segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O que fazer quando vem o esgotamento Espiritual

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-construcaocivil.blogspot.com



"E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles."( I Re 19.1,2)

Por definição, entendemos que o Esgotamento é um termo leigo, mas muito expressivo e bastante procedente.

Trata-se de uma situação clínica onde se esgota a capacidade de adaptação, portanto, é um quadro que pode aparecer acompanhando outros estados emocionais.

Para entender o que é e como ocorre o Esgotamento, o primeiro passo é, como sempre, estudar a Ansiedade (patológica) e os Transtornos do Humor. Atualmente esse termo é de uso corrente entre as pessoas participantes daquilo que chamamos vida moderna.

Ninguém gosta de pensar na Ansiedade, no Estresse, no Esgotamento ou na Depressão como forma de algum transtorno emocional é claro. Isso pode parecer muito próximo do descontrole, da "piração" ou da loucura e, como de fato, todos temos a possibilidade de, pelo menos uma vez na vida, sermos afetados pelo estresse, pelo esgotamento ou pela depressão, então será melhor não considerá-los como formas de algum transtorno emocional.

Mas não é este nosso foco de estudo, estudaremos o Esgotamento sob o prisma espiritual.

O homem de Deus ouve outro desafio, sendo que agora de Jezabel, só que ao invés de Elias enfrentar o desafio da rainha de Israel como o fizera com os profetas de Baal, toma a seguinte atitude.

"O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço." (I Re 19.3)

Elias foge. Por quê? Porque está esgotado espiritualmente. Esta, portanto, é a primeira característica de alguém que está esgotado espiritualmente: fuga. O homem de Deus vai a Berseba que é a cidade mais ao sul do reino do Sul; Judá, onde Jezabel não poderia encontrá-lo.

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." (2 Tm 1.7)

Deus não te tirou do mundo para que você esteja retrocedendo; contudo, o Senhor tem um chamado para avançarmos, progredirmos, caminharmos porque Ele é conosco e ainda que Jezabel e os 450 profetas de Baal levantem-se contra nós, Deus é conosco para nos livrar!

"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Mas em todas estas somos mais do que vencedores."( Rm 8.31, 37)

Deus é contigo! Não temas! O Senhor não pode usar covarde! Não podemos nos acovardar, não podemos ficar parados diante das circunstâncias, dos problemas, das tribulações porque Deus está conosco!

"E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que os meus pais." (I Re 19.4).

A segunda característica é: deseja a morte; não propriamente a morte física, mas a morte espiritual. Como? Alguém esgotado espiritualmente pensa que a sua caminhada já acabou, que o seu ministério já chegou ao fim, que a obra que Deus tem para fazer na sua vida e aquilo que Ele quer já se concluiu.

Elias pensava que o seu ministério tinha acabado, mas não! Deus ainda tinha muitas coisas para o profeta fazer. Da mesma forma o Senhor nos diz que ainda quer realizar uma grande obra conosco. Não penses que o seu chamado acabou que a tua obra terminou que a tua chamada findou porque Deus te diz que não!

Deus quer restaurar o seu ministério! Não faças como Elias que desejou a morte; antes, grande é o chamado que o Senhor ainda tem contigo.

A plenitude de nosso ministério que não temos realizado será cobrada pelo Senhor.

"Mas, se, quando vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia.

A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel..." (Ez 33.6)

Desenvolva o seu ministério! Não penses que o seu lugar é apenas no banco da Igreja ouvindo a Palavra porque não é!

"...porque o jovem morrerá de cem anos...comerão o seu fruto." Is 65.20b,21c

Não ache que pela sua idade avançada, sua chamada acabou. Por outro lado, não admita que pela sua pouca idade, o Senhor ainda não quer te usar. Deus definitivamente quer a todos: desde o maior até o menor, desde o mais velho ao mais moço.

"E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro..." (I Re 19.5ª)

A Terceira Característica é: Sono (dormir)

O Senhor Jesus nos disse na parábola do trigo e do joio que enquanto os homens estavam dormindo (Mt 13: 25), o inimigo (diabo) semeou o joio no meio do trigo.

O que significa dormir? Falta de vigilância.

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a que possa tragar.”( I Pe 5: 8) Quando não damos importância à casa do Senhor, à Palavra de Deus, não oramos, não jejuamos, não nos preocupamos com nossa intimidade e comunhão com Deus; o diabo nos ataca.

Ele está sempre pronto para isso! Porém, se nós temos a nossa aliança com Deus intacta, o que é o diabo para nos tocar? Devemos fazer como Davi perante Golias. “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

(I Sm 17: 45) Por que Davi pôde fazer isso? Porque ele mantinha a sua perfeita aliança com o Senhor. Saul, que nessa época já havia sido rejeitado por Deus, não pôde enfrentar Golias. Teve medo! Contudo, Davi ungido pelo Espírito, ele pôde enfrentar o gigante Golias e o vencer porque Deus era com ele e da mesma forma o Senhor é conosco! Deus está contigo leitor!

EM RESPOSTA AO ESGOTAMENTO ESPIRITUAL DE ELIAS, O SENHOR LHE DÁ TRÊS ORDENS.

PRIMEIRA ORDEM: ( I Re 19: 5)
“...e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te...”

Assim como em: (Ez 2:1)

1 E DISSE-ME: Filho do homem põe-te em pé, e falarei contigo.

Toda vez que lemos na Bíblia, o Senhor mandando alguém se levantar é porque Ele quer que esta pessoa esteja na posição correta para ser usado. Deus nos diz também para levantarmos e nos colocarmos na posição que Ele quer para nós.

Se não temos mais lido a Palavra, se não temos mais buscado ao Senhor como antes, se não temos mais nos dedicado à oração; o Espírito do Senhor ministra ao nosso espírito: levante-se e coloque-se na posição que Eu quero para poder te usar na minha obra.

Profetize ao seu irmão (ã): Levanta-te! Deus quer te usar!

SEGUNDA ORDEM: (I Re 19: 5) “...e come.”

A segunda ordem de Deus a Elias é comer. Mas comer o quê? A Palavra do Senhor. A própria palavra nos manda que voltemos a comê-la. Deus ministra que tenhamos um conserto com a sua lei.

Na história da Igreja, sempre que o povo de Deus redescobria a Bíblia, como conseqüência havia avivamento. Ao mesmo tempo em que nos afastamos dos mandamentos do Senhor, nos afastamos também de Deus. No entanto, quando nos voltamos para a Palavra, quando a Igreja de Jesus retorna à Bíblia, Deus manifesta-se no meio do seu povo.

Como em: (Jo 17.17)

17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

O senhor Jesus é a personificação da Palavra do Deus. Definitivamente, Deus quer que voltemos à sua Palavra. Quanto tempo tem sido gasto com outras coisas que não a leitura da palavra de Deus.

TERCEIRA ORDEM: (I Re 19: 9 e 11a)

9 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR.

Elias foi a Horebe, o monte de Deus, mas ao invés de se colocar perante Ele, entrou em uma caverna. No entanto, Deus lhe perguntou:“Que fazes aqui, Elias?”

Caverna não é lugar de profeta, de atalaia, de filho de Deus! O Senhor lhe diz: “O que fazes na caverna? Vem para fora porque Eu ainda quero lhe usar!” Saia da caverna do medo, dos problemas, da enfermidade. Deus te chama! “Elias, vem para fora!” Coloque o seu nome no lugar do de Elias.

Se você se sente como Elias, dizendo: Senhor, eu não tenho mais forças! Eu não consigo mais caminhar. Agora, eu só quero deitar e dormir.

Quero ir à Igreja apenas como um religioso. Quero ir à Igreja apenas para ouvir a Palavra, somente para ouvir os louvores, mas sem compromisso com a obra de Deus.

Se você se encontra nesse estado, o Senhor Deus ministra ao teu espírito: Saia dessa caverna e vem para fora!

"Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a que possa tragar." (I Pe 5.8)

Quando não damos importância à casa do Senhor, à Palavra de Deus, não oramos, não jejuamos não nos preocupamos com nossa intimidade e comunhão com Deus; o diabo nos ataca. Ele está sempre pronto para isso! Porém, se nós temos a nossa aliança com Deus intacta, o que é o diabo para nos tocar? Devemos fazer como Davi perante Golias.

"Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (I Sm 17.45)

Por que Davi pôde fazer isso? Porque ele mantinha a sua perfeita aliança com o Senhor. Saul, que nessa época já havia sido rejeitado por Deus, não pôde enfrentar Golias. Teve medo! Contudo, Davi ungido pelo Espírito, ele pôde enfrentar o gigante Golias e o vencer porque Deus era com ele e da mesma forma o Senhor é conosco! Deus está contigo leitor!

Temos alguns exemplos clássicos no Antigo Testamento. Saul - Desde sua aclamação como rei de Israel, vemos Saul com atitudes estranhas. Samuel já havia ungido Saul como rei (l Sm 10.1), ele já havia profetizado entre os profetas do Senhor

(10.10), no entanto na hora da aclamação ele vai se esconder entre a bagagem (10.22).

Saul estava esgotado espiritualmente, isto significa que lhe foi tirada até a última gota do Espírito Santo passando então a desejar a morte de Davi (10.19).

Saul esgotado espiritualmente chegou ás raias da loucura, cometendo suicídio no final (l Sm 31.4).

Davi- O segundo rei de Israel também conheceu o esgotamento espiritual, perdeu a alegria da salvação (SI 51.12) sentiu-se no fundo do abismo (SI 130.1, esteve angustiado (SI 138.7), andou pelo vale da sombra da morte (SI 23.4), mas venceu todos os obstáculos- confiando no Senhor Todo Poderoso.

Que extraordinária diferença com seu predecessor Davi confiou em Deus e foi vitorioso.

Outros exemplos preenchem os relatos da Bíblia e, evidentemente são numerosos em nossos dias. Nós nos sentimos esgotados espiritualmente devido à fraqueza que se instalar em nós.

“Lembremo-nos do que Paulo diz em Romanos 8.18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. As aflições que recaem sobre nós precisam ser vencidas com a ESPERANÇA e com a PACIÊNCIA (Rm 8.24-25).

Como podemos reverter o fluxo do esgotamento? O inverso de esgotar é encher.

E preciso enchermo-nos do Espírito Santo. Novamente a pergunta surge: Como estancar o esgotamento e produzir a ação de encher, completar e abundantemente vivermos uma vida espiritual frutífera?

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." (Rm 8.26).

O esgotamento espiritual deve ser vencido da mesma forma que fazemos quando nosso automóvel não caminha mais por falta de combustível: é necessário encher o tanque.

O melhor remédio contra qualquer doença é tomar medidas preventivas. Anote aí, portanto, algumas atitudes que ajudam a evitar o esgotamento espiritual ou a sair dele quando se encontra já instalado.

1. Não meça sua espiritualidade pela dos outros. Orar cinco minutos pode ter o mesmo valor de uma oração prolongada ou vice-versa. O que determina sua importância é o nível de intimidade com Deus. É a qualidade e o propósito do que se faz.

2. Não se apegue ao legalismo, nem o transforme em sua tábua de salvação. O ato de você depender exclusivamente da graça de Deus não significa liberdade para pecar, mas a certeza de que se houver cometido pecado ele está sempre pronto a perdoar, coisa que lei nenhuma é capaz de fazê-lo.

3. Não saia para os embates contra o inimigo, nem se disponha ao trabalho incessante sem a garantia de que está suprido de forças espirituais suficientes. Lembre-se que as virgens prudentes tinham também azeite de reserva para qualquer eventualidade. As outras perderam a oportunidade por não disporem de azeite suficiente para um tempo prolongado.

4. Se ainda assim, por algum razão, vier a ser acometido pelo esgotamento espiritual, faça como Davi, que não aceitou conservar sua alma na sepultura da desolação, mas buscou descanso nos braços do Altíssimo ( Sl 30.1-3).

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade”, (Sl 46.1)

Que Deus nos ajude e conceda forças pra prosseguirmos na caminhada espiritual, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário