sábado, 22 de outubro de 2011

Os três personagens que surpreenderam a Jesus

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-estudosteolgicos.blogspot.com



Surpreender a Jesus não é uma tarefa fácil. Até porque, é muito difícil a criação conseguir surpreender ao criador.

Alguns personagens que cruzaram o caminho de Jesus foram marcados por Ele. Outros, no entanto, O marcaram profundamente.

Alguns pela falta de fé, outros, porém, por demonstrar tamanha fé que, até mesmo, ao próprio Mestre surpreendia.

Na Carta aos Hebreus 10.38, disse o Senhor: O justo viverá pela Fé, mas se ele recuar a minha alma não tem prazer nele. Mas, o que significa esse dom celestial chamado Fé? Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a certeza das coisas que não se vêem (Hb 11.1).

A Fé é o alimento que nutri e fortalece o nosso espírito. Ela aproxima o homem de Deus, traz comunhão e paz com o Senhor Jesus. É aceitação da doutrina revelada por Deus, e a confiança na obra salvadora de Cristo.

Por isso, o nosso objetivo é levar aos amados, uma mensagem de exortação e encorajamento a uma Fé plena e consistente, porque a palavra na carta aos Hebreus 11.6 assegura: Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que d’Ele se aproxima, creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

É evidente que não nos referimos a fé generalizada, a fé popular, ou a fé só pelo ouvir falar e saber da existência de Deus e do seu amado Filho Jesus Cristo que Ele gerou na sua plenitude. Isso todos sabem e não produz resultado algum.

Porque a fé que o mundo conhece só se manifesta na hora do desespero, e se desperta apenas pelo rogo, na súplica ao socorro no momento de angústia. Nessa ocasião, se reverenciam a Deus, mas nada mais pode ser feito, porque é uma fé confessada por força de expressão e necessidade.

É uma fé da boca prá fora, vazia e sem consistência, porque não é nutrida pelo Espírito Santo de Deus. E a palavra afirma que Deus não ouve a pecadores, mas se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse Ele ouve (Jo 9.31).

Sendo assim, objetivamos alcançar uma Fé viva, nascida do coração de Deus, que tem poder para curar, libertar, transformar vidas, realizar até o impossível aos olhos humanos, e ainda nos dá a certeza da salvação para a vida eterna.

Queremos levar aos amados a Fé que arde o coração quando falamos do infinito amor do Senhor Jesus, porque essa Fé é um dom celestial, produzida pelo trabalho íntimo do Espírito Santo de Deus na alma humana.

I. A mulher Siro-fenícia.

Um desses encontros está registrado no livro de Mateus no capítulo 15 e conta a história, desesperadora, de uma mulher que o que sabemos dela se restringe à sua origem – siro-fenícia – e ao seu problema – a sua única filha estava, terrivelmente, endemoninhada.

Jesus, como diz a Escritura, resolveu se retirar para as terras de Tiro e Sidom. E foi desse desejo que se originou uma das mais belas passagens bíblicas.

O evangelho de Marcos nos acrescenta uma importante informação que nos leva a entender que Jesus estava procurando algum lugar para descansar e, naquele momento, não desejava ser importunado por ninguém.

Eis o que escrito está: E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se;

De fato, as longas caminhadas absorviam Suas forças físicas e, para recompô-las, um descanso se fazia necessário.

Começava então a busca, incessante, da mulher siro-fenícia.

A oportunidade, talvez, fosse única, de se encontrar com Aquele que poderia resolver seu problema e, de uma vez por todas, trazer a paz de espírito que tanto aquela mulher desejou para ela e sua querida filha.

O seu coração se encheu de alegria quando soube que, por ali Jesus passaria, e de fé e esperança quando o avistou se aproximando.

De fato, quando Jesus chegou próximo, de forma desesperadora, começou a gritar: “Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim; pois, minha filha está, miseravelmente, endemoninhada!”

Para quem achou que Jesus, de pronto, atenderia aquela mulher se surpreendeu com Sua atitude. Silêncio.

A Bíblia diz que Jesus nada lhe respondeu.

Algumas vezes isto pode acontecer conosco. Estamos desesperados e precisando, urgentemente da intervenção, de um sinal ou até mesmo de uma imediata resposta de Deus, e o que encontramos?

O silêncio divino.

E logo temos a louca sensação de que Deus não nos ouve. Muitos até chegam a colocar a Sua existência em prova.

Não foram estes pensamentos que contaminaram o coração daquela mulher. Em nenhum momento ela colocou em dúvida ou questionou a soberania de Deus. Pelo contrário. A sensação que nos dá é que quanto mais dificuldades lhe sobrevinham, mas o seu coração se enchia de fé e de certeza que sua filha seria liberta.

Entretanto, os empecilhos e obstáculos não pararam por ai.

Como se não bastasse o silêncio de Jesus, os discípulos, incomodados com os gritos da mulher, aconselham ao Mestre, inclinados a seu pé – como que implorando – que a despedisse, pois, estava gritando atrás deles.

“Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas de Israel”. Respondeu Jesus aos incomodados discípulos.

Nem o silêncio de Jesus, muito menos a insensibilidade dos discípulos, foi suficiente para fazer aquela mulher desistir do seu objetivo. Ao passo que, aproximando-se de Jesus, suplicou e adorou dizendo: “Senhor, socorre-me!”

Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. A resposta de Jesus, para quem não conhece o seu significado e seu contexto histórico, foi um tanto quanto surpreendente.

Para alguns que, não sabem o que querem, não tem foco ou mesmo dedicação em seus objetivos, seria mais um motivo para desistir e voltar para casa sem sua benção.

Mas aquela mulher sofrida, porém, determinada, responde Jesus com muita sabedoria:

Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.

Talvez Jesus não esperasse tal resposta, mas o fato é que não havia outra possibilidade, senão responder:

”Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas”.

E desde aquela hora a sua filha ficou sã, livre de todas as amarras do diabo.

Hoje, existem mães e pais que choram desesperados para verem seus filhos livres das drogas, prostituição ou qualquer outro tipo de vício. Para estes, o exemplo desta mulher deve ser seguido.

Ela não olhou para homem algum, antes, alicerçou sua fé e esperança Naquele que pode todas as coisas.

II. O Centurião de Cafarnaum

Vamos lhe apresentar uma Fé semelhante a do Centurião de Cafarnaum, quando esse suplicava a Jesus pelo seu servo, e Cristo lhe propôs ir a sua casa e ele recusou dizendo: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas diz somente uma palavra, e o meu criado sarará. Tamanha era a fé daquele Centurião que surpreende até o Senhor Jesus, e maravilhado Ele disse: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé (Mt 8:8).

Centurião: Oficial do Exército Romano, comandante de uma tropa de cem. Aquele homem era dotado de uma fé impar, e pelos olhos do Espírito havia nele a certeza de estar diante da glória do Filho de Deus. Não se sentiu digno de receber Jesus sob o seu teto, mas não hesitou e creu incondicionalmente que pela palavra do Mestre, maravilhas aconteceriam na vida do servo pelo qual intercedia.

Certa vez, ao entrar em Cafarnaum, Cristo encontrou-Se com um centurião - um comandante responsável por cem soldados. Ao aproximar-se de Jesus, o centurião exclamou:

Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico e violentamente atormentado (Mt 8:6).
O oficial não se decepcionou por ter confiado e ido até Jesus. O mesmo ocorrerá com qualquer pessoa que buscar o Mestre, porque, quando fazemos isso, o Senhor cumpre as Suas promessas. Então, o inesperado aconteceu: quando Jesus ofereceu-Se para ir à casa do centurião, este reconheceu não ser digno de tal ato.

O comandante se humilhou diante da grandeza de Cristo. Os altivos não agradam a Deus e são, na verdade, dignos de compaixão. Apesar de ser uma autoridade, o centurião não se achava merecedor de receber Jesus em seu lar.

Além de demonstrar humildade, o comandante revelou uma convicção que surpreendeu o Salvador (Mt 8:10). Cristo não encontrara fé assim em Israel, o povo escolhido por Deus, que se reunia aos sábados para estudar a Lei de Moisés, mas não tinha fé. Foi em um representante do Império Romano que Jesus detectou surpreendente fé e firmeza espiritual.

Hoje, muitos aceitam o Salvador, mas não demonstram interesse em aprender a Palavra, acomodando-se em sua condição.

Temos a autoridade do Nome de Jesus e o poder da Palavra de Deus para destruir as obras do diabo. Além disso, os anjos do Senhor são espíritos que ministram em nosso favor (Hb 1:14). Cientes do que somos e temos em Cristo, devemos repreender o mal quando somos atacados pelo inimigo, tendo a certeza de que o nosso Pai já nos concedeu socorro. Compete a nós tomarmos uma posição, exigindo que o mal vá embora em Nome de Jesus.

O centurião demonstrou saber que o poder de Deus estava à disposição de Cristo. Aquele homem disse que, por ser uma autoridade, tinha soldados que lhe obedeciam, assim como também recebia ordens superiores. Ele reconheceu a grandeza do ministério do Senhor e Sua autoridade sobre todas as coisas.

Siga o exemplo do centurião. Havendo um problema, não abaixe a cabeça, pensando que, quando Deus quiser, irá abençoá-lo. O Senhor quer que você seja vitorioso, porque Jesus foi levado à cruz para sofrer e morrer em seu lugar. Exija que o diabo saia da sua vida. O que você decretar, em Nome Jesus, será realizado pelo exército do Senhor.

Jesus maravilhou-Se com a atitude de fé do centurião, considerando-o sábio. Sejamos sábios em todo nosso proceder, retendo no coração a Palavra de Deus. Não há algo que deixe o Senhor Deus mais alegre do que a nossa decisão de usar o poder dEle para desfrutar de tudo o que Ele nos concedeu (Pv 23.15). Mediante nossas palavras, colocamos o poder de Deus em ação em nosso favor (SI 103.20).

Assuma o seu lugar no Reino dos céus, viva a liberdade que Cristo lhe deu, desfrute o poder que o Senhor colocou ao seu dispor e seja mais que vitorioso. As promessas de Deus não passam (Mt24:35), e Ele deseja cumpri-las em sua vida.

III. A mulher do fluxo de sangue

A mulher que nem queria ser vista por Jesus, apenas desejava tocar no seu manto e o surpreendeu por sua fé.

Esta mulher tinha uma grande dificuldade na vida: ela era enferma. Fora acometida por uma hemorragia que não cessava há doze anos. Entretanto, essa mulher ouvira falar de Jesus. Marcos relata o seguinte sobre ela: “Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: ‘Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei’.

E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.” (Mc 5.27-29).

Para achegar-se a Jesus, aquela mulher teve de enfrentar a barreira da multidão que se avolumava ao redor do Mestre. Ela queria tocá-lo. Ela pensava e chegou a dizer para si mesma: “Se eu puder tocá-lo, ficarei curada.”

Esta era a sua fé. Todo esforço que fizesse valia a pena. E, assim, ela tocou Jesus e sentiu a cura imediata. E a vida dela iria voltando ao normal, quando Jesus, logo em seguida, parou sua marcha e perguntou: “Quem me tocou?”

Os discípulos acharam aquela pergunta de Jesus sem sentido, pois todos estavam tocando no Senhor. Todos se acotovelavam para vê-lo e para ficar perto dele. Mas Jesus sentiu que dele saíra virtude. Jesus queria saber quem fora curado ao tocá-lo.

Vendo que não poderia ocultar-se, aquela mulher se prostrou diante de Jesus e lhe confessou a sua cura, o milagre que recebera. E ouviu do Mestre: “A tua fé te salvou.” Jesus não tinha apenas cura física para ela, mas também a espiritual, aleluia!

Para refletir:

Sete estágios pelo quais passou essa mulher:

1. Seu sofrimento

"E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia." Mc 5:25.

Em seu corpo habitava uma enfermidade que a debilitava e a marcava em dose dupla; na alma e no corpo. E de uma maneira crônica, pois esta hemorragia fazia dela uma pessoa impura pela Lei judaica.

2. Seu caráter

Uma mulher que vivendo humilhada obteve um renovo ao ouvir a fama de Jesus. Esta mulher nos mostra e nos dá um testemunho do caráter que devemos ter. O caráter demonstrado em atitudes. O caráter que não diminui ao pedir ou procurar ajuda, pelo contrário, esta atitude só acrescenta.

3. Sua solidão

"E estava ali certa mulher..." Esta mulher vivia em uma sociedade onde o período menstrual era considerado impuro.

4. Surge uma esperança

"Quando ouviu falar de Jesus..." Quando a mulher ouviu falar de Jesus, começou a ser gerada em seu interior a esperança de que se apenas tocasse no seu manto ficaria curada.

5. Sua perseverança

"...chegou por trás dele e tocou na borda do seu manto, ..." Doze anos, quatro mil trezentos e oitenta dias, sangrando. Esta mulher tentou de tudo, gastou com médicos e remédios . Enquanto tentava e gastava todas as suas economias, nada mudava, continuava sangrando.

Mesmo enfraquecida no seu corpo em sua alma sofrida, mesmo assim perseverava em não desistir.

6. estágio - Sua ousadia

Muitas vezes nós ficamos sós no pensamento; e pensamentos muitas vezes são contrários a vontade de Deus. Esta mulher pensou e tomou uma atitude ousada, ela foi até Jesus e o tocou.

7. estágio - Sua alegria

"...Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada."(Lc 8:47).

A atitude de Jesus em insistir em quem lhe tocou, demonstra o Seu amor e o Seu cuidado. Esta mulher precisava ser vista por todos não mais como a mulher com hemorragia, mas a mulher que com apenas um toque havia sido curada instantaneamente.

Essa mulher assim como os outros citados surpreenderam a Jesus. Faça como essas pessoas surpreenda ao Senhor Jesus e mostre a sua fé. O maior beneficiado por esta atitude será você mesmo, pois a sua fé irá mover o Senhor a conceder-lhe o que tanto necessita.

A crença da mulher lhe salvou porque ela creu naquele que tem poder para justificar o ímpio, ou seja, a crença dela lhe foi imputada como justiça, assim como ocorreu com Abraão “Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça” ( Rm 4:5 ); "E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça" ( Gn 15:6 ).

Aprendendo com a Mulher do Fluxo de Sangue

Ela nos ensina que a fé precisa de uma ação. “A Bíblia diz: ”Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6) e outra vez diz: ” A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus"( Rm 10:17). Ao praticar essas verdades são vencidos os medos, fracassos e tudo mais que porventura nos impediriam de chegar até Jesus. Ele sempre está disposto a transformar vidas, porém, como a multidão, muitas vidas não conseguem alcançar o milagre.

Existiam duas multidões nessa história: Uma próxima a Jesus e outra distante ,representada pelos familiares, vizinhos, enfim, todos os que faziam parte do cotidiano da mulher. O que aprendemos? Essas multidões ainda são reais. Da mesma forma, religiosos, fariseus podem nos impedir de alcançar o Reino, também pessoas queridas. A mulher, no entanto tinha muita convicção. O livro de Romanos diz:

"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus " (Rm 14.12)

Somente nós poderemos tomar essa decisão.

Se você ainda não teve um encontro real com Jesus, lhe convido a fazer como esta mulher. Agarre, segure o Mestre e confesse a Ele tudo o que está em seu ser. Ele pode e quer lhe curar totalmente dando-lhe vida em abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário