sexta-feira, 26 de agosto de 2011

As 3 Características que fizeram de Davi um discípulo por excelência






Contactos com o autor pelos telefones: (021)26750178 ou 


81504398



consultas teológicas 

Pedidos de oração, dúvidas e aconselhamentos 


pelos endereços de Email:


msn Janioconstrucaocivilhotmail.com


jsoliveiraconstrucao@bol.com.br






Publicado em: 26/8/2011
Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro
janio-construcaocivil.blogspot.com











Olhando para vida de Davi, vimos algumas características fundamentais que fizeram dele um discípulo de excelência.

I. Unção – A unção despedaça todo jugo. Creia nisso, carecemos da unção do Deus Vivo.

( I Sm.16.1-13)

Deus mandou que Samuel ungisse um novo rei para Israel. Jessé reuniu quase todos os filhos para que o profeta indicasse qual deles seria o escolhido. Davi, porém, foi esquecido.

1. Davi foi desprezado.

Davi era o filho mais novo. Era o menor, o último. Seus irmãos eram fortes e faziam parte do exército. Ele ficava cuidando das ovelhas.
Até seu pai, Jessé, desprezou Davi, não imaginando que ele pudesse servir para ser rei de Israel. Samuel também foi influenciado pela aparência e pela força dos irmãos de Davi. O mundo julga as pessoas por sua aparência, seu nível educacional e suas posses materiais.

Uma auto-imagem construída sobre tais conceitos pode trazer sentimentos de inferioridade (ou superioridade).

2. Davi foi escolhido.

O nome de Davi significa “amado”. Embora tenha sido desprezado por todos, ele era amado por Deus.
Mesmo que o mundo nos despreze, inclusive nossos amigos ou familiares, somos amados por Deus.
Ele nos aceita com base no seu amor e não na nossa condição. Ele nos vê com base no seu plano para nós e não com base no que somos hoje.

3. Davi foi ungido.

Ele recebeu a unção que o conduziria ao trono. Davi era o último entre seus irmãos, mas, pela unção de Deus, ele se destacou.
Nenhum de seus irmãos conseguiu enfrentar o gigante Golias. Nenhum de seus irmãos chegou a ser rei de Israel.

Davi foi nada mais e nada menos do que o maior monarca na história judaica, líder justo e inteiramente devotado a seu povo, David foi, acima de tudo, um homem da mais profunda fé, responsável por abrir as portas do arrependimento para todas as gerações futuras.

Um dos "Sete pastores" do povo judeu, o rei David alcançou o ápice da grandeza espiritual e o Zohar, o livro do esplendor, o equipara aos três Patriarcas por ter sido, como eles, um homem que dedicou sua vida a servir a Deus. Guerreiro poderoso e invencível, Davi consolidou as 12 tribos de Israel em uma única nação, forte e unida. Derrotou seus inimigos, transformando-a em uma terra segura e próspera, que legou de herança a seu filho, o rei Salomão.

Davi deixou a todos os judeus e a toda a humanidade, um legado de fé e coragem, bem como a dinastia real de Israel da qual viria o Messias escreveu mais da metade do Livro dos Salmos.

II. Visão – Quando Davi olhou para aqueles 400 homens, ele não viu 400 problemas, viu 400 valentes. Davi viu o que ninguém havia visto: uma possibilidade de mudança para cada um deles e para situação em que eles viviam.

A visão do cristão definirá a visão dos não cristãos em relação ao Reino de Deus. Em 1 Sm 16, 17, 24, temos o relato da vida de um homem visionário, Davi. Ele sabia o que queria e tinha convicção do seu chamado.

Estava disposto a enfrentar batalhas e preparado para isso. Um homem com visão se prepara para as situações antes que elas aconteçam, ele é pró-ativo. Davi era sensato nas palavras. Precisamos falar o necessário, ter mais atitude.

A característica mais importante: Deus era com Davi! Se quisermos que Deus seja conosco precisamos buscá-lo, seja na Palavra ou em oração. Nossa força espiritual está diretamente relacionada a nossa vida de oração.

Davi sabia da importância do trabalho e o realizava com dedicação. Ele se preocupava com as ovelhas e almas. Precisamos nos preocupar com o que Deus mais se preocupa: VIDAS (Lc 15.3-7). Davi foi empregado do rei, mas isso não mudou o seu comportamento, ele não ficou deslumbrado, valorizava cada etapa de sua vida, subia degrau por degrau. Por isso, Deus o deu um lugar de posição. Davi fora fiel no pouco, e Deus lhe dera muito mais do que imaginou.

Muitas vezes a dificuldade não está em conquistar uma posição, mas em permanecer nessa posição. Davi era obediente à sua liderança. Um bom liderado será um bom líder.

Davi era discreto, aguardava o momento certo de ser chamado, não se exibia para ninguém, sempre atraía as pessoas porque o Senhor era com ele. Davi fazia tudo com intensidade, ele vestia a camisa, não aceitava ofensas ao seu Deus. E sempre tinha uma palavra de motivação.

Davi sabia que Deus era maior do que o gigante. O nosso gigante terá o tamanho que dermos a ele. Se dissermos que ele é maior do que Deus ele poderá ser, mas se crermos que Deus é maior conseguiremos derrotá-lo, assim como Davi derrubou Golias. Davi era original, trocou a bela armadura por pedras, já que estava acostumado a manuseá-las (1 Sm 17.38-39).

Era fiel a Deus, sensível ao Senhor, tinha temor a Deus. Portanto, mesmo sendo homens e mulheres de visão, é necessário vigiar. Davi não vigiou e por isso, acabou cometendo o pecado de matar Urias para ficar com a esposa dele (2 Sm 11.14).

III. Decisão.

Não basta ser ungido e ter uma visão ou sonho de Deus, nem estratégias e métodos eficientes é preciso decidir ser um êxito nas mãos de Deus. Em muitos casos os discípulos deixam de tomar decisões, por causa do medo, insegurança, incredulidade.

Davi provavelmente era um adolescente quando essa história ocorreu, ele era filho de Jessé e irmão caçula de mais 7.

O três irmãos mais velhos de Davi eram guerreiros do rei Saul e estavam frente a uma batalha contra os filisteus (povo de Golias), ao passo que o pequeno e franzino Davi era pastor de ovelhas, quando ele pisava em um campo de batalha era apenas para levar comida e mantimentos para seus irmãos.

Acontece que esse tal gigante Golias estava provocando e desafiado o exército de Israel à 40 dias, Mas apesar de ambos os povos estarem com seus exércitos posicionados, Golias desafiava os guerreiros de Saul para uma batalhara homem a homem, apenas um contra um, quem fosse vitorioso ganharia a batalha por todos.

Tu achas que algum guerreiro do exército de Israel teve a coragem de enfrentar o monstruoso Golias de 2,90m de altura?

Em uma das ocasiões em que o pequeno Davi foi levar mantimentos a seus irmãos na frente de batalha, ouviu Golias novamente provocando e desafiando os guerreiros do exercito de Israel. Nisto Davi se irou e proclamou: “Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?” (Sm 11:26).

Davi ficou revoltado com aquela afronta, não aceitava tal absurdo ao mesmo tempo em que não entendia como o exercito de Israel não tinha coragem para enfrentar aquele guerreiro.

Ao ver e ouvir todas as provocações, Davi tomou uma das decisões mais corajosas de sua vida, Davi resolveu lutar com Golias.

Ao ouvir tais palavras, o rei Saul chama Davi, e ao vê-lo disse-lhe: “…Você não tem condições de lutar contra este filisteu, você é apenas um rapaz, e ele é guerreiro desde a mocidade” (1 Sm 17:34).

Mas como foi ditos antes, todos nós temos valores que pesam em nossas decisões, neste caso os valores de Davi não eram princípios de um covarde, pelo contrário, na vida de Davi pesavam valores preciosos e um deles era a confiança em Deus, ele realmente acreditava que podia ganhar de Golias porque estava firme em Deus e Ele iria livrá-lo da morte dando-lhe a vitória assim como aconteceu contra os ursos e leões (1 Sm 17:34-37).

Davi só tomou essa decisão de lutar porque tinha confiança no Senhor, ele sabia que sozinho não conseguiria, ele enfrentou o gigante e temido Golias porque sabia que o Senhor iria à frente.

Davi possuía valores preciosos e uma arma infalível: “a fé no Senhor” – “e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5:4b). Davi não lutava em beneficio próprio, ele não lutava pelo glória, lutava em nome do Senhor, lutava para glorificar a Deus.

Após essa decisão de coragem baseada em princípios e valores que vem de Deus, Davi teve as seguintes conseqüências:

• Venceu o gigante Golias com apenas um golpe, uma única pedra em sua atiradeira (1 Sm 17 48-50).

• Davi foi honrado e aplaudido (1 Sm 18-7).

• Davi casou-se com a filha do rei (1 Sm 18:20-21).

• Davi ficou famoso (apesar de não ser esse o objetivo) e sua história é contada até hoje.

Você teria a coragem de Davi? Teria coragem para enfrentar os gigantes e fazer a vontade do Pai?

Quais são os seus valores na tomada de decisão?
Espero que este texto tenha edificado sua vida.

Não nos julguemos pelos valores mundanos. Não deixemos que tais valores sejam determinantes dentro da igreja. Busquemos a unção que nos fará vitoriosos. O óleo derramado sobre Davi representa o Espírito Santo.

Que Deus nos ajude e nos dê forças para superar os obstáculos e vencê-los em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário