segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As 5 afirmações divinas que nos dão esperança e alento

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ
livrosdoprofjanioparabaixar.blogspot.com



(Lm 3:19 -22)
"Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim.
Disto me recordarei na minha mente; portanto tenho esperança: as misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim"

Jeremias estava em meio ao caos, entre cadáveres, e destruição por ocasião do cativeiro Babilônico ergue o espírito a Deus e diz: “Bom é o Senhor para os que esperam Por Ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” Lm 3:25, 26.

Nossa fé, não está firmada em argumentos naturais, porque estes são incapazes de produzir livramento. Do alto, é que vem o socorro. É para lá que devemos voltar nosso olhar.

Deus fez as lágrimas com um propósito muito especial, através delas expressamos os sentimentos mais profundos do nosso ser.

Por mais amados que sejamos para Deus, Ele permite passarmos por momentos em que o choro, torna-se inevitável.

Davi pronunciou em um de seus Salmos: “Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas”( Sl 6:6).

A tristeza, contudo, não deve ser senhora de nós, porque ao nos entregarmos as situações de derrota, ficamos impossibilitados de agir com fé. A fé em Cristo Jesus, nos livra de “morrermos na fornalha”: “Então Nabucodonosor se encheu de furor e mudou-se o aspecto de seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abdenego; falou e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer” (Dn 3:19).

Parecia uma situação insuportável, invencível. Em nossas vidas, temos momentos assim, em que as provações vêem com força dobrada, e aos olhos naturais, o desânimo pode nos derrubar, antes mesmo de “adentrarmos no fogo”

. É só o começo da história, e já confessamos: “Não vou conseguir, não suporto”. Isto não acontece só com você, acontece comigo e aconteceu com grandes homens de Deus.

A fornalha não consumiu a Mesaque, Sadraque e Abdenego, eles saíram sãos e salvos. "Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti"( Is 40:2). Não estamos livres da prova, mas em Jesus, encontraremos ânimo para vencê-la.

O texto citado nos indica que o Profeta Jeremias possuía determinadas lembranças da sua vida, que provocavam dentro dele, muitas vezes, abatimento, desânimo e tristezas. Ao mesmo tempo, o encontramos em meio a estas lembranças tristonhas e desalentadoras, tomando a atitude de colocar a sua mente na reflexão de fatos que lhe provocavam alento, alegria e esperança.

Ele afirma: "disto me recordarei na minha mente; portanto tenho esperança: as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim".

Quantas vezes nos esquecemos de que é possível dirigir nossos pensamentos àquilo que vale a pena! Com facilidade deixamos de lado as lembranças que promovem esperança e alento para a vida.

É possível escolher em que pensar. Podemos decidir pensar no que nos traz alento e esperança, ou encher nossa mente de reflexões que só nos causam amargura e tristeza.

Veja comigo as cinco lembranças que promovem a esperança e o alento!

I. O PERDÃO DE DEUS NÃO TEM FIM!

"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade (Lm 3:22-23)

Quando penso que as misericórdias do Senhor não acabam, fico com o meu coração cheio ânimo. O perdão de Deus está intimamente ligado com sua misericórdia. E uma vez que sua misericórdia não tem fim, também não tem fim o seu perdão!

Lembro-me de uma vez que não correspondi às expectativas de uma determinada pessoa, embora não tivesse pecado contra ela. Por somente não corresponder com aquilo que ela esperava de mim, ouvi: "sabe de uma coisa, eu não te amo mais e não te perdôo por não ter me ajudado no momento que eu mais precisei".

Como estas palavras me fizeram ver o valor da lembrança de que o perdão de Deus não tem fim.
Jamais nesta vida vou escutar de Deus um "eu não te perdôo". Seu perdão não tem fim. Sua misericórdia não acaba. Durante toda nossa vida nesta terra, podemos contar com o perdão de Deus.

Isto não traz alento para a alma? Não traz esperança para o coração sem paz e ânimo?

Se porventura você ouviu um "eu não te perdôo", ou, quem sabe, você mesmo acha que fez algo tão ruim que não merece nem o seu próprio perdão, quero sugerir-lhe que traga à lembrança esta verdade: o perdão de Deus não tem fim!

Reflita no conteúdo de Isaías 43:25-26: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar".

Que verdade maravilhosa! Deus nos convidando a apresentar a Ele nossas razões, para que Ele nos perdoe - nos justifique! Sim, seu perdão não tem fim!

II. DEUS NÃO DESISTE DE MIM!

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. ( Is 49:15) "

A rejeição causa-nos uma sensação de abandono, solidão e desvalorização.

É duro conviver com o sentimento de que podemos ser abandonados ou esquecidos.
Que lembrança maravilhosa o texto citado nos traz: ainda que uma mulher esqueça-se do filho que cria, Deus não se esquecerá de ti!

Nunca, jamais Deus desistirá de mim e de você. Não importam quais sejam as circunstâncias que cercam sua vida. Agora mesmo posso visualizar em minha mente, Deus olhando para mim e para você e afirmando: eu não desisto de ti!

Se você passar a pensar nisto, constatará que esta lembrança lhe trará coragem e esperança para a vida!

III. O DIABO É LIMITADO!

"Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. (1 Jo 4:4)

Nos dias atuais, vemos através da maioria dos pregadores da mídia, uma ênfase exagerada sobre o poder do diabo. Em muitas igrejas, o conteúdo de seus cultos falam mais do diabo do que de Deus! São movimentos e novas doutrinas, sempre destacando o que o diabo está fazendo.

Não podemos nos esquecer de que o diabo é limitado. O texto acima diz que temos um que é maior. Se Deus é maior do que o diabo, logo este é limitado pelo poder de Deus.

Jó é um exemplo disto. O diabo não podia agir em sua vida sem a permissão de Deus (Jó 1:12 2:6). Mesmo quando agiu na vida de Jó, Deus usou tudo aquilo para beneficiá-lo (Jó 42:2-5).

Quanto lembro-me disso, encho-me de alento. O meu inimigo não é todo poderoso. O todo poderoso é o meu Deus!

Eu não sei o que cerca a sua vida neste momento. Mas uma coisa sei: se você pertence a Jesus, o maior está do seu lado. Você está numa luta cujo final é vitorioso. Tem consciência de que seu opositor é limitado.

Isto não lhe dá ânimo para perseverar? Lembre-se disso e permita que o Deus maior lhe dê forças para prosseguir. Não se concentre no tamanho do seu inimigo. Concentre-se no tamanho do seu Deus!

IV. AS PROMESSAS DE DEUS NÃO FALHAM!

"E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. (Rm 4:21)

"...porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la (JR 1:12) "

Como esta lembrança abençoa a minha família, especialmente neste momento em que enfrentamos, mais uma vez, o câncer no corpo de minha esposa Leonice. Quando o médico me ligou em fevereiro passado, dando esta notícia, o que me manteve de pé foi a certeza de que aquilo que Deus promete, Ele cumpre!

Deus me deu uma promessa quando casei-me com Leonice. Ele nos deu posse do texto de Isaías 41:10-13: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo".

Foi Ele quem prometeu isto para nós, e como demonstram os textos citados nesta quarta lembrança alentadora, Deus cumpre o que promete. Ele é um Deus de palavra! Então estou certo de que o calendário da minha existência e de minha esposa, não é cronometrado pela situação de nossa saúde e sim pelo calendário de Deus!

Encha sua mente disto: Deus cumpre o que promete! O que foi que Ele prometeu a você? Ele cumprirá! "Deus é um Deus de plano soberano, mesmo que se passe os anos, o que falou fará".
Deixe esta lembrança alentar você!

V. DEUS NUNCA PERDE O CONTROLE DE NADA!

"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido ( Jó 42:2) "

Quantas vezes você já perdeu o controle das coisas? O sentimento mais difícil que tenho de enfrentar no ministério pastoral, e agora com a doença que acomete minha esposa, é a impotência.

Ou seja, não poder fazer nada - não ter o controle das circunstâncias!

Ver aqueles que amamos sofrendo, e estar impossibilitado de fazer algo, cria tantas tristezas e angústias.

Mas meu coração sofredor se alegra e recebe alento, no fato de que Deus nunca perde o controle das coisas. Ele tem o controle de todas as doenças. Nada escapa de suas mãos! Como diz aquela música antiga: nem as folhas das árvores se movem se não for pelo seu poder!

Eu e você, constantemente, perdemos o controle das coisas, mas Deus não! Agora mesmo, nesta situação que envolve sua vida, o plano de Deus se mantém intacto! Ele não perdeu o controle! Espere um pouco mais, não desista! Nenhum dos planos de Deus pode ser impedido! Ele pode tudo! Anime-se com estas lembranças!

É o Amor do Senhor que não nos permite sucumbir frente ás adversidades, é pela Misericórdia do Senhor que não somos consumidos, pois Ele não se cansa de nós, Ele nunca perde a fé em nós, pois Ele é fiel em todas as coisas. Ele em nós é o ponto mais alto da criação, pois Ele é a nossa Esperança e Ele não deixa de enviar respostas á nosso clamor, pois Ele é fiel para com aqueles que o buscam.

Por isso não permita que as lutas e os ataques inflamados do nosso inimigo endureçam o seu coração, não permita que as lutas sequem a sua fé, continue crendo, continue adorando, continue orando e declarando a fidelidade de Deus para com os Seus filhos.

Sempre existirão motivos e acontecimentos para tentar prender a sua mente e as suas motivações em frustrações e aparentes derrotas, mas faça uma escolha de vida, escolha pensar nos feitos do Senhor, alimente a sua alma com a palavra de Deus e com os muitos frutos de Seu amor paciente e infindável, persista, deixe que a sua fé alcance uma ação completa, pois tudo que começa em Deus só esta completo quando gera testemunhos que glorifiquem ao nome de Jesus!

Creia, continue crendo, insira Jesus e o Espírito Santo em suas lágrimas, em seu sorriso, em sua solidão, em suas derrotas e vitorias, seja cheio, seja cheia de Deus, pois você foi feito por Ele e para Ele e ainda que na correria nos esqueçamos disso, ELE jamais se esquece e jamais abre mão de nós. Desfrute da tranqüilidade que vem como resposta a uma vida de relacionamento com Deus.

“ O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.” V.25-26

Devemos fazer Jesus sentir prazer como o nosso proceder e não tristeza. Se você tem derramado as lágrimas do arrependimento, se você tem rasgado o seu coração porque busca abandonar o pecado ou se o seu choro tem sido fruto de perseguições por você ser fiel a Jesus, há uma promessa de Deus pra sua vida no sermão do monte que diz: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mt 5.4).

Se você tem chorado por ver tamanha maldade e injustiça à sua volta, há um consolo da parte de Deus pra você. Se você está em pecado, morto em seus delitos, pode ser que esteja vivo, porém, morto espiritualmente, mas Jesus tem poder para remover a pedra e gerar vida espiritual em você novamente.

Se você está chorando e quer entregar a sua vida com sinceridade para Jesus, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Sl 30.5)

Que Deus nos abençoe e nos guarde no seu grandioso amor, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário