Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ
jsoliveiraconstrucao@bol.com.br
Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
Vamos meditar no texto abaixo:
(Mc 10.46-52) (V.46 ) Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.
(V. 47) Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
(V.48) E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi tem compaixão de mim.
(V. 49) Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
(V. 50) Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.
(V.51) Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja.
(V.52) Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.
I. Definição e significado
Quem era Bartimeu? O Que tinha Bartimeu? Uma capa surrada e um amigo também cego, colega de profissão.
Dois mendigos.
Naquele local Bartimeu era muito conhecido. Era o ponto que esmolava. Imagino quão sofrida não deve ser a vida de um cego, de um pedinte.
Somos descriminados por nossas deficiências.
Bartimeu (Significado)
Aramaico - Filho de Timeu, um cego mendigo a quem Jesus restaurou a visão ( Mc 10:46).
Não sabemos o seu nome Bartimeu, como o texto mostra era filho de Timeu, e o nome Bartimeu vem da junção do sufixo BAR que indica filho de.
Diz-se que Timeu foi um General que servia a Israel no destacamento de Betel e que ao aposentar-se se tornou um bem sucedido na região.
Quando o domínio do Império Romano aconteceu seus bens foram confiscados, o soldo da aposentadoria cortado.
Tornou-se um revoltoso. Liderou várias sedições e que se moviam na direção de desestabilizar o governo romano na região.
Identificado pelo império Romano como uma pessoa perigosa aos seus objetivos, Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa das suas sedições.
Mandaram arrancar os olhos de Bartimeu após a morte de seu pai para evitar que se tornasse um revoltoso ainda mais perigoso do que foi seu pai.
Naquela época era comum a crucificação de um grande número de pessoas que prejudicassem a ordem e o governo do império opressor.
Como também era comum eliminar os filhos homens ou torná-los deficientes para que não seguissem o exemplo de seus pais.
Tanto melhor se deixassem vivos com alguma deficiência porque seria um verdadeiro outdoor ambulante avisando “não sigam o exemplo de Timeu.
Vejam o que aconteceu a ele e a seu filho.”
Finalmente que agora você conhece um pouco melhor quem era o cego Bartimeu, Vejamos porque ele foi curado.
II. O DIA EM QUE BARTIMEU ENCONTROU-SE COM JESUS
O texto afirma que Bartimeu ‘ouviu barulho da multidão que seguia a Jesus’. Lc 18:36 “E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.”
Bartimeu estava desempregado, falido, arruinado, vivia a mendigar. Estava fora da cidade, excluído do núcleo social. Estava também assentado à beira do caminho.
“Assentado” porque já estava cansado de esperar em pé, o que indica também que estava há muito tempo naquela situação que parecia sem saída.
Bartimeu era cego – além da debilidade física tinha o agravo do preconceito daquela sociedade ignorante que via aquilo como resultado de um maldito carma.
Vemos que aquele mendigo cego de Jericó era desprezado e tratado com desdém. Aos olhos do mundo, era um João ninguém, mas não aos olhos de Deus! Ele é honrado com a menção de seu nome como também do nome de seu próprio pai: "Filho de Timeu"! Ele é alguém aos olhos de Deus. Alguém muito amado com identidade, história e valor!
Bartimeu, até mesmo devido a sua deficiência, jamais tinha tido a oportunidade de ver a Jesus, todavia, ele creu! Fez melhor que Tomé! Tornando-se, assim, um tipo dos crentes de hoje! Bem-aventurados os que não viram e creram.
Crendo, clamou humilde e insistentemente por compaixão – buscou com fé pelo "Filho de Davi" (título messiânico)!
Mas, para seu espanto, foi repreendido pelos próprios discípulos, que tentaram calá-lo, afastando-o de Jesus, assim como haviam tentado impedir que as crianças de se aproximassem de Jesus.
Interessante notar que o Evangelista Marcos relata tais eventos muito próximos um do outro, separados apenas pelo registro do encontro de Jesus com o Jovem Rico. Bem, a este os discípulos deram as boas vindas. Os discípulos ainda tinham muito a aprender com Jesus.
No entanto, Bartimeu não desanimou, antes, clamou mais alto ainda! Diante da oposição, seguiu em frente a exemplo de Zaqueu! Tem gente melindrosa que se escandaliza e desiste de seguir a Jesus por muito menos.
Os próprios discípulos, ainda carnais e imaturos, estavam servindo de pedra de tropeço para ele, mas Bartimeu não caiu, não desanimou, mas insistiu e será recompensado por isto!
Bartimeu era cego, mas não surdo. Esse comportamento foi que lhe deu a salvação e a cura dele: o de estar atento, ouvir o que se passava ao seu redor.
Muitos têm ouvido o barulho da multidão seguindo a Cristo. Para muitos, isso é a coisa mais natural do mundo (São os insensíveis).
Muitos acham perda de tempo, vai lhe tirar o foco das verdadeiras necessidades e prazeres da vida. (os materialistas)
Outros consideram que aqueles que seguem a Jesus não têm o que fazer; são ‘umas Marias vai com as outras’; são influenciados pelos líderes fanáticos. (São os que acham que não precisam de Jesus; são céticos).
Há os conformados que se habituaram a vida sem visão, sem sonhos, com a miséria e pobreza, se acham bem, convivem com a desgraça e acham tudo normal. Não querem ver e ainda se orgulham disso.
Muitos até dizem acreditar em Jesus; mas ficam tardando a sua decisão para mais tarde, quando forem mais velhos.
III. ATITUDE DE BARTIMEU QUANDO “OUVIU” O TROPEL DA MULTIDÃO?
“E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.” Lc 18:36
Mostrou que estava vivo e atento e preparado para mudança, ele perguntou: ‘o que era aquilo? Porque a multidão? A quem estava seguindo? Aonde iriam? Ele sentia que àquela multidão tinha algo de diferente. ’
Alguém lhe falou que Jesus, O Nazareno, estava passando. Lc 18:37
Era tudo que Bartimeu esperava; uma esperança brotou em sua vida; ele sentia que tinha chegado o dia de ser curado, de ser liberto de seu mal; a oportunidade era única e singela. Era a ultima vez que Jesus passava por Jericó, e seguia para Jerusalém onde seria morto.
“Hoje, se ouvires a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações”. Hb 3:15
Desejou mudança: ‘PÔS-SE A GRITAR’ (clamar). Lc 18:38 “Jesus Filho de Davi tem Misericórdia de Mim”
• Quatro fatos estão envolvidos nesta declaração:
1) Ele acreditou que Jesus podia salvá-lo.
2) Ele desejou Ter um encontro com Jesus.
3) Ele se humilhou perante muitos para estar com Jesus.
4) Ele Reconheceu sua dependência completa de Jesus.
Você precisa reconhecer-se dependente de Jesus. Você precisa fazer como Bartimeu; clamar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!
• Jesus fora ungido por Deus para: Isaías 61:1-4
- Pregar as boas-novas aos pobres.
- Restaurar os quebrantados de coração.
- Proclamar a liberdade aos cativos.
- Apregoar o Ano Aceitável do Senhor “Ano da Graça”
- Apregoar o dia da vingança do nosso Deus. 2Ts 1:8
- Consolar tristes.
- Coroar os que estão de luto.
- Dar alegria em vez de tristeza.
- Louvor em vez de espírito angustiado.
- Transformá-los em árvore de justiça, ou a fim de reedificar as ruínas antigas e restaurar os lugares há muito tempo devastado.
IV. OBSTÁCULOS ENCONTRADOS E SUPERADOS
“E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais…”( Lc 18:39)
Muitos na multidão tentara impedir as bênção na vida de Bartimeu passando a repreender por está gritando por Jesus e tentar se aproximar dele.
Muitos vão repreendê-lo; escarnecer; vão querer calá-lo; tentarão intimidá-lo.
Qual a multidão que quer te impedir hoje, de chegar até Jesus? Multidão do orgulho, preconceito, medo, pecado, tradições religiosas, das falsas amizades?
Há a multidão da síndrome da Gabriela: “ Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim…” ( conformismo) Só muita misericórdia!
A reação de Bartimeu diante dos obstáculos nos ensina como proceder nesses tempos de oposição. Vs. 48
Creio que ele pensou: ‘há vocês querem roubar minha bênção? Então agora que vou gritar bem alto: BARTIMEU CADA VEZ GRITAVA MAIS: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
Qual será a tua reação diante daqueles que querem te impedir de conseguir tua bênção?
“Clame! Clame mais alto. Você precisa enfrentar a multidão de opositores”.
Jesus sempre ouve o clamor do aflito e necessitado, mandou chamar Bartimeu até ele. “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.” Mc 10:49
V. A RESPOSTA DE BARTIMEU AO APELO DE JESUS
“Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.” (Mc 10:50,51)
• Lançou de si a capa:
- As muitas capas nos impedem de chegar a Jesus: Incredulidade; pecado; religiosidade; falsa felicidade; vício; prostituição; preconceito; tradição.
• Foi ter com Jesus: Faz-se necessário ir até Jesus; romper os obstáculos; recebê-lo como Salvador; ter sua vida transformada e ser escrito no Livro da Vida do Cordeiro.
• Entregou sua vida a Jesus e passou a segui-lo sendo seu discípulo.“Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” Marcos 10:52
Muitos são como Bartimeu andam pelo caminho e não enxergam
Vêem apenas escuridão
Vêem as portas fechadas
Vêem caminho emborcado, cheio de barreiras e pedras
Vêem aquilo que sua visão interior mostra, sua visão esta limitada a situação
Outros estão com os olhos espirituais cegos, ( fechados)
Não conseguem enxergar um palmo em sua frente
Não vêem a promessa de Deus, apenas as lutas
Tropeçam tanto no caminho que não conseguem mais andar
Vem o cansaço e sentam, porque não sabem mais o que fazer.
Sentados começam a mendigar
Pendem ajuda a todos que passam
Gritam por ajuda, falam suas necessidades a todos
Perdem a força e o jeito é esperar
Quando se tem um propósito na vida ainda que esteja passando por crise dentro de si tem uma esperança viva.
Visão começa a mudar
A visão natural começa a dar lugar para visão espiritual
Quando ouviu os passos de JESUS ele começou a clamar.
Sai a dor e dar espaço a esperança viva dentro de si.
A visão começa a crescer
O cego começa a ter uma visão de grandeza, de vitoria, de renovação, de conquista, ainda que os olhos naturais não vejam a cura, a grandeza dentro de si traz a visão grandiosa que estava adormecida e da inicio ao um despertar poderoso e extraordinário em sua vida.
Jesus ouve o clamor de quem tem a grandeza dentro de si
Jesus mandou chamar o cego, pois a grandeza estava dentro dele, quem desiste tem uma fé pequena, quem persevera tem uma fé grande Jesus disse ao perseverante: vai a tua fé te salvou
A visão te leva a lugares extraordinários
O filho de Timeu tornou a ver por causa da visão de grandeza que estava dentro dele.
A visão te leva ao um futuro de excelência
Seu futuro vai ser o fruto da tua visão de hoje
Hoje é o tempo oportuno de deixarmos de lado essa CAPA DA CEGUEIRA ESPIRITUAL e começarmos a ver o Caminho (Jesus) e andar por Ele.
Se Bartimeu tivesse escolhido deixar de ser mendigo, ele teria se tornado um homem rico, mas nunca poderia ter seguido a Jesus (só com a visão curada, Bartimeu segue a Jesus - v.52 ( Mt 6:24).
Se quiserdes ser próspero de verdade, você precisa ser curado da cegueira das ilusões deste mundo para conseguir ver aonde se encontra o verdadeiro tesouro de nossas vidas.
Hoje, agora, Jesus está te perguntando: "Que queres que EU te faça?". E, então, o que você vai responder pra Ele?
Pare de pensar e diga: MESTRE, QUE EU TENHA VISTA
VISTA DOS TEUS PLANOS, VISTA DA TUA VONTADE, VISTA DA TUA GLÓRIA, VISTA DA TUA FACE! Amém!
Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !
Versão impressora
Recomende a um amigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário