quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A cura junto ao tanque de Betesda

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro

(Jo 5:1-11.)

Jesus, o Senhor da cura, estava em um lugar cheio de enfermos que buscavam cura, mas nenhum deles o percebeu, pois estavam todos preocupados consigo mesmos, olhando e esperando o movimento da água que os curaria.

Mas Jesus percebeu alguém.

Era um homem paralítico. Este homem não estava ansioso, esperando o movimento da água. Para ser curado ele precisaria ser o primeiro a entrar no tanque, e para isso ele precisariam de agilidade ou da solidariedade de alguém, coisas que ele não tinha. Por causa disso, lhe faltava também esperança e ele só poderiam ficar lá, na sua cama, sobrevivendo como podia.

O tanque de Betesda era um lugar de sofrimento comum, mas não de solidariedade. Era um lugar de competição. Podemos nos perguntar: se não tinha chance de ser curado, o que aquele homem fazia naquele lugar? Talvez a pergunta seja outra: que outro lugar ele poderia estar, não podendo contar consigo mesmo nem com a solidariedade dos outros.

Jesus finalmente o curou sem pedir fé, sem pedir nada, por sua Graça e misericórdia.

O milagre da solidariedade.

Há muita gente esperando um milagre que poderia ser operado através da solidariedade. Assim como aqueles doentes no tanque de betesda, nós não vemos uns aos outros, só o nosso umbigo. O objetivo do ministério de pequenos grupos na IBAB é que ninguém passe despercebido na comunidade.

Problemas em nome da fé

Em nome da fé pode-se criar um ambiente de competição, estresse, disputa e tensão. Naquele lugar, todos eram adversários, querendo um milagre. Há pessoas por aí recebendo um ensinamento muito errado, que subverte a fé: a idéia de que há uma só benção que será dada por Deus a uma só pessoa em um determinado culto e de que a responsabilidade por receber esta benção é sua, depende somente da sua fé, e se você não se cuidar, alguém pode receber “a benção” no seu lugar.

Nestes lugares há inveja em vez de celebração. Junto à fé é necessário ter também conhecimento de Deus, saber quem Deus é. Fé é descansar em Deus, confiar NELE.

A providência de Deus não depende da sua fé. Ela é o caminho para comunhão com Deus, pois sem fé é impossível agradá-Lo. Mas Deus abençoa a todos.

Fé não é moeda de troca, Deus fará Sua vontade, independente da sua fé. É de o Seu caráter abençoar. O milagre não depende de quanta fé eu tenho, mas de quanta graça Deus tem Era Sábado

Sábado é um estado de descanso, na graça de Deus, de que Ele nos abençoará por seu amor e graça. Aqueles que crêem, entram no sábado. Para todos estes, todo dia é sábado. E porque é sábado, Deus nos abençoa, quando esperamos ou não. Sábado é o dia em que Deus nos vê. É o dia de graça: resultado do sacrifício de Jesus.






É o propósito de Jesus, em curar o corpo, e transformar a alma, enquanto vivi na terra, Ele é o Salvador, e, como tal, requeria a fé, como elo (uma aliança com ele) espiritual. Note que a cura neste caso foi acompanhada de uma advertência ao homem, que deixasse de levar a vida de pecado, que fora a causa da sua aflição, v. 14. Para testar a sinceridade do desejo, quando Jesus pergunta ao paralítico se queria ser curado, à pergunta era sincera e real, porque é uma verdade que, existem muitos que não tem este desejo porque, teriam que trabalhar para sobreviverem neste mundo. Portanto, muitos que por sua razão ou outra, preferem ser doente. A pergunta significa: “Você está disposto a ser restaurado? A uma condição, você quer assumir as tarefas e as responsabilidades da vida?”.

Os milagres de Jesus eram sinais, mas nem sempre foram estes sinais.

Alimentou as multidões, e Se sentia decepcionado porque poucos perceberam ser Ele pessoalmente o Pão enviado do céu para nutrir as almas humanas. Curar os pilares, Levantar as colunas dos templos, os vasos doentes e rachados, fazer ver os cegos, demonstrando assim a Sua Luz no mundo.

Ressuscitando Lázaro dentre os mortos, mostrando que Ele seria é a ressurreição e a Vida.

Jesus operou um milagre que demonstrou ser Ele Aquele que opera a vontade divina em restaurar a vida e a saúde, e os judeus queriam matá-lo por operar curas num sábado!

Mas neste triste quadro, no entanto brilha sua Luz: há alguém passando no meio dos doentes, perguntando a cada um: QUERES SER CURADO?

Deus enviou Jesus Cristo a este mundo para pagar nossos pecados e curar as nossas enfermidades, e para mostrar o caminho da libertação, dar vida e paz!

O Filho de Deus oferece a fonte de água que foi aberta para a casa de Davi para remover o pecado e a impureza (Zacarias 13: 1.)

Estas águas se moviam somente a certos momentos, mas Jesus Cristo está disponível a todo o tempo.

Quando as águas eram agitadas pelo anjo, somente a pessoa que chegou primeiro teve a cura. Na expiação de Cristo, porém, o mundo inteiro está sendo convidado a entrar de uma só vez.

A Palavra de Deus na boca do pregador de Boas Novas, estes são os anjos do Senhor que vem movimentar as águas que curam que libertamos que batiza com Espírito Santo, quantos milagres nós vimos no passado, quando os mensageiros do Senhor vinham de longe trazendo a mensagem da fé, paralítico saiam andando, cegos viam, surdos ouviam, e muitos endemoniados eram libertos.

As igrejas de hoje estão como o tanque de Betesda, cheia de enfermos, paralisadas, sem os movimentos das águas, esperando alguém para movimentá-las, de vez em quando, alguém é enviado para levantar a fé de alguns, para receber uma cura, muitas vezes este alguém nem se quer volta para continuar a obra de testemunhar a cura recebida por Jesus Cristo.

É igual a de milhares de pessoas que freqüentam as igrejas sem receberem bênçãos. Estão tão fracas, espiritualmente, que começaram ir à procura de uma palavra que funciona o poder da graça Divina de Deus.

Na prática não tem fé em Deus, suficiente para receberem o milagre da transformação, que fariam delas obreiros fortes na causa de Deus.

Este milagre demonstra que há caminho à saúde mais curta do que a mera freqüência fria das cerimônias das igrejas.

É a palavra de Jesus Cristo que precisam ouvir. Muitos têm esperado por muito tempo ao lado da fonte chamada Batismo no Espírito Santo. Viram os movimentos das águas se agitarem e outras pessoas entrarem nas águas, receberem a benção, enquanto outros se sentem secos e sem poder.

Depois certo dia, ouve a Voz do próprio Filho de Deus, e são imediatamente libertos daquela interminável espera! O que importa na vida cristã é ouvir a voz do Filho de Deus.

Temos ouvido Sua voz recentemente? QUERES SER CURADO?

Outros com medo de surgirem, novas exigências morais não querem ouvir, Outros, ainda, não aceitam para si a consagração total, receando que o Senhor os mande para o campo missionário longe dos seus.

QUERES SER CURADO? É uma pergunta, que significa: “Queres ser capacitado para o que há de mais puro e nobre na vida?”. Jesus continua falando ao nosso coração: ”Queres ser santificado?”. Queres ser forte espiritualmente? Queres ser plenamente consagrado? . O que é que impede de responder “sim”?Quando Deus manda, Ele capacita. O homem junto ao tanque estava totalmente incapacitado, quando, porem, Jesus disse: “Levanta-te, toma tua cama e anda”, obedeceu e andou. A fé que se explica em Jesus, e o ponto de vista, que, por mais difícil ou mesmo impossível seja a tarefa, o Senhor nos capacitará a cumprirmos a Sua vontade. E tenho certeza se, fizermos a vontade do Mestre, descobriremos a nossa capacidade está à altura deste nosso desejo, e que as nossas forças bastam para o comprimento do dever. Si dará “o que você determinar, e se cumprirá o que você desejar”. “Toma o teu leito”. O paralítico curado pode talvez tiver pensado: agora me sinto bem, mas não sei por quanto tempo vou me sentir assim; seria melhor deixar a minha cama aqui, caso venha a precisar dele mais tarde. Seja como for, tal pensamento foi rapidamente expulso mediante a ordem: “Toma teu leito”. Que significa que o homem não devia tomar provisões para uma possível recaída. (Isto é confiar na Palavra de Jesus). O Senhor para dar mais força e clareza a esta instrução, disse: Olha já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.



Conta-se que muitas famílias, para se verem livres dos doentes, os abandonavam nos alpendres do tanque de Betesda. Os ricos compravam escravos para os ajudarem a entrar nas águas. Alguns alugavam as bordas mais próximas, que possibilitavam melhor acesso. Todos queriam o seu milagre e, lógico, os mais abastados, sagazes e famosos, se sentiam perto da graça.

Os pobres e os doentes graves, os destrambelhados, acabavam no fundão do tanque. A esperança deles desvanecia, mas logo chegavam notícias, aqui e acolá, de que alguém acabava de receber o seu milagre - no mercado ao lado, os agraciados contavam sua história e os crédulos e atentos peregrinos que visitavam Jerusalém retransmitiam os testemunhos. Assim, a esperança de cura ficava adiada por mais um ano.

Jesus não vivia em Jerusalém. Aliás, ele residia longe desse ambiente supersticioso – em Cafarnaum, mas sabia dos boatos. Em uma de suas visitas à cidade, resolveu visitar o tanque de Betesda. Com certeza, o que viu foi pior do que lhe contaram.

As pessoas afirmavam que o anjo descia até o tanque anualmente, mas ninguém sabia a data exata. Irrequietos, os doentes mais hábeis saltavam, esporadicamente, para se anteciparem ao anjo. A confusão era constante. Os que se sentiam melhor corriam pelos corredores gritando “aleluia” e outros, nervosos e frustrados, desmentiam os milagres. Vez por outra, levantavam-se profetas prevendo o dia preciso em que o anjo visitaria o local.

Certos doentes jaziam por anos e anos em total mendicância, esperando o momento da cura que não chegava nunca. O estado de alguns era deplorável. Escaras cheiravam mal e piolhos podiam ser vistos a olho nu nos cabelos de certas mulheres.

Diante dessa realidade tão perversa, Cristo passou ao largo dos mais capazes, dos mais ricos e dos que menos precisavam de cura; dirigiu-se para um dos cantos esquecidos do tanque de Betesda e encontrou um homem que esperava por seu milagre há trinta e oito anos. Ninguém sabe seu nome, mas, com certeza era um pobre; sua família, ocupada com a sobrevivência, se esquecera dele fazia algumas décadas.

Jesus aproximou-se do paralítico e perguntou: “Você quer ser curado”? Ele respondeu dentro da lógica que aprendera: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. De um só fôlego, Jesus ordenou: “Levante-se, pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem pegou a maca e começou a andar.

A passagem de Jesus pelo tanque de Betesda aconteceu num sábado, o dia sagrado dos judeus, porque ele tinha um propósito: mostrar que a religião se preocupa, prioritariamente, com a sua estabilidade. Os religiosos sobrevivem da ilusão e não têm escrúpulos de gerar falsas expectativas em pessoas fragilizadas.

Quando aquele senhor abandonou o tanque de Betesda com a sua maca nas costas, Jesus deixou uma mensagem para a cidade de Jerusalém: "Os milagres que procedem de Deus não premiam quem souber se mostrar hábil, santo ou rico – Deus não faz acepção de pessoas, nem busca transformar os espaços religiosos numa corrida desenfreada pela bênção onde só os mais fortes sobrevivem".

O tanque de Betesda é metáfora que lembra a humanidade que Deus olha graciosamente para os desfavorecidos, para os que não têm a menor possibilidade de se safarem dos torniquetes perversos da injustiça, para os mais indefesos – órfãos e viúvas, por exemplo.

Cristianismo deve, portanto, assumir o compromisso de continuar visitando os campos de exilados (Darfur), as clínicas de AIDS (África do Sul), as periferias miseráveis das grandes cidades (Brasil) para anunciar a mais alvissareira de todas as notícias: Deus não se esqueceu dos pobres.

Tanque de Betesda – Lugar de “misericórdia”

Realmente é muito fácil em nossos dias enxergar este tanque descrito na bíblia como um lugar de peregrinação, aonde os enfermos e desesperados acreditavam que uma vez a água tocada por um anjo seria curados, a corrida era intensa, e somente um poderia entrar ali para ser sarado.

Estava meditando sobre este tanque enquanto lia alguma coisa sobre as histórias ocorridas ali, e a conclusão que chego ao meu coração é que esse tanque pode estar em qualquer lugar, inclusive numa igreja que professa Jesus.

Estive passando uma provação um tempo atrás quando precisei de um atendimento médico, uma consulta particular não foi suficiente, senão algum posto de saúde para pelo menos fazer uns exames de emergência e avaliar minha saúde, levado de um lado para o outro fui parar num “tanque de betesda”. Um hospital público de minha cidade, as filas eram grandes, vi pessoas chorando abraçadas, outras com dores terríveis, umas em macas, e a sensação que dava era que estavam todos sem direção. Confesso-lhes que doente, ou mesmo são, esta é uma cena nada agradável de se apreciar.

Se ali houvesse de fato um tanque, haveria uma briga acirrada para um rápido e oportuno mergulho, banhar-se seria pouco. Mas digamos que o "tanque" tinha forma humana, usava um jaleco branco e um estetoscópio no pescoço, na verdade diante da cena o aparelho mais parecia uma forca. Era um médico sim, perdido na multidão, movendo-se de um lado para o outro como “águas de um tanque”. Até que ele, parecendo assim, tão agitado e com tantos compromissos, parou diante de mim e disse:

“ O que você tem? Olha se quiser fazer um exame vai ter que esperar até ás 21hs ali sentado (eram cerca de 15h) e ainda corre o risco de estando aqui, pegar alguma doença, esse por exemplo (apontou para um doente na maca) está com tuberculose, aquele sofreu um AVC" e foi assim que ele me animou, aquele está com isso, ou outro com aquilo...e o próximo, em outras palavras, pode ser você.

Que palavras "confortantes" vindas de um médico, pelo menos desse médico, eram como se eu tivesse tentando entrar no tanque e alguém me empurrou para trás, aliás, não, me deu um chute.

Li uma frase interessante do Pr. Ricardo Godim

“Os religiosos sobrevivem da ilusão e não têm escrúpulos de gerar falsas expectativas em pessoas fragilizadas”.

Vemos isso quase todos os dias, seja num posto de saúde ou dentro de uma igreja, têm aprendido que ter fé é Deus fazer por mim o que é correto e não o que desejo, Deus tem prazer em realizar nossos sonhos e desejos, mas somente Ele sabe o que é melhor para nós. Não o que determino que seja. Palavrinha importante essa, guarde aí "DETERMINO" até que ponto é correto determinar a vontade de Deus?
Quando estamos fragilizados, devemos enfrentar alguma multidão para tocar em Jesus, ou caso contrário nossa força será pequena, muito pequena, e além do mais, facilmente será influenciada para nos lançarmos em “tanques” aonde não deveríamos.

A Bíblia diz “Se te mostrares frouxo no dia da angustia tua força será pequena".. Dizem por aí que cristão não passa por dia de angústia, que não fica doente, não se desemprega mentira. Nunca acredite nisso, tome sua cruz e siga o seu Senhor.

É preocupante quando as pessoas vão à igreja como se fosse a um "tanque de betesda", apenas para suprirem suas necessidades físicas, é preocupante pensar que uma igreja se detém somente da mensagem de "prosperidade material", diante da profundidade de riquezas que podemos aprender com Cristo. Multidões têm feito filas, enchido auditórios e templos apenas para este fim. Uma romaria em busca de coisas que só são acrescentadas, uma pequena adição eu diria, do que Deus de fato nos dará se apenas buscarmos prioritariamente o Reino dos Céus.

“A cura do corpo é temporal, a da alma é eterna"

Isaías 63.9 diz “Em toda angústia Ele foi angustiado”.... Cristo se importa com nosso sofrimento e dor, isso é o que mais importante, Ele se importa comigo e você

Prova disso? Naquele mesmo dia Jesus aproximou-se d e um paralítico e perguntou: “Você quer ser curado”? “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.

Jesus ordenou: “Levante-se, pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem pegou a maca e começou a andar.

Ele conhece as nossas necessidades e também nossas tentativas frustradas.

Naquela tarde voltamos para casa, deitei na cama e alguns irmãos oraram por mim. Jesus vendo a minha necessidade me fez lembrar à noite que fazia um tempo que venho trabalhando para um hospital particular em minha cidade. Liguei para lá, falei com um encarregado financeiro no outro dia, que olha só, era uma cristã, ela me encaminhou para fazer todos os exames necessários no laboratório e marcou um médico para o mesmo dia, recebi os resultados em pouco mais de hora e fui para o atendimento em seguida. O médico? Sentando em sua cadeira mantinha um quadro atrás com o salmo 91, que conforto depois de um pesadelo, ele também era um cristão e independente disso sua postura foi outra, até porque para ser ético não precisa ser cristão. Se Deus desejasse me enviar para um "carrasco" naquele outro dia, mesmo assim ele ia ter que cuidar bem de mim. Foi Deus quem mandou

“Operando eu quem Impedirá?” diz o Senhor

Na verdade o que Deus quis me ensinar é que.. Num dia tentei entrar num “tanque”, no outro Jesus passou por mim. O que Deus quis me ensinar era que eu deveria passar por isso.

"Foi-me bom ter sido afligido porá que aprendesse os teus decretos" (Salmo 119.71).

Se você está experimentando alguma dor, confie, Deus está te ensinando algo que só depois entenderá. Todas as coisas cooperam para o bem para os que amam a Deus - diz a Bíblia, é fato, e contra fatos não há argumentos do maligno que provem o contrário. Você o ama? A palavra de Deus está em você? Deus surgirá em meio ao seu redemoinho, espere um pouco mais.

Que o Senhor continue nos tratando!!

Ele alimenta as aves do céu, Ele preocupa-se e sofre, por mim e por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário