domingo, 25 de dezembro de 2011

O segredo para renovar as nossas forças como as da águia

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
devocionaisdoprebjaniosdeoliveira.blogspot.com



Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Is 40.31)

Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Estaremos apresentando mais uma mensagem de consolo e edificação para cada uma das nossas vidas! Desta feita vamos apresentar a águia como uma figura que pode bem ilustrar a maneira como devemos ser e agir para sermos bem sucedido.

Vamos acompanhar!

Alguma vez você já pensou aonde vão as águias quando a tormenta vem? Onde é que elas se escondem? Elas não se escondem.

Abrem suas asas que podem voar a uma velocidade de até 90km/h, e enfrentam a tormenta. Elas sabem que as nuvens escuras, a tempestade e os choques elétricos podem ter uma extensão de 30 a 50m, mas lá em cima brilha o sol.

Nessa luta terrível podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima.

Finalmente, as águias também morrem, mas alguma vez você achou por aí um cadáver de águia? De galinha talvez, de cachorro ou de pombo, quem sabe até de um bicho de mato nessa extensa estrada de reserva ecológica, mas cadáver de águia você não encontra. Sabe por quê? Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo.

Procuram com seus olhos o pico mais alto, tiram as últimas forças de seu cansado corpo e voam aos picos inatingíveis e aí esperam resignadamente o momento final. Até para morrer elas são extraordinárias. Talvez por isso o profeta Isaías compara os que confiam no Senhor são como águias.

Quem sabe hoje você tem diante de si um dia cheio de desafios. Alguns deles podem parecer impossíveis de ser vencidos, mas lembre-se: descanse no Senhor, passe um tempo com Ele e depois parta para luta, sabendo que depois daquela tormenta brilha o sol.

Você está de fato aguardando a volta de Jesus? Ou você espera tempos melhores? Estes com certeza não virão! Ficará cada vez pior.

É preferível você não se comportar como se fosse viver para sempre neste mundo! Seja honesto: os anos passam com rapidez tremenda. De repente já não estaremos mais aqui. Esperando por Jesus, você sempre receberá novas forças e o cansaço crônico desaparecerá.

As Escrituras nos dizem: “Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor…” O fato terrível em nossos dias é vermos cair muitos ao nosso redor porque não vivem mais neste Primeiro Amor ardente, nesta entrega a Jesus Cristo. Eles não têm mais o espírito de oração e não mais entregariam suas vidas pelos perdidos.

Tornaram-se indiferentes. Se você sabe que perdeu este amor ardente por Jesus Cristo, se você não espera mais por Ele com desejo de vê-lO, faça um novo começo agora mesmo! Deixe-se purificar – pelo precioso sangue de Jesus – dessa perda do primeiro amor, de toda impureza e de todos os pecados. Pois, quem sabe, talvez o dia de hoje seja o seu último dia aqui sobre a terra e o primeiro dia na eternidade!

“Levantai os olhos para o céu e olhai” (Is 40,26). É necessário tirar os olhos deste mundo e levantá-los em oração, para Aquele em que confiamos o Senhor. Fixamos os olhos naquilo que desejamos. O Pai do céu tem os olhos fixos nos seus filhos.

Quem ama a cobiça, os olhos acompanham a cobiça, porque os olhos estão fixos no que se confia.

Tire seus olhos das coisas pequenas e rasteiras!Quantas vezes não ouvimos a Deus por essa razão. Não se deixe arrastar pelas preocupações, pela preguiça, pela indiferença, pelos problemas e decepções.

É que as coisas desta vida – quando são mais amadas do que a Deus – nos aprisionam. Preste atenção quando você for para a capela e estiver preocupado com determinada situação e não conseguir esquecê-la e não voltar os olhos para Deus. Isso deixa seu coração aprisionado.

Por isso a Palavra nos ensina: “buscai as coisas do céu”. Afeiçoe-se nas coisas do alto para não fixar seus olhos nesta vida que passa. Não busque valores desta vida, pois estes valores passam.

Cuidado para não se apaixonar por coisas mundanas e deixar Deus de lado. O Senhor é mais importante do que qualquer pessoa, pois foi Ele que nos deu tudo o que temos, inclusive as pessoas.

Você foi chamado por Deus para estar ligado às coisas do Alto. Não role em suas misérias “Por que dizer-te então, ó Jacó, por que repetir, ó Israel: Escapa meu destino ao Senhor, passa meu direito despercebido a meu Deus?” (Is 41,27). A Palavra nos diz que não escapam aos olhos de Deus nenhuma lágrima, nenhum fio de cabelo seu, nem o seu sofrimento.

“Não o sabes? Não o aprendeste? O Senhor é um Deus eterno. Ele cria os confins da terra, sem jamais fatigar-se nem aborrecer-se; ninguém pode sondar sua sabedoria” (Is 40, 28).

Deus não foge de você, nem corre nem se cansa de você porque o amor d’Ele é incansável por nós. Não tenha medo porque quem está ao seu lado é o Senhor, que é rico em força e dotado de poder; é um Deus que tudo pode e que nos dá força e ânimo quando estamos cansados.

Está se sentindo fraco? Recorra a Deus, pois a Palavra nos diz: “Mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para frente sem se fatigar” (Is 40, 31).

A Palavra nos afirma que os que confiam no Senhor têm as forças recobradas. Como? Fazendo a vontade d’Ele em todas as coisas.

Não se preocupe com as coisas de amanhã. Os que confiam no Senhor não tenham medo, pois Ele está conosco. “Nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa” (Is 41,10).

Para onde você está olhando? Renovar as forças é ouvir o que Deus está nos dizendo. Com seus afetos, afeiçoem-se nas coisas do Alto.

É interessante a forma como muitas vezes a palavra de Deus nos dá exemplos. Exemplos que muitas vezes não fazemos a mínima idéia de como pode ser isso.

Lemos aqui neste texto da palavra de Deus que: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. A águia aqui neste texto é usada como símbolo dos que confiam no Senhor.

Nesta mensagem, quero compartilhar algumas lições que podemos ter se fizermos algumas análises sobre a águia, vamos a algumas delas.

As águias podem levar até um ano para voarem sozinhas, podemos concluir que leva tempo para se tornar em um autentico discípulo de Cristo. A palavra de Deus nos diz como é a trajetória daqueles que decidem ser Seus filhos adotivos. Aqui iremos analisar algumas delas:

I. COMEÇA COM A MORTE:

Porque já estais mortos ( Cl 3:3); Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado ( Rm 6:11). É necessário morrer para iniciar uma nova vida.

II. É PRECISO SER SEPULTADO:

De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte (Rm 6:4). As coisas velhas, ou seja, do passado deve ficar para trás.

III. RESSURREIÇÃO:

Outro processo que deve acontecer, é um novo nascimento, este novo nascimento chamamos de ressurreição; sem um novo nascimento é impossível viver uma nova vida. ( Jo 3: 7). Muitos fracassam porque não conseguem viver uma nova vida. É necessário nascer de novo.

Se olharmos para determinados tipos de aves, tais como; pombos, andorinhas, periquitos, poderemos ver voando em bandos desordenadamente, ao contrario das águias, elas estão sempre sozinhas, ficam no alto contemplando todas as coisas. Dando-nos assim exemplo de maturidade. ( Pv 28: 5).

A Palavra de Deus nos diz que os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: Temos de Deus garantia de que as nossas forças são renovadas, não á motivos para vivermos cabisbaixos, tristes, desanimados, renove suas forças, voe alto, siga o exemplo da águia, embora os que voam alto não sejam compreendidos, são muitas vezes criticados e condenados, porém, não podemos dar razão a isto, Deus sempre nos coloca como cabeças ( Dt28: 13).

O que fazem as águias quando a tormenta vem? Elas não se escondem, abrem suas asas e as enfrentam corajosamente, elas sabem que acima das nuvens escuras da tempestade e dos choques elétricos, o sol brilha Nesta luta terrível as águias podem perder penas e ferir-se, mas não temem e seguem em frente, depois enquanto todo mundo fica as escuras embaixo, elas voam vitoriosas em paz bem no alto.

Com o filho de Deus às vezes ocorre à mesma coisa (2 Co 4: 8, 9). Nas Escrituras lemos que: “Os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias: correm e não se cansam, caminham e não se fadigam”. (Is 40: 31).

Finalmente as águias também morrem, mas eu pergunto alguma vez você achou os restos mortais de uma águia? Nunca! Sabe por quê? Porque quando sentem que chegou à hora de partir, elas não se lamentam e nem ficam com medo, voam tão alto quanto podem.

As águias procuram os lugares mais altos retiram as ultimas forças do corpo cansado e voam aos picos inatingíveis, lá esperam o momento final, até para morrer elas são extraordinárias, talvez por isso o profeta Isaías compara os que confiam em Deus como as águias.

Quem sabe hoje você não tem diante de si um dia cheio de desafios, alguns deles podem parecer impossíveis, mas lembre de descansar na paz de nosso Deus, e depois partir para luta, O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. (Sl 30: 5).

Que Deus nos ajude a perseverar até o fim a exemplo da águia pois só assim poderemos alcançar a coroa da vitória em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário