Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
devocionaisdoprebjaniosdeoliveira.blogspot.com
“E vós, com alegria, tirareis águas das fontes da salvação.” (Is 12:3)
O que é uma fonte?
É uma nascente de água pura, cristalina, um manancial que jorra do ventre da terra e corre levando vida, saciando a sede de homens, animais e plantas.
Uma fonte se transforma em algo inesgotável de riqueza e vida, se transforma em um simples ribeiro ou em um belo e grandioso rio como o São Francisco.
Transforma lugares secos, áridos, sem vida, sem beleza, em um lugar verde e belo.
Quando os filhos de Israel saíram do Egito andando pelo deserto chegaram a uma fonte que deram o nome de Mara estive lá , é no meio do deserto, há uma fonte e alguns moradores próximos chamados beduínos que moram no deserto e suas mulheres andam com o rosto coberto, vendem bijuterias e à mais ou menos 300 metros, você vê o Mar Vermelho.
Naquele lugar há árvores chamadas tamareiras, que dão o fruto muito conhecido no Egito chamado de tâmaras.
Quando os filhos de Israel chegaram naquela fonte de água chamada Mara com sede, cansados, esgotados, com filhos chorando pelo caminho, bateu um desespero, uma angustia, um grito de horror; as águas eram amargas.
Águas amargas, uma fonte contaminada, não poderiam eles dela beber.
Água salobra, com gosto de sal, se bebessem teriam tido uma diarréia coletiva e morreriam todos de desidratação no meio do deserto e seria um caos violento.
Imagine!
Na estrada da vida, quando temos que cruzar por desertos de sequidão espiritual, podemos encontrar dois tipos de fontes: as fontes do bem, como Elim, com suas águas restauradoras; ou as fontes do mal, como a Mara, com suas águas amargas, impróprias para matar a sede.
Ao primeiro sinal de fraqueza e dúvida, ao nos defrontarmos com as águas amargas de Mara, que são os revezes da vida, Satanás procura de todas as maneiras tomarem o controle do nosso ser.
Mas o Espírito Santo, que está sempre à nossa disposição para qualquer emergência, nos leva às fontes de Elim com suas águas vivificantes. Aos pés de Jesus, a sequidão espiritual é vencida, pois Ele é a Fonte das águas restauradoras que matam a sede, renovam a alegria, a esperança e a certeza da salvação.
Como ficamos aliviados quando chegamos junto da Fonte! Jesus sara as águas amargas da nossa vida e nos torna semelhantes a um jardim regado com águas vivificantes, em que desabrocham lindas e perfumadas flores.
Pelo nosso testemunho, podemos nos tornar tanto um canal da água da Fonte que satisfaz a sede da nossa alma como a sede de outros, ao levar felicidade e esperança.
Três milhões de pessoas com diarréia, homens, mulheres, jovens, velhos e crianças. Seria terrível!
Foi preciso um milagre acontecer! Foi preciso, Moisés, cortar um galho e lançar sobre as águas para que elas se tornassem boas
Deus quer sarar as águas amargas do nosso coração. Deus quer arrancar de nós o espírito da morte e nos dar o espírito da vida.
Deus quer tirar o nosso luto, o nosso pranto e nos dar alegria. Deus veio fazer um milagre em nós! Jesus foi a cruz, porque, a cruz era o galho cortado lançado sobre as águas amargas do nosso coração tornando doce como o mel. Temos o espírito da vida de Deus, por isso, temos a vida eterna. Temos vida eterna!
O profeta Isaias declara: “Com alegria tirareis águas das fontes da salvação”. É com alegria, é com júbilo, é com saltos de louvor que somos salvos, libertos, perdoados e amados.
Temos a vitória de Cristo jorrando abundantemente em nossas vidas, porque, Ele Jesus nos fez um convite: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crê em mim ... Do seu interior correrão rios de água viva.” ( Jo 7: 37 , 38).
Glória a Jesus!
Jesus é a fonte da salvação para a vida da gente! Jesus é uma fonte inesgotável do céu para mim e para você. É preciso ir a fonte do rio da vida e beber. Não se desespere, Deus vai saciar a sua sede! Jesus vai passar como um rio no deserto da sua vida e levará paz, alegria, vitória, céu, fé, amor e esperança.
Veja o que Jesus disse a mulher samaritana ao chegar a uma fonte, a fonte de Jacó em João 4: 10 – “Se tivesses conhecido o poder de Deus e quem é que te diz: dá-me de beber, tu lhe pediria água e Ele te daria água viva”.
Jesus é a fonte da água viva, Jesus é a fonte da salvação. Em Jesus encontramos a graça redentora, a proteção e o amor eterno.
O rei Davi disse: “Assim como a corça clama por água assim minha alma suspira por ti ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.”
A corça busca a água por duas razões:
Primeira, porque tem sede e outra, por estar sendo perseguida.
A corça sabe que o seu cheiro irá se perder a beira da água, e assim estará segura.
Portanto, vamos a fonte da água viva, esta fonte é Jesus e ali o diabo não irá nos pegar, não irá nos achar, não irá nos encontrar, pois, o Senhor é o lugar onde a gente se esconde. Aleluia!
O que é feio em nossa vida, ficará lindo, maravilhoso e encantador!
Jesus é como rio que passa levando vida, levando amor, levando esperança e levando vitória.
O profeta Isaias diz que o deserto e os lugares secos se alegrarão disto, florescerá a rosa e gloria do Líbano, a excelência do Carmelo e Sarom, eles verão a gloria do Senhor, a excelência do nosso Deus. Aleluia!
A glória de Deus irá brilhar sobre sua vida, você será como um jardim lindo, perfumado, colorido do Senhor, pois, somos o bom cheiro de Cristo.
Deus irá tirar fora de nossas vidas, as serpentes que querem nos picar, os escorpiões, a seca e a morte que teimosamente quer nos engolir, mas, a Fonte da Salvação fará brotar a glória do Todo-Poderoso sobre nós, o Espírito Santo descerá com uma grande cachoeira de vida.
Uma nova e poderosa unção descerá no deserto de nossas vidas e rios de águas vivas brotará em nós, e o coração seco tornará de novo a bater de paixão e amor; assim o Senhor prometeu e Ele cumprirá:
“Irá enxugar todas as nossas lágrimas, haverá de curar todas as nossas dores e nos colocará no topo com o troféu de campeões do céu nas mãos e a grande platéia celestial de anjos e arcanjos dará o maior brado de júbilo universal por causa de você!”
Dê o seu grito de vitória.
Jesus é a fonte!
Na cruz quando o soldado furou-lhe o lado jorrou água e sangue.
Você nasceu da água e do sangue de Cristo na cruz do calvário!
Diga: Aleluia!
Jesus é uma fonte de milagres, quando Ele passa os surdos ouvem, os cegos vêem, os mancos andam mortos ressuscitam, os presos são libertos, os enfermos são curados, os condenados são perdoados e livres, pecadores transformados, homens e mulheres arrancados da morte para a vida, arrancados do inferno para o céu, do diabo para o coração de Deus.
Deus é poderoso!
Não beba água suja, beba da fonte da água boa.
Não deixe teu coração congelar de frio, aqueça no calor do amor de Deus.
Não mergulhe em qualquer rio, vá ao rio de Deus.
Veja agora como Deus fez brocar águas no deserto para a Hagar:
(Gn 21: 8 – 21).
Meus amados, vejamos que Deus maravilhoso. Podemos ver que versículo 19 Deus abriu os olhos de Hagar e viu um poço de água. Acontece que não havia um poço de água ali. Mas o nosso Deus faz brotar a fonte no Deserto.
Se você está num deserto e não vê futuro nem esperança. Deus quando ouvir a tua oração, as tuas lágrimas ele já deixou preparada a benção para tua vida abra os teus olhos que você irá ver. Deus esta mandando você olhar com olhos espirituais e verás a benção que Deus preparou para tua vida. Deus está mandando você olhar.
Hagar abriu os olhos e viu a fonte. Encheu de água o odre e deu de beber ao rapaz que estava delirando.
Apareceu uma fonte aqui no meio do Deserto eu estou jogando esta água no teu rosto te dando para você beber porque esta água de salvação foi enviada pelo Deus de Abraão, foi enviada pelo teu pai, o Deus do teu pai.
Ismael recobrou a vida, foi salvo naquela hora, e veja que Deus não agiu mal com Ismael nem com Hagar, ainda que eles dois tudo parecessem um abandono, mas Deus continuava no controle.
Amém? Ainda que em muitos momentos da tua vida parecesse que Deus te abandonou, eu te digo Deus continua no controle, está no controle e por isso esta lhe permitindo ler esta ministração e abrir a fonte de salvação diante de você e lhe dar água viva para beber, para te salvar, para te recuperar deste estado de fraqueza em que você se encontra.
Olha que coisa tremenda. Deus estava com o rapaz, que cresceu habitou no deserto, e se tornou flecheiro.
Habitou no deserto de Parã: e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito. Deus tinha prometido que iria fazer deste menino aqui, um rei e que a sua descendência seria numerosa.
Amados quero lhes mostrar no capítulo 16 e ver se Deus agiu bem ou não com Hagar e Ismael. Voltando agora a 16 anos também, na vida de Hagar e Ismael quando Hagar ainda estava grávida de Ismael, aquela primeira vez que hagar fugiu, (hagar quer dizer fuga) podemos ver que a vida de Hagar era uma vida marcada mesmo.
A mulher tinha no nome um princípio de vida. Ela vivia fugindo, o destino dela era fugir.
Até de Deus ela fugiu, mas mesmo fugindo no deserto Deus a achou. E aqui no capítulo 16 quando o Anjo do Senhor lhe apareceu pela primeira vez no verso 9 está escrito: Então disse o Anjo do Senhor: Volta para a tua senhora, e humilha-te sob suas mãos.
Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada.
Hagar tenho um plano na tua vida, não fuja de mim não. Disse-lhe ainda o anjo do Senhor. Concebeste, e dará a luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição.
Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos será contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos. Ismael vai ser o pai dos Árabes. Quando diz aqui ele serás como um junto, quer dizer homem bravo.
O árabe quando esta sendo gentil ou mesmo quando ele esta dizendo EU TE AMO, parece que ele esta xingando ou brigando. Porque árabe fala bravo. E ele será bravo, Deus falou para Hagar.
O menino que vá nascer será bravo. Não que ele seria bravo, mas o jeito de falar que parecia ser bravo.
E Deus prometeu que sua descendência seria numerosa. Deus disse para Hagar: Ergue-te levanta o rapaz, o segura pela mão, porque eu farei dele um grande povo.
Deus vai cumprir isto ou não? Vamos ver? Tem que cumprir, pois ele disse que sempre cumpriria as suas promessas em nossas vidas.
Vamos ver quem são os descendentes de Ismael: São estas as gerações de Ismael, filho de Abraão, que Hagar egípcia, serva de Sara lhe deu à luz.
Estes os filhos de Ismael, pelos seus nomes, segundo o seu nascimento: o primogênito de Ismael foi Nebaiote, depois Quedar, Adbeel, Mibsão, Misma, Duma, Massa, Gadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá> Doze principes de seus povos.
Os anos de vida de Ismael foram cento e trinta e sete;e morreu, e foi reunido ao seu povo.
Amados creia que os planos de Deus jamais serão frutados em suas vidas, se Ele prometeu irá cumprir.
Não adianta vir pessoas enviadas por satanás para tentar te tirar da presença de Deus ou alguém rogar qualquer praga para a tua vida, porque você é lavado e remido no sangue do Cordeiro, raça eleita, escolhido e de ti sairá uma grande nação. Deus não vai te desamparar, mesmo que você esteja triste com sua família, um filho(a).
Deus vai ter grandes alegrias coma tua parentela, com a tua casa, você vai ver a obra de Deus na tua família.
Ainda que você pense que Deus te abandonou, eu te digo, Deus vai cumprir todas as promessas na tua vida, tudo que Deus tem prometido em fazer ele vai fazer.
Agora Deus quer que você se erga, levante desta prostração. Beba da água da vida. Você estava num deserto, agora você esta num ponto em que Deus esta enviando um Anjo para te dizer.
Venha meu filho, venha beber da água. Eu sou o teu pastor.
Quero matar a tua sede e dar vida e vida de verdade, quero te colocar em um lugar seguro, quero te abençoar.
Para que seja preciso, precisa que você dê um passo de fé, se você não erguer, e tomar uma posição agora. Deixa a vida errada, ou quem sabe você já conhece as minhas palavras, mas se desviou. Retorne faça a renovação da tua aliança comigo, pois eu sou o teu Deus.
Você é quem Deus disse quem você é: “Espiritualmente vivo. Bem posicionado no céu, unido ao Pai, governo e cabeça na terra, um exemplo de misericórdia e amor, um filho honrado!”
Graças a Deus!
Louvado seja!
Lá no deserto na fonte de Mara, havia desespero e morte, porque, as águas eram amargas, venenosas, havia um desastre, mas, o milagre e a vida estavam bem perto deles, logo a frente – a vida não está onde paramos desesperados, mas, lá na frente.
Não fique aí prostrado, levante-se, caminhe.
O milagre virá na sua vida.
Deus vai desentulhar os poços de água da sua vida, vai jorrar água limpa de novo.
Seja como Isaque: Isaque desentulhou os poços de água que os inimigos entulharam e assim Jesus vai fazer na vida da gente.
A fonte da salvação vai jorrar vida de novo, alegria de novo, você vai voltar a sorrir novamente.
Deus já preparou um oásis para você! Elim, está adiante, com doze fontes e setenta palmeiras.
A sombra do Onipotente eu já posso descansar!
E bem como já disse o salmista:
“Nossas fontes de água estão em Deus e jamais acabarão” – Salmo 87: 7 – “Todas as minhas fontes estão em Ti, ó Deus.”
Temos um galho de árvore dentro de nós, cortado pelas mãos do Criador para nos fazer um homem melhor, uma mulher melhor, na cruz Ele foi lançado em nossas vidas – a Oliveira verdadeira chamado Jesus Cristo, o Yeshua de Israel, o grande Messias, o Cristo, Ungido de Deus.
A boa mão do Senhor está sobre mim!
A questão é que não era para Israel parar ali no lugar de amargura, mas, para seguir adiante, a frente, pois, Deus no deserto já tinha preparado um oásis de 70 palmeiras e 12 fontes de águas para o povo.
Aqui tem algo profético, que não pude resistir, se é coincidência não sei, só sei que o meu Jesus na terra levantou 12 discípulos – 12 fontes do Evangelho, um governo de conquista e autoridade.
Levantou depois, mais 70 discípulos e os enviou debaixo de autoridade como cordeiros no meio de lobos devoradores e disse: Levai a paz!
Doze fontes, significa que cada doze tinha uma fonte para dar de beber ao povo sedento no deserto debaixo da autoridade do líder – Moisés.
Deus tem um Elim, ainda, que no deserto para você. Deus gosta de pegar as coisas que não são nada, para que sejam alguma coisa, Ele sabe fazer isto.
Esta é a hora do avivamento de Deus. Esta é a hora de bebermos as águas das fontes da salvação em Cristo Jesus. Em Elim, o povo tinha fontes de águas puras e cristalinas. Encontrou sombra e descanso.
É fácil, é maravilhoso administrarmos a Graça da salvação do livramento, da consolação. Mas é difícil lidar com a “Graça da desolação”. Será que ela não existe? Claro que existe! Como igreja, experimentamos algumas vezes as separações inesperadas que nos encheram de tristeza, luto e dor, muita dor.
Estivemos “desolados” naqueles momentos, mas nunca isolados de Deus. Alguém foi o suporte especial naqueles momentos de muita tristeza, momentos que sempre costumam deixar muitas interrogações nas mentes dos seus filhos mais novos na fé. Filhos de Deus. “Por que, meu Deus?” “Como pôde acontecer isso?”
Por isso, é importante que possuamos uma boa base de comunhão com Deus diariamente uma disciplina de leitura da Sua Palavra, de momentos de oração – petição, silêncio, escuta – de momentos em que a contemplação da exuberante criação nos revele a presença de uma Criador maravilhoso, provedor das belezas indescritíveis que sempre encantaram os grandes visionários e místicos que foram os autores dos salmos.
“Bendize ó minha alma ao Senhor. Ó Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo! Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. Há o mar, vasto e espaçoso, onde se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes.” (Sl 104:1,24,25).
Aprenderemos a nos alegrar, a saltar de alegria, com as grandes maravilhas que Deus, com suas bênçãos, nos permite experimentar, mas aprenderemos também a articular nossas defesas com Ele caso o desafio seja o inevitável da “graça da desolação”.
As diretrizes que a Palavra de Deus nos dá são claras: há situações agudas de bloqueio evidente e há saída para essas situações; há um período em que o céu se cobre de um cinza escuro, vemos relâmpagos, trovões e tempestade, mas esse não é o quadro definitivo, é passageiro. Logo o céu readquire a cor azul com as nuvens brancas e a paisagem volta à sua normalidade.
É claro que há situações em que o prolongamento de uma situação passageira demora mais do que havíamos previsto e os resultados não casam com a nossa expectativa. Essa é a brecha através da qual o desânimo, a desistência podem passar, causando grandes prejuízos em nós.
O cântico de louvor que Isaías entoa neste capítulo 12, em nome do seu povo, é produto de uma visão do futuro, em função de uma difícil situação vivida no presente. O capítulo 11 fala das raízes do Messias que está no caminho.
Por isso, num presente tão cheio de sofrimento a luz do futuro começa a dar sinais de que o que se espera virá. Por isso o profeta afirma que o povo tirará água da fonte da salvação.
E quando nos deleitamos, lendo as páginas dos evangelhos, vemos tão nitidamente a confirmação das promessas de Deus. Jesus é a fonte da salvação que sacia a sede de todos aqueles que o buscam sedentos e cansados.
O profeta entoou um cântico que apontava para um futuro brilhante.
Hoje, nos apossamos desse mesmo texto e o remetemos ao passado, que foi futuro para Isaías e, nesse passado, encontramos a confirmação da ação de Deus.
Isso nos dá uma segurança no presente e uma garantia da companhia de Deus junto a nós, quanto ao futuro.
Imagine caminhando há horas num deserto escaldante, quando, de repente, você encontra uma fonte de água, um pedacinho do Paraíso em meio ao calor. Não é difícil imaginar o que você faria, não é?
Com certeza, você correria em direção à fonte, beberia o máximo de água que conseguisse e se banharia contente em livrar-se da força do sol por alguns instantes. Deixemos de lado agora essa bela imagem de você se esbaldando em uma fonte de água em meio ao deserto e passemos a falar de outro “deserto” e de outra “fonte de água“.
Falemos de um deserto mais escaldante do que qualquer outro, chamado Vida.
Sim, sua vida pode ter se tornado um deserto.
Um deserto de relacionamentos desgastados.
Um deserto de dúvidas torturantes.
Um deserto de problemas que parecem infinitos.
E, assim como um deserto é cercado de areia por todos os lados, seu deserto também pode estar cercado por algumas coisas.
Cercado de pessoas sem coração.
Cercado de solidão.
Cercado de desespero
A boa notícia, porém, vem da existência de uma “fonte de água” chamada Salvação.
Ao contrário das outras, ela é Infinita.
Ao contrário das outras, seus recursos são Ilimitados.
Ao contrário das outras, ela não possui apenas água.
Da Fonte da Salvação você pode retirar tudo o que precisa…
Baldes cheios com Esperança.
Litros e litros de Alegria.
Doses gigantescas de Fé.
A Fonte da Salvação é um pilar eterno, posto exatamente no meio do Deserto da Vida.
Ela é acessível a todos e funciona 24 horas por dia.
A grande questão de hoje é:
Você tem se utilizado da Fonte da Salvação para vencer o Deserto da Vida?
Além disso, você tem matado a sede da sua Alma, assim como você sacia a sede de seu corpo?
Por que temer, se há tanta Coragem na Fonte?
Por que chorar, se lá há tanta Alegria disponível?
Por que ansiar, se podemos retirar de lá tanta Paz quanto precisarmos?
Jesus não quer ser um balde d’água em nossas vidas, utilizado apenas de vez em quando, com água suficiente apenas para nos molhar.
Jesus deseja ser uma Fonte, utilizada incessantemente, com água ilimitada, mais do que suficiente para nos encharcar.
Beba da Fonte. Procure-a nos seus momentos mais difíceis.
Aos que andam “morrendo de calor” no Deserto da Vida, uma boa notícia: A Fonte está lá!
Vá até ela e derrame-se!
Vamos com alegria, com alegria tirareis águas das fontes da salvação.
Vamos ao Trono de Deus e do Cordeiro porque é de lá que flui o rio da água da vida, claro como cristal.
Vamos unir nossa voz a voz do Espírito de Deus, pois, o Espírito e a Noiva diz: “Vem”.
“Quem tem sede, venha”. Receba de graça da água da vida.
Então Jesus se aproxima, levanta sua voz triunfante e gloriosamente proclama:
“Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa e quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.”
(Ap 22: 1,12, 17 ; 21: 6).
“Eu sou a fonte da água da vida”, disse Jesus.
Eu te digo: Beba!
E nunca mais terá sede em sua vida.
A fonte da salvação é Jesus! Amém!
Excelente mensagem da parte de Deus. Que o Senhor te use cada vez mais.
ResponderExcluir