lhe: Vais bem? Vai bem teu marido? Vai bem teu filho? Ela respondeu: Vai bem.

27 Chegando ela ao monte, à presença do homem de Deus, apegou- se-lhe aos pés. Chegou-se Geazi para a retirar, porém, o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o Senhor mo encobriu, e não mo manifestou.

28 Então disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?

29 Ao que ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na mão, e vai. Se encontrares alguém, não o saúdes; e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.

30 A mãe do menino, porém, disse: Vive o senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu.

31 Geazi foi adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentidos. Pelo que voltou a encontrar-se com Eliseu, e o informou, dizendo: O menino não despertou.

32 Quando Eliseu chegou à casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.

33 Então ele entrou, fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.

34 Em seguida subiu na cama e deitou-se sobre o menino, pondo a boca sobre a boca do menino, os olhos sobre os seus olhos, e as mãos sobre as suas mãos, e ficou encurvado sobre ele até que a carne do menino aqueceu.

35 Depois desceu, andou pela casa duma parte para outra, tornou a subir, e se encurvou sobre ele; então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.

36 Eliseu chamou a Geazi, e disse: Chama essa sunamita. E ele a chamou. Quando ela se lhe apresentou, disse ele :Toma o teu filho.

37 Então ela entrou, e prostrou-se a seus pés, inclinando-se à terra; e tomando seu filho, saiu.


Vai tudo bem contigo? Você está feliz com a vida que você está levando? Você tem realizando seus sonhos? Essa é a vida que você sempre quis ter?
A maioria das pessoas hoje estão insatisfeitas com a elas mesmas.

Vai tudo bem com teu marido? Com tua esposa, seus filhos, seus pais? Enfim como está sua família?
Ainda tem dialogo? Respeito? Amor entre vocês.
Hoje muitas famílias estão acabadas mesmo vivendo juntas.

Vai tudo bem com teu filho, o filho era algo que Deus havia dado pra ela, então ele estava perguntando assim: como estão as coisas de Deus em sua vida?
Você tem ido à igreja? Está desenvolvendo seu ministério?
Esta colocando Deus a frente de tudo ou não?

Havia na cidade de Suném uma mulher muito rica, de bom coração e que tinha o hábito de receber em sua casa o profeta Eliseu quando, em suas constantes viagens, ele passava pela cidade.
A amizade entre o profeta e a família da mulher era tal, que ela e seu marido decidiram construir um quarto para que o homem de Deus se hospedasse com mais conforto.

Eliseu ficou tão bem impressionado com a hospitalidade que recebeu que decidiu oferecer um presente à sua anfitriã. Ele perguntou se a mulher necessitava de algo, ou de algum favor do Rei, pois como pessoa influente que era, poderia ajudar se houvesse alguma questão para ser resolvida junto à corte.

Mas como a sunamita fazia tudo de coração, sem desejar nada em troca, ela não quis nenhum presente: "...Eu tenho tudo o que preciso aqui no meio do meu povo". (2 Re 4.13), respondeu ela ao profeta.

Eliseu lembrou-se de que ela não tinha filhos, o que era sinal de maldição para as famílias naquela época. Então ele profetizou que dentro de um ano, a mulher daria à luz a uma criança. No tempo marcado, o menino nasceu. Ele cresceu e trouxe para aquela família toda alegria que uma criança pode levar à uma casa.

Um dia, algo terrível aconteceu: O menino ia encontrar-se com o seu pai, que estava trabalhando no campo, quando passou mal. Ele foi levado até à sua mãe, mas seu estado era muito grave e ele morreu.

Imediatamente, a mulher pôs o menino no quarto do profeta, trancou a porta, e foi buscar a ajuda dele. Seu marido, que ainda não sabia da morte do filho, estranhou a movimentação e perguntou: "Por que vais ter com ele hoje? Não é lua nova, nem sábado. Fica tranqüilo, respondeu ela".

( Re 4.23) Ao se encontrar com Geazi, ajudante de Eliseu, que lhe perguntou sobre a família e o filho ela respondeu: "Vai tudo bem".

Como vai tudo bem? Seu filho estava morto e qualquer mãe sabe que isto não é nada bom. Mas o que sustentava a sunamita era saber que aquele filho foi um presente de Deus e que tudo estava debaixo do controle do Senhor dos Exércitos. Esta confiança fez com que ela olhasse para além da amargura de seu coração ferido e contemplasse a vitória que Deus lhe havia reservado.

Toda a mãe quer ver o seu filho saudável, com um bom emprego, e uma ótima reputação na sociedade. Mas muitas que não alcançaram este objetivo não têm condições de responder com a fé da sunamita: "Vai tudo bem", quando lhes perguntam sobre a sua família.

Aquela mulher apresentou-se diante de Eliseu e derramou toda a amargura de seu coração: "Pedi eu porventura um filho ao meu senhor? Não te disse que não zombasses de mim?".( 2 Reis 4.28). Ela não se importou com os que estavam ao seu redor, seu desejo era ter seu filho vivo e sadio em seus braços.

O profeta foi à casa da mulher e ali rogou a Deus, que ressuscitou o menino. Neste momento ela louvava a Deus, que contemplou a sua fé e atendeu às suas orações.

Mas porque ela disse está tudo bem?

1. Por que reclamar não vai adiantar e sim piorar e afastar todos a minha volta, pois ninguém agüenta pessoas assim

2. Está tudo bem, porque eu não preciso mostrar pra todo mundo que eu estou mal, tem gente que faz questão de mostrar pra todos que estão enfrentando lutas, eu tenho que falar só para pessoas certas. E a bíblia diz que o senhor me faz andar de cabeça erguida em meios aos problemas, Salmo 3

3. Está tudo bem porque eu estou procurando uma saída, ruim estaria se eu estive prostrado, derrubado, trancado em um quarto. Mas como eu estou procurando uma solução para meu problema eu creio que está tudo bem

4. e por ultimo Está tudo bem porque Deus está comigo e se Deus está comigo eu creio que meu milagre vai acontecer e minha vitoria vai chegar, e todas as minhas dores serão saradas. Mas entenda bem, Deus está com aqueles que estão com ele, hoje mesmo mude algumas atitudes, procure uma igreja se reconcilie com Deus e tudo também em sua vida vai estar bem.

Tudo que fala a seu respeito vai se reforçando. Por pior que esteja a sua vida, diga que tudo vai bem. Por muito que não goste da sua aparência, afirme-se bonito. Por mais pobre que seja, diga a si mesmo e aos outros que é próspero".

O Universo sempre apoia tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabará manifestando-se na nossa vida como realidade.

Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível, que nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as reforçará. Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.

Ei! ai está mais uma prova de que "há mesmo poder de vida e morte em nossas palavras".
"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto" (Pv 18:21).

Quem sabe você está neste momento num leito de hospital, ou numa penitenciária, ou em outro lugar que a impossibilite de ir a uma igreja receber o milagre que você tanto almeja, porém posso te afirmar que como Eliseu, que teve que fechar a porta e ficar sozinho com o menino que por sinal estava moribundo, e clamar a Deus, para que o milagre acontecesse; posso te afirmar que você também não está só.

Jesus está contigo, e ele quer ouvir sair da sua boca você testificar que ele é ?o caminho, a verdade, e a vida?, e se você crer pelos olhos da fé, hoje o milagre na tua vida irá acontecer! Amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário