segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Deus é o nosso Refúgio e fortaleza

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
http://mensagensdeedificaopbjniosdeoliveira.blogspot.com/



"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações."( Sl 46.01)

O que fazer quando estamos bem no meio de uma situação difícil, de um grande problema, de um grande desafio?

Penso que nosso maior problema não é quando estamos no início da tribulação e sim quando estamos no meio dela.

Podemos ir a Deus para receber proteção. A Bíblia diz em Salmos 18:2 “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

Os seguidores de Jesus não estão perdidos eternamente ou espiritualmente. A Bíblia diz em Lc 21:17-19 “E sereis odiados de todos por causa do meu nome. Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça. Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.”

Deus está sempre disposto a ajudar. A Bíblia diz em Salmos 46:1-3 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.”

Deus não promete um mundo sem perigo. Mas Ele promete ajudar-nos quando enfrentamos perigo. A Bíblia diz em Salmos 91 “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.

Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te susterão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.

Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome.

Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. “Com lonjura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação.”

O versículo bíblico que citei acima diz algumas coisas que nos ajudam muito a vencer situações estressantes, difíceis e angustiantes. Ele diz que:

- Em primeiro lugar; quando estamos na tribulação, temos que fazer de Deus o nosso refúgio. Isso fala de - um lugar - onde podemos nos refugiar. É como aqueles abrigos antiaéreos; como uma caverna em uma rocha onde podemos nos refugiar da chuva, vento e inimigos.

Muitos têm feito das pessoas, dinheiro, status, emprego, seu refúgio; por isso há muitas pessoas decepcionadas e frustradas. Só Deus é o nosso refúgio.

- Em segundo lugar, Deus é a nossa fortaleza, nosso muro de proteção, nosso escudo. Isso diz respeito a nossa certeza e convicção de que Deus nos protege dos perigos desse mundo, tanto o espiritual como o visível. Isso nos dá segurança, tranqüilidade. Não precisamos viver com medo de sair às ruas, das investidas das pessoas que não nos querem bem.

- Em terceiro e último lugar, Deus é aquele que nos socorre bem no meio dos problemas. É como se estivéssemos bem no meio do mar, e alguém nos atirasse uma bóia e nos recolhesse em seu barco. É essa a figura do nosso Pai eterno; aquele que interfere no meio das situações difíceis e impossíveis aos olhos humanos, e nos leva a um lugar seguro, nos protege e socorre.

Nessas horas, podemos tomar uma das duas atitudes:

1. Desesperamo-nos e perdemos a calma, fato que nos conduzirá a maiores problemas

2. ou podemos buscar a direção de Deus para essa situação inesperada.
Prefiro e gosto da segunda opção, embora reconheça que nem sempre ela ocupe o primeiro lugar na hora das dificuldades inesperadas.

Nessa hora, a falta de confiança e esperança, toma uma importância fundamental!

O evangelista Lucas, narrando a viagem do apóstolo Paulo à Itália, descreveu o estado de espírito das 276 pessoas que estavam a bordo do navio, assim:

"E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos." (At 27.20).

Mesmo sabendo que existe um ditado popular que diz que “a esperança é a última que morre”, vemos que os problemas duros da vida, podem resultar em pânico e perda total do controle, mas também pode nos levar a buscar a Deus como nunca fizemos antes!

Se você está em meio às dificuldades e não sabe que rumo tomar, dobre seus joelhos e busque a Deus em oração. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário