domingo, 25 de dezembro de 2011

Os benefícios de se esperar no Senhor

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro





Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Iniciaremos esta matéria com uma sucessão de referências bíblicas que abordam a paciência. Aliás, esta matéria é sem dúvida alguma um grande teste de paciência bíblica. Vamos acompanhar!

“Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Sl 40.1)

Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. (Sl 27.14)

Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e Ele te livrará. (Pv 20.22)

E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; (Rm 5.3-4)

E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. (Gl 6.9)

Meus irmãos tende por motivo de grande gozo ao passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejas perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. (Tg 1.2-4)

Qual é a minha força, para que eu espere? Ou qual é o meu fim, para que me porte com paciência? (Jó 6.11)

Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor tem paciência comigo, que tudo te pagarei. (Mt 18.26)

Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. (Mt 18.29)

Mormente porque és versado em todos os costumes e questões que há entre os judeus; pelo que te rogo que me ouças com paciência. (At 26.3)

Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? (Rm 2.4)

Ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; (Rm 3.25)

Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. (Rm 8.25)

E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; (Rm 9.22)

Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; (2 Co 1.6)

Os sinais do meu apostolado foram, de fato, operados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e milagres. (2 Co 12.12)

Para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. (Hb 6.12)

E assim, tendo Abraão esperado com paciência, alcançou a promessa. (Hb 6.15)

Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. (Tg 5.7)

Irmãos tomem como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. (Tg 5.10)

Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão. (Tg 5.11)

Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus. (1 Pe 2.20)

Paciência e fé caminham juntas, de mãos dadas. São dois remos do mesmo barco.
“Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança, de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.

Esperar é muito mais difícil do que andar. Esperar requer paciência, e a paciência é uma virtude rara.

E bom saber que Deus constrói cercas em volta do seu povo, mas isto se considerarmos a cerca apenas do ponto de vista de proteção. Porém, quando uma cerca é conservada e, sendo uma cerca - viva, vai crescendo tanto que impede a visão do que está do outro lado, o coração começa a imaginar se algum dia ele sairá daquele pequeno circulo de influência e serviço em que está contido.

E às vezes é difícil para a pessoa entender pus que não pode viver numa esfera maior. É-lhe difícil “brilhar no seu cantinho”.

Mas Deus tem um propósito em todos os seus impedimentos. “O Senhor firma os passos do homem bom”, diz o Salmo 37.23.

“E as paradas também”, era a anotação que George Müller tinha ao lado desse versículo, na margem de sua Bíblia. O homem que abrir caminho através das cercas de Deus cometerá um triste engano. Um princípio vital de orientação é que o crente nunca deve se afastar do lugar onde Deus o colocou, enquanto a Coluna de Nuvem não se mover.

Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou pos si mesmo, dizendo: “Esteja certo de que o abençoarei e farei numerosos os seus descendentes”.

E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa” (Hb 6.11-15)

“Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”.

Sem enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vigor.

Mesmo assim, não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido. Em conseqüência, “isso lhe foi creditado como justiça”.

“As palavras “lhe foram creditado” não foram escritas apenas para ele, mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, a nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor” (Rm 4.18-24)

A maior dificuldade da Igreja é sustentar a mesma fé até o final. Quando a paciência sai por uma janela, a fé sai pela porta.

Você tem que sustentar a sua crença até ver o milagre acontecer!

Paciência não significa tempo de espera.

Paciência significa a sua atitude durante o tempo de espera.

Jesus, de certa feita, ensinou aos discípulos a Parábola da Viúva Persistente:
“Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? “Eu lhes digo: Ele lhes fará justiça e depressa” (Lc 18.1)

Por isso, meu irmão, apegue-se com firmeza às promessas de Deus para a sua vida. Se Ele prometeu, Ele é fiel! “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel” (Hb 10.23).

Não deixe a tua lógica e o sentimento da experiência vivida controlar a tua crença. Não leve em consideração o que acontece, mas o que a Palavra de Deus diz!

 Lembre-se da filha de Jairo (Lc 8.40-55) A filha única daquele dirigente da sinagoga estava muito doente, à beira da morte. E ele foi pedir que Jesus fosse à sua casa para ver a menina.

O versículo 42 nos diz que Jesus já havia partido para a casa de Jairo, já estava a caminho. E, no meio do caminho, apareceu aquela mulher do fluxo de sangue, e aconteceu aquele milagre que “atrasou” Jesus para a casa de Jairo.

Então, vieram avisá-lo de que sua filha havia morrido e não era mais necessário que Jesus fosse até lá (v. 49).

Mas Jairo, não atentando para as circunstâncias, mas confiando firmemente na Palavra do Senhor Jesus que lhe disse: “Não tenha medo, tão-somente creia e ela será curada” (v. 50), continuou crendo. Por causa da sua fé e paciência, Jesus entrou na sua casa e ressuscitou a sua filha (v. 51-54).

Ninguém gosta de esperar nada, mas Davi aprendeu a esperar no Senhor. Ele foi um homem que teve um encontro muito real com sua fraqueza e ao mesmo tempo presenciou a força de Deus na sua vida. Suas experiências foram enormes fazendo-o conhecer os dois lados da vida – o de perdas e o de vitórias. E é aqui que ele revela um dos segredos da sua vida de vitória – esperar com paciência no Senhor.

O apóstolo Paulo, na unção do Espírito Santo, falando à Timóteo sobre a espera, exemplifica-a com o agricultor; à respeito da dedicação, usa o atleta como exemplo; sobre a entrega, seu exemplo é o soldado e faz observações tão importantes, e nos ensina que precisamos abraçar, vivenciar e praticar estas coisas.

Sobre a espera, lembra-nos do agricultor, porque ninguém entende melhor de paciência e espera do que ele. Em seu trabalho, primeiro prepara a terra, depois lança a semente e depois pacientemente começa a esperar – o sol, a chuva, o crescimento, o tempo da colheita. Temos uma parte a fazer e depois esperamos que Deus faça a d’Ele.

É muito difícil encontrar alguém que espera pacientemente. Muitos desistem de esperar e vão embora e às vezes a benção, a resposta de Deus chega e a pessoa não está mais lá; mudou de idéia; mudou de opinião; reformulou o seu pedido.

Deus não fez, ela mesma o fez; Deus não orientou, ela se orientou; Deus não deu, ela “se arranjou” de outra forma; não esperou porque esperar é difícil.

Se uma pessoa não aprender a esperar, vai aprender rapidamente a desesperar, o que é muito pior. Se ela não aprender com paciência, vai ver que na impaciência os resultados são muito piores; porque onde tem um paciente tem alguém sendo tratado, restaurado e curado. Com um impaciente qualquer trabalho fica prejudicado.

 A Bíblia fala com detalhes que Deus é longânimo (2 Pe 3.9).

Ele não é afobado, nem precipitado. Não tem pressa e nem corre atrás do sucesso como se não fosse dar tempo. Deus é calmo, sereno e tranqüilo porque quer que todos se salvem. Se Deus é longânimo, temos que aprender a esperar no Senhor com paciência (Lc 21.17).

No Salmo 40, Davi está testemunhando a falência da sua vida e não do que conquistou na vida. Quando se perde o que se conquistou, perdemos coisas, mas quando a vida perde o seu valor, se perde o “eu”, o “norte”, o rumo, a orientação. Não se perde o que se tem, mas o que se é.

Foi assim que Davi se viu “afundando num lago horrível”.

Não disse: “meus bens foram confiscados” ou, “perdi o meu trono” ou, “perdi meus valentes”, mas gritou: “os meus pés estão afundando num charco horrível de lodo”.

Se alguém luta por uma empresa, por uma micro-empresa ou por um negócio que está por nascer, imagine como não deve lutar desesperadamente por seu maior bem que é a vida... Ninguém desiste da vida tão facilmente e quando o faz é porque já encontrou o limite da sua força. Não tem resistência, não vê uma saída, não vê uma rocha para firmar os pés, não vê um rumo pra seguir e no desespero da luta pela vida se vê perdendo, então desiste de viver.

Davi estava numa situação de enorme fracasso, mas ainda assim continuou esperando pacientemente no Senhor e completa: “Ele ouviu o meu clamor”. Não sabemos se é fácil esperar até que Deus ouça o nosso clamor.

Por quanto tempo? Até quando? Não sabemos. Sabemos sim que em situações que nos parecem absurdas, Deus sempre tem uma palavra de ordem e simples nos dizendo: “preste atenção!”.

Temos o exemplo dos discípulos que lançaram as redes ao mar a noite toda e nada pegaram, mas sob a palavra de Jesus a pesca foi tão grande que quase o barco veio a pique.

Certamente aprenderam a diferença entre executar sob a palavra de Jesus e executar sem ela. Ou alguém que faz melhor e com mais detalhes, mas confiando exclusivamente na sua própria capacidade, ou no seu “eu” e não sob a força da palavra divina ( Jo 15.5b).

De repente alguém já esperou muito, mas não no Senhor, não de uma forma paciente e sim de um outro jeito (jogando a rede pra outro lado, andando de outro modo).

Mas “a receita” de Davi é: “eu esperei pacientemente no Senhor”. O agricultor nos ensina um pouquinho sobre a espera.

Geralmente não sabemos nada dela e às vezes nada sabemos de paciência e sabemos muito pouco do Senhor. Aquilo que chamamos de espera, para Deus pode ser uma afobação; o que chamamos de paciência não passa de uma impaciência diante de Deus porque Ele não tem pressa e não dá nada pra ninguém fora do tempo, e nem o que é mau.

Esperar com paciência inclui quietude, calma, oração e fé. Numa ocasião, a luta de Davi era tão grande (Salmo 51) que ele suplica a Deus: “não me lances fora da tua presença, e não retires de mim teu Espírito Santo”.

“Torna a dar-me a alegria da tua salvação...”. E quando Deus se inclinou para ele, ali estava esperando no Senhor. E no salmo 40 ele afirma: “Ele ouviu o meu clamor e firmou os meus pés sobre a rocha” (que é o símbolo de Jesus Cristo). “ Guiou os meus passos” (lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho – Sl 119.105).

Nos vvs 14 e 15 do Sl 40, Davi fala daqueles que lucram, que folgam, que riem da desgraça alheia, do fracasso da vida dizendo: “bem feito”, “achei bom”, “isto é pra ele aprender”, “bem que mereceu”, “Deus não faz nada errado”.

Essas pessoas estiveram na vida de Davi e sempre estão na vida de pessoas em luta. E isto só aumentava o tormento e a dor de Davi, mas ele renova seu compromisso com Deus dizendo: “Deleito-me em fazer a tua vontade...” (v 8).

Já nos vvs 2-5, vemos a restauração da vida de Davi. Falando do corpo ele diz: “agora os meus pés estão sobre a rocha e os meus passos são orientados”. Referindo se a alma ele diz: “e pôs um novo cântico em minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor”.

Há uma diferença entre canção, música e som. A canção, o louvor, a adoração não estão no intelecto, na técnica musical, mas brota da alma.

Uma alma ferida, moribunda, não pode cantar. O máximo que consegue é produzir sons com letra, música e ritmo e quando termina já está triste novamente. Um exemplo disto tem no Sl 137 – a tristeza dos judeus no cativeiro.

Não há ninguém que pode fazer mais que o Senhor. Ele é o melhor do mundo em qualquer área ou situação. E Davi sabia disto tanto que, mesmo estando “no fundo do poço” disse: “muitas são as tuas maravilhas...” (v 5).

Se um problema vivido é pequeno, provavelmente um familiar, um amigo, o pastor, um médico, um tratamento, uma disciplina, uma massagem, ou seja, alguém poderá resolvê-lo. Mas Davi sabia que só o Senhor poderia socorrê-lo.

Precisamos aprender a separar o que podemos receber dos homens de Deus e o que temos para receber de Deus. Davi fez tudo que podia, tudo que sabia, lutou bravamente, mas mesmo assim foi vencido e estava rendido.

Sem gostarmos e sem desejarmos, acabamos liberando muita paciência para lidar com tudo e com todos na terra. Protocolamos nossos pedidos e esperamos; sentamos e aguardamos pacientemente e às vezes por muito tempo.

Mas achamos que o Senhor é uma máquina de atender desejos, inconsciente, mas a Bíblia nos diz que Ele é longânimo, tem os seus porquês, não atrasa e nem falta na vida de ninguém que continua esperando n’Ele.

Temos na Bíblia alguns exemplos de pessoas que estiveram bem próximas de perder uma grande benção de Deus em suas vidas, por se desesperarem – Moisés, Naamã, Jonas, Tiago, João.

Davi é um exemplo diferente – a sua vida estava falida publicamente, mas em seu coração ele continuava esperando no Senhor. Precisamos esperar no Senhor até Ele se inclinar para nós e ouvir o nosso clamor.

Davi também nos mostra que Deus não quer sacrifícios e ofertas, flagelos ou muito ouro para ser agradado, pois Davi teria feito de tudo para “pagar” e receber a benção. Mas Deus queria que ele continuasse esperando.

Ao dizer “as minhas orelhas furaste”, referia-se a um cerimonial ordenado a Moisés para um servo livre e que ele, Davi, servia ao Senhor voluntariamente, por amor.

Para ilustrar esta situação é como um cão que o dono solta da corrente e Le corre por todos os lugares, conhece tudo e depois volta e fica ao lado do dono sem a corrente. Está preso pela lei da liberdade, pela lei do amor.

Ao final, ele diz que da mesma forma que existem aqueles que se alegram com o fracasso das pessoas, há os que se alegram com as bênçãos (v 16).

São pessoas que têm prazer em glorificar e engrandecer o Senhor em qualquer situação.

E encerra o salmo dizendo: “eu sou pobre e necessitado, mas Deus cuida de mim”. Há alguém cuidando de nós, e Davi continuou: “Tu és o meu auxílio e o meu libertador”.

Temos no Salmo 25.3, em Isaias 40.31, promessas abençoadoras. Por isso Davi afirma no v.8 “deleito-me em fazer a tua vontade” porque as promessas de quem espera no Senhor são grandiosas.

Quando aprendermos a esperar sempre a orientação do Senhor em todas as coisas, seremos fortes, teremos a força que nos levará a ter um andar sempre equilibrado e constante.

Muitos de nós estamos sem o poder que tanto desejamos.

Mas Deus nos concede pleno poder para cada tarefa que ele nos dá. Esperar, manter-nos fiel à sua orientação, eis o segredo para obtê-lo. E qualquer coisa que sair fora desta linha de obediência é desperdício de tempo e energias. Esperemos vigilantes pela direção de Deus.

Uma pessoa que é obrigada a estar quieta, em inatividade forçada, e vê passar diante de si as ondas palpitantes da vida, será que a existência precisa lhe ser um fracasso? Não; a vitória é para ser conseguida em ficar para¬do: em uma espera tranqüila.

E isto é muitas vezes mais difícil do que correr nos dias em que podemos estar ativos.

Requer maior heroísmo ficar ali e esperar, sem perder o ânimo nem a esperança; submeter-se à vontade de Deus; deixar com os outros o trabalho e as honras dele; ficar calmo e confiante, regozijando-se sempre, enquanto a multidão feliz e atarefada avança e vai embora. É a vida mais elevada: “Tendo feito tudo, ficar firme.”

Quem busca a abundante vida espiritual tem que lutar contra a pressa. Para a maioria dos cristãos, o grande perigo não está em renunciar a fé, mas em tornar-se tão apressado, ocupado e preocupado que acaba vivendo em um tamanho medíocre da fé.

Nos dias de hoje a pressa tornou-se sinônimo de sucesso e eficiência, quanto mais apressada a pessoa aparenta ser, mais inteligente ou bem sucedida pensam que ela é. Somos atraídos pela pressa, ela nos faz se sentir importantes.

A pressa é a grande inimiga da vida espiritual hoje. É impossível orar com pressa. A oração exige que nos aquietemos e diminuamos o passo para entrar na presença de Deus, a pressa é capaz de destruir a alma e impedir que se viva bem, ela é um dos inibidores do relacionamento com Deus.

De todas as dádivas que Ele dá ao homem, certamente uma das mais preciosas é o tempo. Não se pode dedicar a vida inteira a Deus em um só momento e ter o assunto resolvido de uma vez para sempre, é preciso entregar a vida a Ele segundo após segundo.

Deus diz, através do profeta Isaías, que quem é como o mar agitado, incapaz de sossegar e que não tem paz é o ímpio (Is 57. 20,21a).

E você é apressada(o) ?

Quero que respondam com honestidade as frases abaixo, se por algum motivo ela estiver coincidindo com o estilo de vida que você leva, certamente você está sofrendo com a doença da pressa:

 As horas do dia nunca são suficientes para fazer tudo o que é preciso;

 Fica olhando pro relógio quando conversa com alguém;

 Interrompe as pessoas antes que elas terminem o assunto ou para que elas terminem a conversa;

 Vai sempre na menor fila do supermercado;

 Faz e pensa mais de uma coisa ao mesmo tempo;

 Vê televisão, janta e conversa ao mesmo tempo;

 Come em pé, ou com o prato na mão, ou termina antes que todos;

 Percebe que está andando rápido mesmo sem motivo pra isso;

 Fica impaciente com freqüência.

Independente do resultado vou mostrar pra vocês um pouco das conseqüências da pressa.

Quem vive com pressa tem a vida confusa, abra a bíblia e leia o sábio conselho da Palavra de Deus em Is 30. 15.

Se o cristão não aprender a dosar suas atividades e mudar seu estilo de vida, vai acabar vivendo uma vida superficial e sem muito significado, afinal o que faz realmente a diferença são os detalhes, mas em meio a pressa os detalhes não são notados.

Pior ainda é que a pressa rouba a capacidade de amar. Amor e pressa são incompatíveis, o amor precisa de tempo, e tempo é coisa que pessoas apressadas não têm. O amor precisa de atenção, ele deve ser cultivado, necessita de muita comunicação e relacionamento. Um relacionamento feliz e duradouro não é construído apressadamente.

A pressa destrói o sentimento de louvor. A pessoa com pressa não tem tempo de se maravilhar com as dádivas que Deus lhe concede, ela não percebe as coisas diferentes à sua volta, não vê o verdadeiro significado de cantar, orar, adorar. A pessoa torna-se insensível, dura e desatenta, ela não contempla a vida ao seu redor.

Quando a pessoa é apressada ela sofre com os descontroles emocionais, o que o faz perder a compostura, viver irritado, com raiva e conseqüentemente sendo impedida de receber ou dar amor à familiares ou amigos. O lar, principalmente, é edificado ou destruído através do tempo que investimos ou deixamos de investir no outro, comece a dar valor nos minutos com sua família.

Temos que aprender a administrar o nosso tempo. Cada pessoa é totalmente responsável pelo correto uso do tempo que Deus lhe dá. Já que foi confiado ao homem esse bem tão precioso, chamado tempo, ele deve ter consciência de que esse tesouro uma vez gasto não pode ser reposto, nós devemos aprender como administrar o tempo de forma sábia e produtiva.

É bom que se organize o dia de tal maneira que se tenha tempo pra tudo, não só para o que é urgente, mas muito mais para o que é importante. Quem não planeja sua vida está planejando falhar.

Pra finalizar quero deixar uma palavra que certa vez alguém afirmou:

"Ou empregamos o nosso tempo para engrandecer a Deus, ou para exaltar a nós mesmos. Usar o tempo sem levar Deus em conta é, na verdade, perdê-lo".

É algo sem explicação o que acontece com o cristão quando ele gasta o tempo na presença do Senhor, a oração e o trabalho se unem para produzir vitória. Ninguém pode ser feliz vivendo debaixo da pressão o tempo todo, correndo como um louco, sem desfrutar da vida e convívio da família, e principalmente sem desfrutar da comunhão com Deus.

Organize seus dias e pare pra dar valor as coisas que parecem ser apenas detalhes, você ganhará mais tempo vivendo sem pressa.

Talvez, nesse momento, algo tenha “morrido” na sua vida. Alguém pode ter dito a você que não tem mais jeito. Não adianta mais orar. Já é tarde demais.

Não olhe para as circunstâncias meu amado, creia nas promessas do Senhor. “Não tenha medo, tão somente creia” porque Jesus já partiu, Ele está a caminho, e vai entrar na tua casa! Ele nunca chega atrasado.

Que Deus nos abençoe e nos guarde n0 seu grandioso amor, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário