domingo, 5 de fevereiro de 2012

Os 20 propósitos de Deus em completar sua obra em nós

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ
jsoliveiraconstrucao@bol.com.br


Que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Fp 1.6)

Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Uma vez salvo, salvo para sempre! Esta afirmação deve nos remeter a uma pergunta: O que é ser salvo? Quando podemos afirmar que uma pessoa é está salva? Será que todos os que freqüentam a igreja são salvos? A resposta é negativa, pois o Senhor Jesus nos advertiu de que haveria joio em meio ao trigo ( Mt 13); E os que levantam as mãos, falam em nome de Cristo, manifestam dons, será que todos estes são salvos?

A resposta novamente é negativa, pois foi a pessoas assim que o Senhor Jesus disse: Apartai-vos de mim! ( Mt 7:21-23); Será que todos os que crêem em Deus são salvos? Mais uma vez a resposta é negativa, pois a Bíblia diz que até os demônios crêem em Deus ( Tg 2:19). O que, então, significa “ser salvo”? O que caracteriza um salvo? O que as Escrituras nos ensinam a respeito disso?

Certa noite um homem chamado Nicodemos foi ter com Jesus, ele era um dos principais dentre os judeus. Nicodemos iniciou o diálogo com Jesus, mas antes mesmo que viesse a perguntar algo Jesus lhe disse: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3:3).

Eis aqui a chave para a compreensão: alguém só pode ser salvo se [e somente se] tiver nascido de novo; a isto nós chamamos de Regeneração. É com este entendimento que o apóstolo Pedro declara:“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” (1 Pe 1:3).

Quando afirmamos que um salvo não perde sua salvação, estamos considerando o salvo como alguém regenerado, que nasceu de novo pelo poder do Espírito Santo.

“Então quer dizer que se eu abandonar a fé e ‘cair no mundão’, ainda assim, serei salva?” Assim argumentou minha amiga naquele diálogo. Pergunto a você, leitor: Será que uma pessoa assim, que “cai no mundão”, realmente nasceu de novo? Será que ela foi regenerada pelo poder do Espírito Santo? Será que nela habita o Espírito de Deus, que nos guia a toda verdade? ( Jo 16:13). Espero ser a sua resposta, tal como foi a minha: “Obviamente, não!”

Há muitas pessoas que iniciam uma vida na igreja, prestam cultos, participam das atividades da igreja, muitas delas são batizadas, participam da ceia, são até tidas como “uma bênção”, mas passado algum tempo elas se desviam dos caminhos de Deus, apostatam da fé e perecem no pecado.

Será que essas pessoas foram verdadeiramente convertidas? Convertidas do pecado vivendo na prática do pecado, isto é possível? O apóstolo João nos dá a resposta: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (1 Jo 3:9).

Aqueles que nasceram de Deus, de acordo com o apóstolo inspirado, não podem viver na prática do pecado. Logo, segue-se que aqueles que abandonaram a fé, “caíram no mundão” e perecem no pecado não foram nascidos de Deus, nunca foram regenerados; eles fazem parte do joio e estiveram por um tempo em meio ao trigo, em meio à igreja.

Os genuínos convertidos, os que realmente nasceram de novo - os regenerados – não podem viver na prática do pecado. Não estou afirmando, contudo, que o cristão não peque, pois sabemos que o pecado é uma triste realidade presente na vida de todos. Entretanto, o pecado não é uma marca na vida do verdadeiro crente.

Enquanto os ímpios estão mortos em seus delitos e pecados, caminham segundo o curso de um mundo em trevas, segundo o príncipe da potestade do ar, enquanto eles vivem sob a escravidão do pecado e estão subjugados pelas inclinações de sua natureza caída ( Ef 2:1-3); os verdadeiros cristãos, em contrapartida, estão verdadeiramente livres da escravidão do pecado: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós...” (Rm 6:14).

Os verdadeiros crentes estão livres do domínio do pecado e são habilitados pelo Espírito Santo a vencerem a carne, o pecado, Satanás e o mundo: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo...” (1 Jo 5:4a). Ora, se alguém é tragado e vencido pelo mundo, segue-se que este não é nascido de Deus!

A Obra de Deus é sempre BOA e maravilhosamente perfeita. Mas nós, pela nossa liberdade (livre arbítrio) por Ele concedida, fazemos escolhas... e aí, muitos aceitam a Obra, recebem a Graça (favor imerecido) e contentes com tal dádiva, recebem simplesmente, muito pouco pensam em dar-se, não se entregam em amor, generosidade e gratidão.

São abençoados, mas não procuram abençoar. Sobre estes - e são milhões - existem bênçãos do Senhor, existe uma Obra. Mas aqui aprendemos com o apóstolo que sobre os filipenses havia uma Boa Obra. E é sobre isso a nossa reflexão:

A BOA OBRA DE CRISTO EM NÓS (v. 3-8)

• A BOA OBRA: Molda-nos o caráter e nos transforma em pessoas agradáveis, solidárias, por isso o apóstolo era conduzido a dar graças a Deus todas as vezes que se lembrava deles.

E você: de quem se lembra e dá graças a Deus por sua vida?

- de quem se lembra e com alegria ora em todas as suas súplicas a Deus?

- de quem você se lembra e sabe que é cooperador/ora do Evangelho, desde o primeiro dia e continua até agora?

- quem começou e se dedicou desde o primeiro momento?

quem ainda continua com o mesmo empenho de antes?

Sobre estes, acredite, existe uma BOA OBRA de Deus iniciada e em processo de aperfeiçoamento!

• A BOA OBRA: Torna-nos generosos e participantes da graça de outro, tanto dos problemas, como na defesa do outro.

• A BOA OBRA: Faz com que outros sintam saudade de nós, ou seja, para estes fazemos falta quando não estamos presentes.

À propósito, lembro-me da expressão popular: Cuidado, não falte ao serviço, pois pode ser que seu chefe descubra que você não faz falta!

• A BOA OBRA APERFEIÇOADA POR CRISTO EM NÓS ( v. 9-11)

• A BOA OBRA APERFEIÇOADA: Faz crescer mais e mais o amor em nós (para tanto, é preciso buscar e ter mais intimidade com Ele, usando a fé e a razão, a ciência e o conhecimento).

• A BOA OBRA APERFEIÇOADA: Faz-nos aprovar as coisas excelentes (submetidos a testes e a provas de valores espirituais elevados, somos aprovados, porquanto estaremos fortalecidos em generosidade, sentimento de gratidão e na capacidade de perdoar).

• A BOA OBRA APERFEIÇOADA: Torna-nos sinceros (no latim, sincero significa sem cera. Antigamente: a cera era usada para disfarçar os defeitos, as manchas e as imperfeições das esculturas). Uma pessoa sincera, é alguém sem cera, que não se esconde, que não esconde imperfeições e defeitos.

• A BOA OBRA APERFEIÇOADA: Torna-nos livres de escândalos

• .A BOA OBRA APERFEIÇOADA: Torna-nos cheios de frutos de justiça ( retidão, pureza e santidade).

Por essa boa obra não devemos entender a pregação do Evangelho entre eles, nem o estado da igreja evangélica estabelecida entre eles: porque embora a pregação do Evangelho fosse uma boa obra, e produzisse boas coisas na vida de muitos, e sua edificação e conforto, e que ainda continua; e embora a igreja evangélica tenha sido erigida entre eles, e estava agora florescendo, ainda assim o apóstolo não poderia se assegurar de que isso iria continuar, especialmente até o dia do Senhor;

e ambos foram removidos muitos séculos atrás: nem é a comunicação liberal deles ao sustentar o Evangelho intencionado aqui; porque embora esse fosse uma boa obra, ainda assim não era operada por Deus, mas por eles mesmos, e não fora operado por eles, mas feito por eles; nem sua boas vidas e condutas.

Às vezes, é atribuída ao Pai, que regenera, chama por Sua graça, revela Seu filho, e dirige suas almas a Ele; e, às vezes, ao Filho, que dá vida a quem Ele desejar, cujo Espírito é Dado, cuja Imagem é estampada, e de cuja plenitude a graça é recebida; mas, mais comumente é atribuída ao Espírito, que é o Espírito da regeneração, santificação, e fé: e isso é uma “boa obra”, e deve ser, vista como obra de Deus; Ele é a causa eficiente disso;

Sua boa vontade e prazer, Sua graça e clemência são as causas que movem a isso, e não as obras dos homens; e sua boa palavra é o meio para isso. Uma iluminação da compreensão, uma vontade submissa, um lançar fora do coração pedregoso, e um dar de um coração de carne, uma infusão de vida espiritual, uma formação de Cristo na alma, e uma implantação de toda a graça lá: é bom em seus efeitos; faz de um homem um homem bom, ajusta e o qualifica para executar trabalhos bons que sem isto não poderia fazer ele mesmo; faz de um homem a própria habitação para Deus, e lhe dá uma aproximação e uma herança divina.

E este é um trabalho interno, um trabalho começado “nos” santos; nada externo é este trabalho; não uma reforma externa que, quando correto, é o fruto deste trabalho bom; nem humilhação externa para o pecado; nem uma cessação dos atos mais totais de pecado; nem uma conformidade e submissão para as ordenações do Evangelho; tudo que podem ser onde este trabalho não é; mas é algo dentro do homem; como se aparece dos nomes pelos quais se recebe; como espírito, assim chamado, porque é de uma natureza espiritual, forjado pelo Espírito de Deus, e toma assento no espírito do homem; é chamado o homem interno, que é renovado dia a dia;

uma semente que permanece nele, e uma raiz que é longe da vista, e óleo para o coração, como distinto de uma profissão externa: como também das várias coisas que, junto, compõem o assunto; é a compreensão que está iluminada; a vontade que está subjugada; o coração e partes internas nas quais são escritas as leis de Deus; a mente e consciência que são borrifadas com o sangue de Cristo e são limpadas; e os sentimentos, que são fixos em objetos divinos.

Esse era uma obra iniciada. E pode ser dito como tendo iniciado ao passo que a luz entra na alma pelo Espírito de Deus; quando se olha seu estado perdido, e precisa de um Salvador, visto que a primeira coisa na criação foi a luz, assim como na nova criação; quando o temor de Deus é colocado no coração, que o princípio da sabedoria; quando o amor aparece na alma por Deus, por Cristo e pelo Seu povo, palavra e ordenanças;

e quando há essa visão e confiando nos atos de fé em Cristo, embora haja um grande poço de escuridão, temor, e descrença; ao passo que se deixa essa luz entrar, ele passa a ser uma obra iniciada; ainda não é terminada nem perfeita: isso aparece de muitas partes dessa obra, que são imperfeita, como fé, esperança, amor, conhecimento; da habitação do pecado, e corrupção no melhor dos santos; de suas várias faltas e necessidades; da perfeição negando a eles nesta vida, e os desejos deles por isso.

Mas o apóstolo era confiante, e assim pode todo homem bom ser confiante, ambos para ele e outros, aquele Deus que tem, e onde quer que Ele começasse o trabalho bom da graça, assim executará, e terminará essa obra, ou trará a um fim, como a palavra usada aqui significa: e a isto os santos podem se assegurar, de muitas considerações; como da natureza do próprio trabalho que é chamado água viva porque sempre continua, um poço de água vida, por causa de sua abundância, e é dito que borbulha para dar vida eterna; porque é inseparavelmente conectado com isto, onde há graça, haverá glória; graça é o começo da glória, e glória a perfeição da graça;

Este trabalho da graça é uma semente incorruptível, e quais permanece nos santos, e nunca pode ser perdido; é um princípio de vida, a raiz de qual é escondida em Cristo, e que é mantida por Ele, e nunca pode ser destruída por homens ou demônios:

E também da preocupação que Deus tem nisto, que é inalterável na natureza dele, propósitos, promessas, presentes, e chamada; que é uma pedra, e o trabalho dEle é perfeito, mais cedo ou mais tarde; que é fiel, e nunca abandonará o trabalho das Suas mãos, e tem poder para realizar isto; e que prometeu ao seu povo, que eles crescerão cada vez mais fortes, que eles não partirão dEle, e Ele nunca os deixará.

Além disso, isto pode ser concluído da habitação do Espírito, como um Espírito de santificação, como o selo da herança, e que é para sempre;

E da intercessão e plenitude da graça em Cristo, e a união dos santos com Ele, e se levantando nEle; como também frente a impotência de qualquer uma para impedir o desempenho deste trabalho, como pecado, Satanás, ou o mundo:

Para qual pode ser somado a glória de todas as três Pessoas relacionadas aqui; porque se este trabalho não é acabado, a glória de Deus o Pai na eleição, na convenção de graça, na idéia de salvação, na missão do Seu Filho, a glória de Cristo em redenção, e do Espírito em santificação, seria perdido completamente: portanto, pode ser dependido que este trabalho será executado onde quer que seja começado, e que “até o dia de Jesus Cristo”;

ou significando o dia da morte, quando o Cristo leva as almas dos crentes a Ele, e eles estarão para sempre com Ele, quando este trabalho da graça na alma será terminado;

Porque Deus que é o guia do Seu povo, será o Deus deles e os guiará mesmo até morte: ou então, o último dia, o dia do julgamento, o dia da ressurreição, quando o Cristo aparecerá e elevará os mortos, e livrará os corpos dos santos de toda escravidão, corrupção, vileza, e fraqueza que estarão pondo a última mão a este trabalho bom; nem mesmo os corpos dos santos serão deixados pelo Espírito de Deus até que isto seja terminado.

 Os 20 propósitos de Deus em completar sua obra em nós

1. Tornar-se objeto da Graça de Deus. (Fp 1:6)

2. Ser cheio de amor, amar aos irmãos, amar a todos. (Fp 1:9; 2:2)

3. Buscar a excelência. (Fp 1:10)

4. Ser sincero sempre. (F 1:10)

5. Não cometer nenhum escândalo. (Fp 1:10)

6. Praticar sempre a justiça. (Fp 1:11)

7. Viver de modo digno do evangelho de Cristo. (Fp 1:27)

8. Permanecer firme em um só Espírito, uma só alma, lutando juntos pela Fé evangélica. (Fp 1:27b)

9. Não ter medo dos inimigos espirituais. (Fp 1:28)

10. Ter compromisso com a unidade da igreja. (Fp 2:2)

11. Ser humilde de coração. (Fp 2:3)

12. Ser benção para as pessoas. (Fp 2:4)

13. Ter o mesmo sentimento de Cristo. (Fp 2:5)

14. Obedecer ao evangelho de Cristo. (Fp 2:12)

15. Ser irrepreensível e sincero como filho de Deus. (Fp 2:15)

16. Guardar no coração a palavra da Vida. (Fp 2:16)

17. Prosseguir para o alvo da Soberana vocação... (Fp 3:13-16)

18. Alegrar-se no Senhor. (Fp 3:1)

19. Pensar nas coisas corretas. (Fp 4:8)

20. Praticar o que você aprendeu, recebeu, ouviu e viu. (Fp 4:9)

Podemos, então, entender que existe tanto Obra quanto Boa Obra.

Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário