segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A ingratidão do Rei Uzias

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
http://devocionaisdoprebjaniosdeoliveira.blogspot.com/


A história da prosperidade do Rei Uzias está escrita nas Sagradas Escrituras em 2 Cr 26:1-23.

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

As bases do limiar moveram-se à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirado, e perdoado o teu pecado Depois disto ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? “Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6:1-8).

O rei Uzias foi um líder respeitado e admirado em Israel. E podemos afirmar com toda a certeza, que o jovem profeta Isaias o admirava.

Mas foi somente quando morreu o rei natural, carnal, que seus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Somente quando morreu o rei Uzias é que os olhos de Isaías se abriram para a revelação de Deus como REI E SENHOR. O profeta viu o Senhor assentado num trono, o lugar de autoridade dos reis.

MAS SERÁ PORQUE ISAÍAS SÓ PODE CONTEMPLAR A GLORIA DE DEUS, APOS A MORTE DO REI UZIAS? ...amigos, se queremos ver o Rei e Senhor JESUS governando em cada aspecto e área de nossas vidas, deixe me dizer: primeiro Uzias tem que morrer em nossas vidas, ou seja, qualquer outra coisa que esta usurpando o lugar da presença do Espírito Santo de Deus sobre nossas vidas. Uzias foi um rei que era admirado por todos...começou bem o seu reinado, mas terminou mal.

Todos nós sabemos que a ingratidão é muito ruim, é capaz de destruir laços, deixar marcas, ferir, podendo até causar males a saúde. Já a gratidão é o melhor perfume da humanidade, é muito bom sermos gratos a alguém que outrora nos fez um bem.

Vemos em Jeremias 2.1-4 um exemplo de ingratidão, apesar de já terem alcançado muitas bênçãos do Senhor notamos, porém, o esquecimento destes feitos por parte do povo , o que é muito próprio do ser humano, esquecer .

Se buscarmos em nossa própria memória veremos que nos esquecemos muitas coisas; mas o salmista nos diz "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." (Salmo 103.1-2), ou seja, podemos nos esquecer de muitas coisas mas o Senhor não, Ele jamais esquece de nós.

Quantas vezes esquecemos o que Deus nos faz, e como somos ingratos ao que nos faz, apesar de nos guardar em todo o momento. Hoje devemos parar e observar o quanto tem feito por nós e o que temos feito para Ele; será que ao menos O agradecemos pelo fôlego de vida ou estamos sendo ingratos como Israel ?

É momento de pararmos e agradecermos por tudo que Ele nos tem feito. De observarmos a nossa volta que muitos por aí em meio a catástrofes visíveis em sua vida ainda encontram forças para louvar a Deus. E nós, temos tudo o que pedimos, mas será que estamos sendo gratos? Será que estamos agradecendo?

É momento de sermos mais gratos e bendizermos ao nosso Deus, sem esquecermo-nos de louvá-lo por tudo que acontece em nossa vida.

Segundo o Texto, o Rei Uzias começou bem no seu caminho de obediência
Uzias começou a reinar quando ainda era bastante jovem e reinou por cinqüenta e cinco anos.

"ENTÃO todo o povo tomou a Uzias, que tinha dezesseis anos, e o fizeram rei em lugar de Amazias seu pai. Este edificou a Elote, e a restituiu a Judá, depois que o rei dormiu com seus pais. Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolia, de Jerusalém." 2 Crônicas 26:1-3

Mas o que garantiu a ele este mérito de longo reinado e de prosperidade ? Foram vários os pontos destacados na passagem bíblica e nos servem de reflexão nas nossas práticas de vida cotidiana também:

- Fazer o que é reto aos olhos do Senhor;

- Buscar a Deus através de homens de Deus;

- Encarar com coragem e sabedoria aqueles que ainda não são de Jesus, pois o Senhor o fortifica e faz prosperar e o ajuda nos seus intentos.

"E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai. Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar. Porque saiu e guerreou contra os filisteus, e quebrou o muro de Gate, o muro de Jabne, e o muro de Asdode; e edificou cidades em Asdode, e entre os filisteus. E Deus o ajudou contra os filisteus e contra os árabes que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas." (2 Cr 26:4-7)

O que Uzias acabou recebendo do Senhor através daquele povo?

- presentes;

- respeito;

- seu nome foi reconhecido por todo o povo;

- fortaleza divina nas suas atitudes de edificação da terra e força bélica nos seus exércitos de defesa do seu território e reinado;

- investiu em tecnologia nos equipamentos de guerra.

"E os amonitas deram presentes a Uzias; e o seu nome foi espalhado até à entrada do Egito, porque se fortificou altamente.

Também Uzias edificou torres em Jerusalém, à porta da esquina, e à porta do vale, e à porta do ângulo, e as fortificou. Também edificou torres no deserto, e cavou muitos poços, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores, e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis; porque era amigo da agricultura.

Tinha também Uzias um exército de homens destros na guerra, que saíam à guerra em tropas, segundo o número da resenha feita por mão de Jeiel, o escrivão, e Maaséias, oficial, sob a direção de Hananias, um dos capitães do rei. O total dos chefes dos pais, homens valentes, era de dois mil e seiscentos. E debaixo das suas ordens havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com força belicosa, para ajudar o rei contra os inimigos.

E preparou Uzias, para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos, e até fundas para atirar pedras. Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou. (" 2 Cr 26:8-15)

Seu governo fora sem dúvidas um sucesso, e isto pela sua dedicação ao Senhor Deus; E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai.

Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o SENHOR, Deus o fez prosperar. (2 Cr. 26.5).

Seu governo foi aprovado pelo povo. Uzias desenvolveu a agricultura, e houve fartura em Judá; Também edificou torres no deserto e cavou muitos poços, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas, lavradores e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis, porque era amigo da agricultura. (2 Cr 26.10).

Uzias investiu em tecnologias, o que pode ter melhorado os modos operantes do trabalho no campo e na cidade. Uzias também formou um grande exército; E, debaixo das suas ordens, havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com força belicosa, para ajudar o rei contra os inimigos. (2 Cr 26.13).

E preparou-lhes Uzias, para todo o exército, escudos, e lanças, e capacetes, e couraças, e arcos, e até fundas para atirar pedras. (2 Cr. 26.14).

O trabalho do rei Uzias em Judá lhe permitiu ficar conhecido por todas as nações; Também fizera em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e voou a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado até que se tornou forte. (2 Cr 26 15).

Enquanto o rei Uzias esteve na disposição de servir ao Senhor e acatar as orientações espirituais lhe transferidas pelo sacerdote Zacarias, ele continuou firme, e seu trabalho agradou ao Senhor e ao povo de Judá.

Mas, depois de tanto sucesso Uzias se atreveu em fazer algo que não era de sua competência. Ele decidiu por sua própria conta e responsabilidade ascender o incenso no templo de Deus. Este serviço não era para ele.

Era para os sacerdotes, ordenado pelo Senhor como atribuição aos levitas; Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso. (2 Cr 26.16).

São raras as exceções que observamos no contexto bíblico que os homens públicos tiveram de Deus a permissão para participar dos serviços do altar. Em nosso cotidiano, e é óbvio que estou a falar do cotidiano da Igreja não são raras as ocasiões que homens públicos participam do altar, isto não é edificante e sim, constrangedor.

A insistência de Uzias só lhe trouxe prejuízos, para ele e para o povo, que perdera o bom governante de longos anos; E resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isso para honra tua da parte do SENHOR Deus. (2 Cr 26.18).

Então, o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressadamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira. (Cr 26.20).

Como servos de Deus, temos sido gratos a Ele? O estudo de hoje, traz algumas razões pelas quais nós os servos de Deus devemos ser gratos a Ele.

I – Devemos ser gratos a Deus, porque Ele nos fez de forma especial.

(Veja Gênesis 1.26). Queremos destacar neste versículo duas verdades importantíssimas, para a compreensão da forma especial que Deus nos criou.

a) Deus nos fez únicos.
Você já parou para pensar neste grande milagre que Deus realizou em sua vida? Não há ninguém no mundo que seja igual a você. Mesmo os gêmeos chamados univitelinos, ou seja, aqueles que são gerados em uma única placenta são diferentes. Isto revela que somos importantes para Deus! Ele nos fez únicos! Somos então especiais para Ele. Agradeçamos a Deus, pelo seu cuidado todo especial em nos criar únicos no mundo.

b) Deus nos fez semelhantes a Ele.

A Bíblia diz que Deus nos fez “conforme a Sua imagem e semelhança”. Esta semelhança não é física porque Deus é Espírito. Portanto, não tem forma. Somos semelhantes a Deus, porque quando fomos criados, Ele colocou em nós características Dele. Deus é Amor; nós também fomos criados com a capacidade de amar.

Deus construiu todo o universo; o homem também tem a capacidade de construir, projetar inventos e outros. Deus criou o homem para se relacionar com Ele; o homem não consegue sobreviver sem se relacionar. É nesse sentido que somos semelhantes a Deus.

Percebeu o quando fomos feitos por Deus de forma especial? Agradeçamos a Ele, pois nossa vida é um milagre! Deus é merecedor do nosso agradecimento.

II – Devemos ser gratos a Deus, porque Ele nos amou primeiro.

Leiamos João 3.16. Este Versículo é considerado por muitos como o coração da Bíblia. Isto, porque, nele encontramos todo o querer de Deus para com o homem, obra prima da Sua Criação.

Toda a Bíblia se interliga com este maravilhoso versículo. Nele, encontramos a grande verdade do amor de Deus. Amor este incondicional.

Deus não esperou que nós O amássemos para nos amar; pelo contrário, ao ver o homem caído, afastado Dele, em razão do pecado, (Rm 3.23) Ele dá ao homem a maior prova de amor que este podia esperar.

Deus deu o Seu único Filho, Jesus para vir ao mundo morrer para trazer salvação ao homem perdido. Deu amou o mundo… Deus ama você! A Salvação de Deus é para todos os homens! Agradeçamos ao Senhor porque Ele nos amou primeiro.

III – Devemos ser gratos a Deus, porque temos uma família especial na terra; a Sua Igreja.

( Mt 16.18) A Rocha que Jesus falou, é Ele mesmo.

A Igreja do Senhor Jesus está edificada sobre Ele mesmo, e as portas do inferno não prevalecem contra a Sua Igreja.

Todo aquele que aceita Jesus como Salvador de sua vida, passa a fazer parte desta maravilhosa família, composta daqueles que foram salvos por Jesus. É um grande privilégio, podermos fazer parte desta maravilhosa família que caminha para os céus.

O nosso viver diário deve refletir o agradecimento, por pertencermos a esta especial família lavada e remida pelo sangue do Cordeiro que é Jesus.

IV – Devemos ser gratos a Deus, porque em Cristo Jesus, somos mais do que Vencedores.

Leiamos João 16.33. – Muitas pessoas pensam que se receberem a Jesus como Salvador, elas ficarão livres das lutas. Não é isto que a Palavra de Deus nos ensina. Jesus nos mostra no versículo que lemos que no mundo nós teremos aflições. Contudo, como seus filhos, devemos ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo.

Que maravilha! Que grande bênção! Saber que não estamos sozinhos, saber que por mais difícil que seja a nossa luta, Jesus estará conosco, nos fazendo…Vitoriosos. Ele é a razão da nossa vitória! Louvemos ao Senhor, agradeçamos a Ele, a grande bênção de em Cristo Jesus sermos mais do que vencedores! (Rm 8.37)

Para ser grato a Deus não basta dizer, "muito obrigado Senhor". A gratidão que honra a Deus é a que envolve compromisso de vida.

Quando digo ao Senhor "obrigado",estou me obrigando a retribuir Àquele que é o doador da vida todo bem que me tem feito. Isso através de adoração e serviço. Gratidão mecânica não tem valor para Deus.

Pai, faça-me grato a Ti! Que não sejam simplesmente palavras vazias proferidas em momentos de emoção. Mas que sejam palavras encarnadas numa vida de oração e serviço. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário